Buscar

AV2 GESTÃO DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0412_AV2_201402163819 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Professor:
	NELSON ROQUE SCHNEIDER
	Turma: 9001/ED
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 08/06/2015 17:17:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201402223611)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma das variáveis organizacionais, pode-se verificar a percepção do empregado quanto à preocupação da empresa com a segurança dos seus colaboradores; se a empresa investe para que seus empregados não se acidentem ou não corram riscos de contraírem uma doença decorrente do próprio trabalho que realizam. Esta Variável pode ser denominada:
		
	
	Serviço Médico.
	 
	Segurança do Trabalho.
	
	Rotatividade dos Funcionários.
	
	Condições Físicas do Trabalho.
	
	Valorização dos Funcionários.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402789104)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O clima organizacional depende de diversos fatores como: condições econômicas da empresa, estrutura e cultura organizacional, oportunidades de participação pessoal, significado do trabalho, escolha, preparo e treinamento da equipe, estilo de liderança, avaliação e remuneração da equipe, entre outros. E por isso existem várias definições para CLIMA ORGANIZACIONAL: I. O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. II. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem o seu trabalho. III. Clima Organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento.
		
	 
	todas as afirmações estão corretas
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	II e III estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	I e II estão corretas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402223432)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com matéria publicada pela Revista Exame, entre as ¿Melhores Empresas para se trabalhar¿ e àquelas que venceram o ¿Prêmio Nacional da Qualidade¿ há um ponto em comum, que pode ser considerado um diferencial competitivo e as tornam atraentes para aqueles que ainda não pertencem aos seus quadros funcionais, e fidelizam aqueles outros que lá já estão vinculados. Das alternativas a seguir, assinale aquela que, segundo o que estudamos em nossa aula, melhor representa esta qualidade organizacional:
		
	
	Mecanismos de retenção para seus trabalhadores.
	 
	Gestão de Pessoas.
	
	Oportunidades de desenvolvimento para seus trabalhadores.
	
	Pacote de Benefícios.
	
	Salários maiores que aqueles praticados pelas suas concorrentes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402797813)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aponte, entre a opções a seguir, aquela situação que não permite a parametrização.
		
	 
	Quando se solicita que os respondentes ordene as opções de resposta segundo sua preferência
	
	Opções de respostas que determinem um grau de frequência
	
	Opções de respostas que determinem um grau de qualificação
	
	Opções de respostas que determinem um grau de concordância
	
	Opções de respostas que determinem um grau de satisfação
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402231051)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um dos grandes sucessos de fusão de indústrias brasileiras é a Ambev. Resultado da união das cervejarias Brahma e Antarctica, a cultura da AmBev, hoje, não tem paralelo no mundo. Ela foi construída a partir de todas as fusões que a empresa viveu e se transformou em algo que não se pode dizer que é resultado da antiga cultura da Brahma ou da Antarctica, segundo o consultor Francisco Ramirez da ARC Executive Talent Recruiting. O gerente de desenvolvimento de gente da AmBev, Thiago Lopes Porto, relata que o processo de fusão das diferentes culturas foi trabalhado de forma paulatina e gradual. Diversas mudanças foram feitas de forma a alinhar o nosso, hoje á fortemente consolidado, sistema de gestão. Foram adotadas medidas essenciais para manter a companhia unida com base em valores e objetivos comuns (Fonte: Revista Melhor. Out.2009). Em casos como a da AmBev, os líderes investem na construção da cultura organizacional, que implica em:
		
	 
	Administrar as relações entre indivíduos e grupos, que dependam uns dos outros para ajuda, informações ou feedback. Desta forma cria-se um novo símbolo de união entre as equipes.
	 
	Influenciar normas e valores culturais existentes modelando elementos culturais, como símbolos, histórias e cerimônias que as pessoas utilizam para expressar e transmitir acordos culturais. Os líderes passam a fazer coisas específicas que simbolizem e fortaleçam uma cultura desejável.
	
	Reduzir a incerteza quanto à disponibilidade permanente das contingências críticas. Contingências críticas são coisas que uma organização e suas diversas partes necessitam para realizar metas organizacionais e continuar a sobreviver.
	
	Fazer com que os membros de uma organização avaliem as atuais metas pessoais, grupais e organizacionais e considerem se essas metas representam os objetivos que eles realmente desejam alcançar. Esse tipo de avaliação geralmente demonstra a necessidade de traçar novas diretrizes.
	
