Buscar

Produção Textual Estágio Curricular Obrigatório Iii: Gestão

Prévia do material em texto

��PAGE \* MERGEFORMAT�7�
GIZELE ARRUDA SANTOS
 GESTÃO
 
SUMÁRIO
71	INTRODUÇÃO	�
82	CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO	�
103	DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	�
103.1	1º Diário	�
113.2	2º Diário	�
113.3	3º Diário	�
123.4	4º Diário	�
123.5	4º Diário	�
144	ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO	�
205	ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO	�
205.1	Introdução	�
215.2	Justificativa	�
215.3	Objetivo Geral	�
215.4	Objetivos Específicos	�
225.5	Fundamentação Teórica	�
235.6	Metodologia	�
235.7	Cronograma de atividades	�
245.8	critérios de avaliação	�
245.9	Referências bibliográficas	�
256	CONSIDERAÇÕES FINAIS	�
97	REFERÊNCIAS	�
108	ANEXOS	�
�
INTRODUÇÃO
O presente relatório de estágio tem como finalidade transmitir os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, onde foram realizadas atividades de observações, participação e análise da rotina escolar, diante do trabalho do pedagogo nos espaços educativos.
O estágio foi cumprido no período de 20/08/2018 a 05/09/2018, somando um total de 52 horas na Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII. O estágio visa fortalecer teoria e prática, ao considerar que a formação profissional não deve ser desvinculada da pesquisa, possibilitando dessa forma transformar a informação em conhecimento.
Os procedimentos metodológicos se deram através da observação, registro de dados por meio de informação, análise da realidade escolar em seu dia-a-dia, sendo de grande importância, pois este momento proporciona o conhecimento a respeito da organização e funcionamento da escola, abordando aspectos que fazem parte do cotidiano escolar e da caracterização do espaço de atuação do pedagogo.
O relatório de estágio em Gestão apresenta uma proposta através da gestão pedagógica e administrativa, possibilitando analisar e refletir sobre o processo educativo e papel do gestor, meu plano de ação teve a temática o “Conselho Escolar”, que tem como objetivo a presença efetiva na escola, e visa o fortalecimento da participação de todos os segmentos, tendo o poder de opinar, fiscalizar, deliberar em prática de corresponsabilidade, dentro da gestão compartilhada. Assim, buscando a solução de problemas do dia-a-dia elaborando e executando propostas pedagógicas efetivas para a escola.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
A Escola Municipal João XXIII fundada na data de 15/03/1977 localiza-se no interior do município de São Luiz Gonzaga- RS, se trata de uma instituição pública funciona de segunda-feira a sexta-feira no turno matutino das 07:30 as 11:30 e vespertino das 13:00 as 17:00.
O corpo discente da unidade escolar está assim distribuído: seis alunos da Educação Infantil, sete alunos do Ensino Fundamental. A Escola Municipal João XXIII atende alunos provenientes desta comunidade e alunos do assentamento Campos do Pontão; o espaço físico da instituição é composto por duas salas de aulas, uma cozinha com dispensa, um deposito e área de serviço, (dispõe de salas de coordenação e direção adaptadas), uma sala com a biblioteca, computadores e sala de vídeo para o acesso dos alunos para pesquisas, uma área de lazer, um pátio descoberto, três banheiros.
A escola não possui pátio coberto, as crianças brincam no pátio onde possui oito arvores os brinquedos que as crianças utilizam é um escorregador, seis balanços, um gira-gira, uma cama elástica, uma casinha de madeira, uma caixa de areia. Na estrutura física da escola possui adaptações adequadas para o atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais. Os alunos também têm acessos aos tabletes estes sendo um para cada aluno no uso das aulas de pesquisa. As salas são bem arejadas, com ar condicionado, estantes de ferro com livros e jogos pedagógicos, quadro negro, classes e cadeiras para os alunos, uma mesa para o professor, janelas bem grandes, com cortinas todas as paredes das salas decoradas com cartazes com os trabalhos dos alunos, números e o alfabeto.
