Buscar

AV2 GESTÃO DE QUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0134_AV2_201402163819 » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Professor:
	ARY MANOEL GAMA DA SILVA
	Turma: 9064/BL
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2015 17:16:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201402751065)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A gestão pela qualidade total - GQT - tornou-se uma importante opção para as organizações conquistarem vantagem competitiva sobre os concorrentes. Apesar do reconhecimento da importância da GQT , muitas organizações ainda medem o desempenho sem considerar as mudanças decorridas pela adoção de tal sistema de gestão. Explique quais os objetivos dos indicadores de desempenho e sua relevância no processo gerencial da qualidade total
		
	
Resposta: Planejamento da qualidade,o controle da qualidade,e a melhoria da qualidade. Indentifica as potencias causas de um problema ou de um produto e a qualidade.integração de processos e pessoas visando um objetivo maior.Percepção e busca de melhores resultados.a qualidade e a principal arma para garantir os lucros e reduzir prejuizo.
	
Gabarito: Na gestão de processos , os indicadores de qualidade analisam e determinam a medida do desempenho de cada setor nas organizações, avaliando as metas alcançadas para a excelência em qualidade. Tais indicadores baseiam-se na conformidade dos padrões estabelecidos para monitorar os processos e os resultados. Sua relevância está se dá pelo fato de que por meio de dados observados pelos indicadores de desempenho, é possível avaliar as tendência e comparar a instituição em questão com as concorrentes. Com a análise dessas informações a organização terá a oportunidade de reformular seu processo de trabalho nos padrões determinados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402389621)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Quais são os oito critérios de excelência do PNQ?
		
	
Resposta: Crieterio de excelencia.Clientes,gestão de pessoas
	
Gabarito: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e resultados
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402843131)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	João é o Gerente da Rede de Lojas de Eletrodomésticos S.A. Hoje é o dia da entrevista de avaliação de desempenho de João com seu Diretor Comercial. Durante a reunião/avaliação seu Diretor - evidenciou sua capacidade de: "...tomar decisões verificando todos os possíveis envolvimentos em relação as rotinas, processos, e supervisão de pessoas da equipe na busca de resultados para a empresa...". Assim poderemos indicar que João apresenta que tipos de VISÃO:
		
	
	hierarquizada com o foco no atendimento das prioridades do seu Diretor Comercial na busca pelo reconhecimento pessoal.
	
	unilateral de responsabilidades com seu compromissos com seu Diretor Comercial.
	
	de desempenho egoísta em suas decisões para seu benefício de crescimento profissional dentro da empresa.
	 
	sistêmica da situação problema do dia a dia da empresa - distribuindo sua atenção a todas as possíveis alternativas a serem medidas antes de sua decisão.
	
	míope dos objetivos da empresa restringindo o acesso da equipe a informação de qualidade para a melhoria dos desempenhos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402412440)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando falamos de Gestão da Qualidade, estamos focando que há uma necessidade imediata de realizar ações de forma que elas venham a obter o desempenho esperado.
Nesse contexto podemos afirmar que:
I. O desempenho é para satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, acionistas, fornecedores e órgãos regulamentadores.
II. Cada cliente é diferente um do outro e com isso, as necessidades e expectativas acompanham a individualidade dos mesmos. 
III. A qualidade pode ser vista sob diversos aspectos. O que é qualidade para mim, pode não ser qualidade para o outro.
Está(ão) CORRETO(S):
		
	
	apenas os itens I e III
	 
	os itens I, II e III
	
	apenas o item I
	 
	apenas os itens II e III
	
	apenas os itens I e II
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402428570)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao longo do pensamento da Gestão da Qualidade tivemos inúmeros autores que contribuíram com seus conceitos e ferramentas ao desenvolvimento de um ideário de qualidade. O autor Joseph Juran enfatizou três aspectos importantes para a Gerência da Qualidade. Quais foram eles?
		
