Buscar

AV2 DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 1°/2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0216_AV2_201202178261 (AG) » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201202178261 - LUDMILY CAMPOS SALEMA 
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9009/S
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 05/06/2015 17:20:07 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202251248)
	4a sem.: Gestão Ambiental
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	A Constituíção Federal de 1988 em seu artigo 225 descreve "Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". Cite pelo menos duas responsabilidades do Poder Público para assegurar a efetividade desse direito:
		
	
Resposta: sustentabilidade - e um sitema de gestão e legislação ambiental eficaz para garantir que todos os nossos recursos naturais estejam garantidos , principalmente a floresta amazonica, porém acho que ainda é pouco não podemos jogar toda a responsabilidade de cuidar do meio ambiente como um todo nas costas do poder público , existe a questão da consciencia individual de cada individuo dentro deste contexo , o que adianta cobrar do poder público quando muitas vezes somos omissos , e não comprimos com a nossa parte como cidadãos . existem muitas formas que nós mesmos podemos, em casa por questão de consciencia podemos ajudar a preservar o meio ambiente , com mediadas de economia da água , luz ,separar o lixo da forma correta ,não poluir as praias , rios , cachoeiras , não jogar o óleo de cozinha direto na pia , fazer o esgoto da residencia , etc... é muito mais do que leis e normas é a consciencia de cada um em favor do bom uso do meio ambiente para todos , ai sim acredito que vai perpetuar para futuras gerações.
	
Gabarito: I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202868577)
	sem. N/A: Aula 7
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Existem muitos tipos diferentes de auditorias ambientais sendo utilizadas pelas empresas, basicamente escolhidas de acordo com o objetivo a ser alcançado. Contudo, algumas se destacam, como por exemplo, a Auditoria de Desempenho Ambiental. Em relação ao tipo de auditoria citado, estabeleça seu principal objetivo e como é de que forma é alcançado.
		
	
Resposta: seu principal objetivo é tornar socialmente a empresa ecologicamente correta, isso ocorre atravéis de medidas sustentáveis , e pela implantação de projetos corretivos , aos possíveis danos causados ao meio ambiente por esta empresa, passivo - ambiental .
	
Gabarito: O objetivo da auditoria de avaliação de desempenho é avaliar a empresa com base em indicadores que refletem seu desempenho ambiental, tais como: consumo de água e energia, Emissão de efluentes, Geração de resíduos e etc. e esses objetivos são alcançados através da compatibilização com as legislações ambientais em vigor, atendimento das normas técnicas e das normas da própria instituição.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202282331)
	1a sem.: Meio Ambiente
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
		
	
	A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo
	
	O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência
	
	O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio. 
	
	O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos
	
	O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202424440)
	sem. N/A: Política Nacional do Meio Ambiente
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os objetivos da Política Nacional de Meio Ambiente estão dispostos no artigo 4º. (Lei n. 6.938/81). Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito a essa lei? 
		
	
	A formulação e execução da política de sangue (parentesco) e seus derivados;
	
	À definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
	
	A compatibilização do desenvolvimento econômico-social coma preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico;
	
	Ao desenvolvimento de pesquisa e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais;
	
	Ao estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202867238)
	sem. N/A: Responsabilidade Ambiental
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Entende-se por _______________________ toda agressão contra o meio ambiente causada por atividade econômica potencialmente poluidora, por ato comissivo praticado por qualquer pessoa ou por omissão voluntária decorrente de negligência (SIRVINSKAS, 2010).
		
	
	Direito ambiental
	
	Dano ambiental
	
	Restrição ambiental
	
	Responsabilidade ambiental
	
	Suspensão ambiental
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202433733)
	sem. N/A: Crimes ambientais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Conforme a lei nº 9605 de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente, destruir ou danificar floresta de preservação permanente mesmo que em formação, ou utilizá-la em desacordo com as normas de proteção, assim como as vegetações fixadoras de dunas ou protetoras de mangues, causar danos diretos ou indiretos às unidades de conservação, provocar incêndio em mata ou floresta ou fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocá-lo em qualquer área, dizem respeito a:
		
	
	Crimes contra a fauna
	
	Crimes contra a flora
	
	Crimes contra o patrimônio cultural
	
	Crimes contra o ordenamento urbano 
	
	Crimes contra a administração ambiental
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202429854)
	sem. N/A: Licenciamento Ambiental
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Quanto ao Licenciamento Ambiental no Controle das Atividades Poluidoras, qual o tipo de licença prevista e estabelecida pela Lei n. 6.938/81, que ao ser expedidana fase preliminar de planejamento e concepção de um novo empreendimento, deve conter os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação da atividade e que sua concessão depende das informações sobre o estágio de concepção do projeto, sua caracterização e justificativa, a análise dos possíveis impactos sobre o ambiente, e as medidas que serão adotadas para o controle e mitigação desses impactos ou dos riscos ambientais?
		
	
	Licença prévia
	
	Licença de regulação
	
	Licença de instalação
	
	Licença de operação
	
	Licença normativa
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202249155)
	3a sem.: Impacto Ambiental
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os ecossistemas têm incrível capacidade de regeneração e recuperação contra eventuais impactos esporádicos, descontínuos ou localizados, muitos dos quais provocados pela própria natureza, mas a agressão causada pelo homem e contínua, não dando chance nem tempo para a regeneração do meio ambiente é a principal causa da perda da biodiversidade das espécies e também da poluição. Podemos considerar a perda da biodiversidade e a poluição marinha, nesse contexto como: 
		
	
	remediação
	
	impacto ambiental 
	
	evento obrigatório para a sobrevivência do homem na Terra
	
	Resultantes da exclusiva atividade da indústria de petróleo no mundo
	
	atividades que competem a ISO 9000
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202465811)
	sem. N/A: Gestão e Legislação Ambiental- Parte 1
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	___________________representa um tipo de degradação, criado pelas atividades inerentes à empresa ou por terceiros, de forma voluntária ou involuntária, em tempos passados ou no presente, e que afeta negativamente os meios físicos (solo, água e ar), bióticos (flora e fauna) ou antrópico (saúde, segurança e bem-estar) e que deve ser recuperado pela empresa, sob pena de lei como a de Crimes Ambientais (Lei brasileira número 9605/98).
		
	
	Gestão ambiental
	
	Estudo ambiental
	
	Passivo ambiental
	
	Auditoria ambiental
	
	Certificação ambiental
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202424469)
	sem. N/A: ISO 14000
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual alternativa abaixo, NÃO está relacionada aos elementos de um Sistema de Gestão Ambiental com base na Norma ISO 14001 ?
		
	
	Política Ambiental
	
	Revisão do Gerenciamento
	
	Planejamento
	
	Facilidade e rapidez na identificação do impacto natural 
	
	Implantação e Operação
	
	
	Período de não visualização da prova: desde até .

Outros materiais