Os alunos são todos de famílias de trabalhadores rurais assalariados ligados à atividade agrícola, a minoria é oriunda de famílias de pequenos proprietários, a renda familiar varia entre um e dois salários mínimos entre os empregados, já os pequenos agricultores não possuem uma renda fixa, o transporte escolar é utilizado por todos os alunos.
A concepção filosófica e pedagógica da instituição visa ter como missão de ensino promover meios diversificados para a difusão de conteúdos essenciais para a formação básica do educando, valorizando as condições disponíveis, características regionais e locais indissociáveis ao contexto mundial. A aprendizagem de qualidade deve ser construída e aprofundada continuamente durante todo o processo de ensino assegurando aos educando a formação comum indispensável ao exercício da cidadania e fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII de acordo com a LDB, lei 9394/96 prevê em sua ação educativa questionar a realidade humana, compartilhando com os educandos uma educação voltada para a formação crítica, consciente e responsável do cidadão, despertando o espirito de participação e cooperação como agentes de transformação social.
Dos objetivos da Educação Infantil de acordo com o PNE 2008/2018- Plano Nacional de Educação, na Educação Infantil, deve-se valorizar o brinquedo livre, criativo e grupal, pois o brinquedo e o jogo proporcionam a articulação do conhecimento da criança com o mundo real. O ambiente alfabetizador, que coloca a criança em contato com o mundo da linguagem oral e escrita, deve ser significativo nesta etapa, sendo que as demais áreas do conhecimento deverão ser trabalhadas de forma articulada, interdisciplinar e contextualizada.
Dos objetivos do Ensino Fundamental Anos Iniciais de Nove Anos a LDB, lei 9394/96, alterada pela lei 11274/2006, que amplia a etapa da educação básica para nove anos com ingresso obrigatório aos seis anos. Em seu artigo 32, LDB estabelece que o ensino fundamental, obrigatório gratuito na escola publica, terá com objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a capacidade de se relacionar com o meio social e politico; a compreensão do ambiente natural e social; a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores; bem como o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
	
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
Durante o período de observação foi possível perceber a organização das praticas educativas e do meio escolar. O período de observação do dia 21/08/2018 a 27/08/2018 seguiu-se da seguinte forma. Segunda- feira 20 de agosto de 2018 das 07h30min às 11h30min, carta de apresentação na escola solicitei a permissão para realizar o estágio na escola, conversei com a Diretora responsável pela escola e solicitei a autorização para realizar as atividades de estágio. Apresentei o plano de Estágio para a Direção da escola e expliquei quais atividades realizarei na escola, as quais totalizarão 52 horas.
1º Diário 
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII
Data: 21/08/2018
Local: Rincão do Santana – interior de São Luiz Gonzaga, RS
Horário: das 07 horas e 30 minutos às 11horas e 30 minutos
	Pude observar um ambiente bem agradável, a sala da equipe pedagógica, é junto com a secretaria o que divide é uma parede da outra, é decorada com cortinas, mesa, armários, jogos pedagógicos, impressora; a biblioteca é pequena, mas tem livros o suficiente para atender a necessidade dos alunos, com ar condicionado, armários, cadeirase mesa para que os alunos fiquem confortáveis, na hora da leitura; as salas de aulas são bem arejadas, o refeitório é na área (corpo da escola) com uma mesa grande com bancos, a cozinha é bem organizada sempre bem higienizada com fogão a gás, pia com balcão, dois armários, uma mesa, uma geladeira, um forno elétrico, e um freezer; os banheiros são bem arejados um para os meninos uma para as meninas e outro para uso dos alunos com necessidades, mas como a escola não possui alunos com necessidades as professoras e funcionaria que usam este banheiro. A secretaria atende a necessidade do diretor professor, com uma impressora duas escrivaninhas, dois armários com livros e documentação da escola. Como segue o anexo da figura 1 e 2 mostra o espaço escolar que ocupa uma área de 97,92 metros quadrados.