	
	Controle, transferências tecnológicas e avaliação da qualidade
	 
	Planejamento, melhoria e avaliação da qualidade
	
	Organização, construção e avaliação da qualidade
	
	Direção, infraestrutura e planejamento da qualidade.
	
	Reprocesso, rotatividade tecnológica e controle da qualidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402796669)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dois gerentes da área de produção, estavam juntos em uma Comissão de Trabalho (CT) - para promover o mapeamento do processo de produção de entradas de mercadorias para o Shopping Center. A dificuldade inicial estava na articulação dos TEMPOS: de entrada, alocação interna no depósito e distribuição para as lojas. O foco principal da discussão entre os gerentes, focava no redesenho do processo. Sendo assim - qual o resultado que os dois gerentes podem obter ao redesenhar o processo?
		
	 
	definir um padrão de transportadora que tenha veículos de dimensões reduzidas para a circulação dentro da recepção do shopping center.
	 
	adequar as ações de gestão de processo para atender as necessidades de agilidade do sistema de abastecimento no shopping center.
	 
	reduzir a circulação de veículos (frota de transportadora) dentro do pátio de recepção de mercadorias do shopping center.
	 
	ampliar o layout do pátio da recepção para atender as crescentes necessidades das transportadoras de mercadorias no shopping center.
	 
	remover a área de estacionamentos de pré e pós-entrega das mercadorias fora do shopping center.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402752608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A certificação dos processos através das normas ISO estabelece alguns objetivos que são os seguintes: I - Economia - proporcionar valor agregado ao produto de forma que todos possam adquiri-lo; II - Segurança - Proteger a vida e a saúde dos clientes; III - Eliminação de barreiras técnicas e comerciais evitando a existência de regulamentos conflitantes entre países fabricantes; IV - Proteção do consumidor - prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade de bens e serviços. Estão corretos os seguintes itens:
		
	
	I e II
	
	I e III
	
	I e IV
	 
	III e IV
	
	II e III
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402798816)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) estabeleceu alguns parâmetros para selecionar os atletas tendo em vista, as Olimpíadas que serão disputadas na Cidade do Rio de Janeiro em 2016. Esses parâmetros fazem parte dos processos de apuração do desempenho dos atletas a serem convocados. Dessa forma, foi preciso que os desempenhos dos atletas fossem monitorados e de acordo com os resultados do monitoramento, decidir quais atletas irão fazer parte da delegação brasileira que disputarão as Olimpíadas. O COB então decidiu usar uma ferramenta que pudesse atender à essa necessidade. Indique que ferramenta nas alternativas, foi usada:
		
	
	Matriz SWOT (Forças Fraquezas Riscos e Oportunidades)
	
	Diagrama de Ishikawa ou Causas e Efeitos
	 
	Ciclo de Deming ou PDCA
	
	Matriz GUT (Gravidade Urgência e Tendência)
	
	Diagrama de Pareto
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402370442)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ele oferece uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele. Trata-se ainda de uma técnica que busca a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa segundo (Kaplan e Norton), desde os financeiro/administrativosaté os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Enfim, podemos dizer que essa técnica de que falamos poderá ser o :
		
	
	BENCHMARKING
	
	5W2H
	
	PDCA
	
	DIAGRAMA DE ISHIKAWA
	 
	BSC
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402841056)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O modelo de excelência em gestão inspirado nos preceitos da Fundação Nacional de Qualidade:
		
	
	propõe metas e indicadores de resultados fundados na gestão de processos.
	
	fundamenta-se no tripé: economicidade, satisfação do usuário e transparência.
	 
	apresenta critérios de excelência a partir dos quais são constituídos seus fundamentos.
	 
	possui, entre seus fundamentos, pensamento sistêmico e cultura da inovação.
	
	contempla a avaliação de resultados realizada pelo cliente-cidadão, para fins de remuneração por resultados.

Outros materiais