	Alterar seus modelos de gestão baseados no desempenho individual para o trabalho em equipe. Com essa nova realidade organizacional, é possível atingir maior produtividade, competitividade e eficiência.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402223484)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A cultura organizacional impacta a maioria dos aspectos da vida corporativa na Empresa! Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que melhor exemplifica esta sentença:
		
	
	A cultura organizacional impacta poucos aspectos da vida corporativa.
	
	A cultura organizacional não é valorizada pelos funcionários nem pela chefia da empresa.
	
	A cultura não influencia no modo como as decisões são tomadas.
	
	A cultura não tem interferência na forma como acontecem os tratamentos com as pessoas.
	 
	A cultura impacta na maneira como são distribuídas as recompensas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402223582)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas grandes empresas, em especial nas indústrias, existe no RH uma equipe composta por profissionais qualificados e experientes que tem como objetivo prevenir conflitos coletivos de trabalho. Os profissionais que atuam nessa área do RH estão em permanente contato com os trabalhadores dos diferentes setores e níveis hierárquicos da empresa, visando detectar potenciais problemas trabalhistas, que se não resolvidos podem gerar conflitos coletivos, mais conhecidos como as greves ou paralisações do trabalho. Através dessa interação com os empregados esta equipe consegue acompanhar a qualidade do clima. Segundo o que estudamos, assinale a afirmativa a seguir, que representa a Equipe que estamos falando nesta questão:
		
	
	Equipe de Recursos Humanos.
	
	Equipe Opercaional.
	 
	Equipe das Relações Trabalhistas.
	
	Equipe dos profissionais do Serviço Social
	
	Equipe dos profissionais que fazem Entrevista de Desligamento.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402795653)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Pedro Alcântara, gerente da área de gestão de recursos humanos da empresa ABC, notou que os indicadores de absenteísmo e turnover estavam piorando nos últimos dois anos e achou conveniente realizar uma pesquisa de clima para identificar as causas dessa situação. Pedro obteve a aprovação e apoio da direção e reuniu sua equipe para elaborar o planejamento da pesquisa. Planejamento feito, a pesquisa seguiu todas as etapas previstas no processo. Pedro notou que os gestores sesentiram incomodados com algumas questões associadas a variável "gestão" e isso gerou certa pressão deles sobre suas equipes. Qual foi o falha, de planejamento da pesquisa, que a equipe de RH cometeu e que gerou esse problema?
		
	
Resposta: Ele deveria ter se reunido com os gestores para elaborar as perguntas com eles e depois dar um fedebeck.
	
Gabarito: A variável gestão é uma das mais importantes na pesquisa. Ela pode revelar deficiências gerenciais. Os gestores devem ser preparados e devem estar conscientes de que não de trata de uma "caça as bruxas" e o propósito não é demitir culpados. O objetivo é identificar oportunidades de melhorias do ambiente de trabalho.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402214329)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Cite 5 itens que manifestam o Clima Organizacional.
		
	
Resposta: Turnover,Absenteísmo,Avaliação de desempenho,Conflitos interpessoais e InterdepartamentaisPed
	
Gabarito: Turnouver Pichações nos banheiros Absenteísmo Programas de sugestões mal sucedidos Avaliação de desempenho Greves Conflitos interpessoais e interdepartamentais Desperdícios de materiais Queixas no serviço
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402754667)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A empresa Beta realizou uma pesquisa de clima e a ARH consolidou os dados obtidos em um relatório, que foi colocado imediatamente na intranet para que todos os colaboradores tivessem acesso aos resultados. A ideia do gerente da ARH era dar transparência ao processo. Isso gerou um grande transtorno e incômodo nos níveis gerenciais, que resultou no desligamento do gerente da ARH. Aponte, entre as respostas apresentadas, qual foi o erro cometido pelo gerente da ARH.
		
	
	Ele deveria ter submetido à censura da diretoria, para só depois colocar na intranet para todos os colaboradores
	 
	Ele não cometeu erro. Provavelmente as gerências se sentiram incomodadas com os resultados da pesquisa, que resultou no seu desligamento
	 
	Ele deveria ter, primeiramente, submetido o relatório para censura da diretoria e seguir a hierarquia na divulgação dos resultados da pesquisa
	
	Ele deveria colocar no mural, no jornal interno e na intranet para todos terem acesso aos resultados da pesquisa
	
	Ele deveria ter colocado os resultados da pesquisa no mural, ao invés de usar a intranet

Outros materiais