 2º Diário
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII
Data: 22/08/2018
Local: Rincão do Santana – interior de São Luiz Gonzaga, RS
Horário: das 07 horas e 30 minutos às 11horas e 30 minutos
	Pude observar que a escola não possui alunos com necessidades especiais, mas a escola é preparada fisicamente para atender as necessidades se tiver algum aluno com este tipo de acesso, tem rampas e banheiro adaptados. Quanto a organização da escola é muito boa atende todas as crianças como deve ser funciona em dois turnos, com treze alunos, uma professora com 20 horas semanais, uma professora diretora com 40 horas semanais; o horário de funcionamento é das 7:30 as 11:30 e das 13:00 as 17:00. A escola tem como meta contribuir para o desenvolvimento social da comunidade, através de uma prática educativa baseada em valores humanos. Acredita-se, que para acontecer a construção coletiva do conhecimento odos os segmentos da comunidade escolar devem estar envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
3º Diário
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII
Data: 23/08/2018
Local: Rincão do Santana – interior de São Luiz Gonzaga, RS
Horário: das 07 horas e 30 minutos às 11horas e 30 minutos
	Observei que o trabalho do pedagogo, na instituição assegura a unidade de ação pedagógica, buscando o aperfeiçoamento continuo par consecução dos objetivos propostos, dinamiza o currículo pleno escolar, assessora o diretor no que lhe for pertinente, mantem organizado e atualizado o fichário de desempenho dos alunos, estabelece o cronograma para a realização de reuniões pedagógicas e de conselhos de classe; orienta e supervisiona os planos de trabalho (planilhas) e diários de classe dos docentes e promove o arquivamento das mesmas. O pedagogo orienta e acompanha o desenvolvimento do trabalho pedagógico, coordena o processo de planejamento e dinamiza o currículo, conforme a linha filosófica e objetiva da instituição.
4º Diário
	Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII
Data: 24/08/2018
Local: Rincão do Santana – interior de São Luiz Gonzaga, RS
Horário: das 07 horas e 30 minutos às 11horas e 30 minutos
	Pude observar que a atribuição do pedagogo de maior destaque é o que se faz articulador do fazer pedagógico na escola, coordenando o planejamento e a implementação de todas as atividades pedagógicas. Contribui no processo de avaliação e de reflexão orientando a ação de cada segmento da escola. Busca conhecer a realidade vivenciada dos educandos e história da própria comunidade, a fim de que a equipe de profissionais da escola possa melhor atender a todos os educandos em seu processo de desenvolvimento.
O pedagogo estabelece o diálogo em reuniões e sempre buscando trazer a família do aluno para o meio escolar, se preocupa com os alunos em ver se estão conseguindo apreender sempre que possível assiste o professor em suas atividades sempre em que requisitado. O pedagogo participa de atividades ligadas á gestão a direção, ao conselho escolar, conselho de classe e ao plano do professor seguindo sempre sua rotina promovendo e coordenando as ações que visam integrar o aluno, o professor, a direção e o conselho ao meio ambiente e ao processo de ensino aprendizagem, oferecendo-lhe apoio para o alcance de sua autorização.
4º Diário
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII
Data: 27/08/2018
Local: Rincão do Santana – interior de São Luiz Gonzaga, RS
Horário: das 07 horas e 30 minutos às 11horas e 30 minutos
	Pude observar que os documentos que auxiliam o pedagogo em seu trabalho é o Projeto Politico Pedagógico, o Regimento Escolar e a Grade Curricular, estes documentos são fundamentais para o processo do caminhar do pedagogo. O pedagogo participa de atividades ligadas a Gestão a Direção, ao Conselho Escolar e ao Plano do Professor seguindo sempre sua rotina promovendo e coordenando as ações que visam integrar o aluno, o professor, a direção e o conselho ao meio ambiente e ao processo de ensino aprendizagem, oferecendo-lhe apoio para alcance de sua autorização.
aNÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ensino Fundamental João XXIII, decreto de denominação nº 1.909 de 12/08/1999, São Luiz Gonzaga- RS fica situada no interior do munícipio de São Luiz Gonzaga, na localidade chamada Rincão do Santana, - área rural. Atende alunos provenientes desta comunidade e alunos do assentamento Campos do Pontão. Possui instalações bem organizadas para atender toda a sua clientela, situa-se a 45 km da sede do munícipio.
A escola funciona em dois turnos, com treze alunos, da Educação Infantil e Ensino Fundamental; a escola tem como meta contribuir para o desenvolvimento social da comunidade, através de uma pratica educativa baseada em valores humanos, a escola possui uma biblioteca com sala de vídeo, duas salas de aulas, um depósito de material de limpeza, uma cozinha, três banheiros, uma sala de coordenação pedagógica e secretária.
As classes multisseriadas fazem parte da realidade das Escolas do Campo. Nesse sentido, o programa Escola Ativa, enquanto estratégia de organização do trabalho do (a) educador (a) e da escola com classes multisseriadas incorpora os fundamentos e os princípios da Educação do Campo, criando condições para a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social.
Ao analisar o PPP da escola foi possível perceber a organização e a sistematização do Projeto Político Pedagógico da escola traz à tona a possibilidade da comunidade escolar em operar as mudanças, para que a escola cumpra a sua função social. Isto significa educar crianças da comunidade em que se encontra inserida, de modo que estes se tornem sujeitos críticos, participantes e agentes de transformação.
O Projeto Político Pedagógico da escola foi elaborado pela equipe que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professoras, equipe diretiva, coordenadora, estudantes seus familiares, funcionária e a comunidade como um todo. Visa o aperfeiçoamento e a formação de todos os seus integrantes, pois os aspectos metodológicos são indispensáveis à concretização das concepções assumidas coletivamente. O projeto foi baseado em referencias teóricas, Gandin (1995), Marques (1995), Silva (2003), Freinet (1977), Freire (1997), Vigotsky (1987), Libâneo (2001). Com os níveis de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. O PPP foi elaborado no ano de 2017, o projeto estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar e sistematizar as atividades desenvolvidas pela escola expressas a organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades.
O PPP é um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de alternativas viáveis a efetivação do proposto na missão nos objetivos, nos Planos de Estudos e nos Planos de trabalho do professor, o projeto esta embasado em profundos estudos realizados pelo Corpo Docente, funcionários, pais e alunos, membros da comunidadeescolar convidados a opinar sobre a estrutura e funcionamento do ambiente escolar.
Do plano da escola, tem sua elaboração coordenada pela direção da escola e coordenador, para contemplar as expectativas da comunidade escolar, a escola e os alunos estão trabalhado o projeto sobre o tema: mais leitura, Título: sacola viajante (leitura em família), Problemática: as crianças e os pais envolvidos com as mídias, como resgatar o estímulo da leitura infantil, Objetivo: mostrar que existem vários tipos de leitura; descobrir o prazer pela aventura de ler e estudar histórias ; fortalecer o vínculo familiar; aprender e cuidar dos livros. Justificativa: percebe-se que as crianças tem pouco estímulo em casa para leitura e escrita por estarem atreladas as mídias e a vida corrida dos pais e pela necessidade de incentivar o hábito da leitura.
A escola é o espaço coletivo onde são oferecidas situações que permitam vivenciar experiências que o leve, de forma crítica e responsável, transformar a realidade em que estão inseridos; promover a autonomia da criança de modo que elas sejam sujeitos de aprender em níveis crescentes de apropriação do mundo do fazer, do conhecer, do agir e do conviver; proporcionar a melhoria do processo ensino- aprendizagem através de mudanças na pratica pedagógica; envolver a comunidade escolar no processo de conquista da escola que queremos, aumentando gradativamente o comprometimento com a transformação da sociedade, tornando-os cidadãos atuantes e críticos. Proporcionar o crescimento mutuo (professor/ aluno), no processo de conscientização permitindo o desenvolvimento de potencialidade integradoras que venham acrescentar no contexto em que a comunidade escolar está inserida; estimular a descoberta do meio ambiente escolar e familiar garantindo a criança liberdade para realizar experiências lúdicas e prazerosas em situações concretas de forma a integrar as diversas áreas do conhecimento.
O Coordenador Pedagógico é o articulador do fazer pedagógico na escola, coordenando o planejamento e a implementação de todas as atividades pedagógicas. Contribui no processo de avaliação e de reflexão orientando a ação de cada segmento da escola, usa conhecer a realidade vivenciada dos educandos e a história da própria comunidade, a fim de que a equipe de profissionais da escola possa melhor atender a todos os educandos em seu processo de desenvolvimento.
A avaliação da escola sinaliza ao aluno, ao professor e a comunidade o que esta sendo valorizado, o que está sendo alcançado e o que é preciso ser melhorado, sendo assim, a avaliação merece um destaque a parte, pois diz respeito a um processo mais amplo e abrangente que abarca todas as ações desenvolvidas na ação pedagógica, assim como todos os sujeitos nele envolvidos. Portanto, deve estar claro para aquele que avalia que ele também é parte integrante do processo avaliativo uma vez que foi o responsável pela mediação no processo de ensino- aprendizagem. Logo, quando se lança o olhar para avaliar alguém ou alguma ação no âmbito da instituição escolar, lança-se também o olhar sobre si próprio. Ao avaliar deve-se ter em mente o processo como um todo, bem como aquele a quem se está avaliando.
O ato de avaliar é subdividido em avaliação: diagnostica processual, participativa, cumulativa e emancipatória. Todas essas modalidades de avaliação tomam-se ao final do processo uma menção expressa em forma de parecer ou nota. Objetivos da avaliação: Acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos; verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas; avaliar se o aluno está se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significados e contínuos; detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado; repensar novas estratégias de trabalho em classe. São instrumentos de avaliação: todo trabalho realizado com o aluno é em potencial um instrumento de avaliação; provas, trabalhos de pesquisa, listas de exercícios (individual ou em grupo), entre outros devem avaliar os conteúdos e habilidades de forma clara e inteligível; são igualmente importantes à auto avaliação e a avaliação formativa; os instrumentos devem avaliar o raciocínio e a criatividade do aluno. Critérios de avaliação: avaliação do aproveitamento escolar; apuração de frequência; participação nos eventos da escola; comprometimento com o processo de aprendizagem. Ao termino do ano letivo será extraída a média anual final do aluno em cada componente, que será resultante da média aritmética das notas de cada trimestre. Avaliação da educação infantil devem prever o acompanhamento e o registro de desempenho, sem o objetivo de promoção, retenção, discriminação, e /ou exclusão. Assim, a avaliação realiza-se de forma processual, pela observação sistemática, acompanhando o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, sócio afetivo e psicomotor, sendo registrado em instrumento próprio para esse fim em forma de parecer trimestral. A avaliação do ensino fundamental dos anos iniciais a avaliação será trimestral, diagnóstica voltada para o acompanhamento do desenvolvimento da criança em seu processo de alfabetização de forma contínua a sistemática expressa por parecer descrito sem retenção do aluno no 1º e 2º ano. No 3º, 4º e 5º ano a avaliação é estabelecida por nota que expressa o resultado do aproveitamento de forma integrada.
A recuperação paralela prevista em lei ajuda a reelaborar estes conceitos que por ventura não foram apropriados por alguma razão é o que novas oportunidades de aprendizagem devem ser oferecidas, não restringindo apenas no sentido de realizar mais uma prova. Estas novas oportunidades devem ser lembradas pelo educador como um direito do aluno. Portanto o trabalho do professor é fundamental na condução desse processo. É função do professor estar atento a esta questão.
A recuperação paralela, com caráter preventivo é realizada ao decorrer do ano letivo. A escola oferece ao aluno, com baixo rendimento escolar, estudos de recuperação paralela ao conteúdo no decorrer do trimestre, realizada durante o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, mediante acompanhamento contínuo do aproveitamento do aluno, a quem são oportunizadas atividades de reforço a fim de prevenir ou suprimir falhas de aprendizagem.
O professor regente é responsável pelo planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades de recuperação paralela do aluno. São proporcionados estudos de recuperação ao aluno que não atingir 60% do trimestre.
Os Planos de Estudo são a expressão concreta do Projeto Pedagógico, realizados pelos educadores das respetivas áreas de conhecimento, juntamente com a mantenedora, Conselho Municipal de Educação, Comunidade Escolar com assessoramento do Serviço de Coordenação Pedagógica da Secretária Municipal da Educação, Cultura e Turismo, visando o trabalho unificado na Rede Municipal de Ensino, os Planos de Estudo são validos pelo Conselho Escolar e aprovados pela Mantenedora.
Os Planos de Atividades, para a Educação Infantil, são elaborados em reuniões de estudos e resultados da conjugação dos projetos de trabalho dos educadores em consonância com o Projeto Político Pedagógico.
O Plano de Trabalho é a agenda do professor, é embasado nos Planos de Estudos de modo que seja preservada a integridade e coerência do Projeto Político da Escola. A organização dos Planos de Trabalho conta com a assessoria do coordenador pedagógico.
O Plano Da Escola é elaborado anualmente com a participação da comunidade escolar, sob o assessoramento da Direção da escola e é aprovado pelo conselho escolar. O Plano da escola é o documento que contempla as prioridades e a operacionalidade para promover um ensino de qualidade.
O Calendário Escolar é elaborado em consonância com as comunidades escolares pela mantenedora. Caberá à instituição adequá-lo às peculiaridades locais a critério do respectivo sistema de ensino, o calendário escolar de acordo com suas disposições previstas na Legislação vidente fixa entre outros, carga- horária mínimade 800 horas e 200 dias letivos (mínimo), início e término do período letivo, período de planejamento e sondagem inicial, dias letivo por mês e ano, cronograma da entrega de resultados aos pais ou responsáveis, organizados por trimestre com os respectivos valores atribuídos.
Todo aluno tem direito a receber em igualdade de condições, os benefícios de caráter educativo participar da ação educativa inspirada em princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana capaz de torná-lo auto realizado, cidadão consciente e atuante na comunidade em que vive.
Segundo a pesquisa com o pedagogo da escola as condições infra estruturais conseguem sim atender as necessidades dos alunos, mas na escola não possui nenhum aluno com necessidades especiais. As questões didáticas- pedagógicas às vezes sim outras vezes não conseguem dar conta das dificuldades de aprendizagem, pois os educadores precisam de ajuda da família e usar alguns recursos, como o incentivo para a criança e a participação na escola. O número de profissionais é suficiente sim para dar conta das necessidades da escola. O Conselho de Classe influencia bastante a comunidade escolar, hoje atualmente está desativada, pois os alunos trocaram de escola e os pais faziam parte do Conselho. De alguns pais se tem bastante participação na escola, já outros a direção não conhecem os pais de algumas crianças “só a mãe quando realiza a matrícula e em reuniões”. As questões sociais emergentes é a dificuldade financeira, porque não existem políticas agrícolas á ficção do homem no campo. A forma que o pedagogo auxilia na Formação Continuada dos Profissionais da escola é que se têm encontros pedagógicos via SEMECE por série, depois o pedagogo auxilia os educadores da escola, aonde cada colega vai auxiliando o outro e buscam sempre a melhor forma de compartilhar os conhecimentos uns com os outros para o melhor desenvolver do professor e do aluno.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO
Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII
Carga Horária: 8 horas
Estagiária: Gizele Arruda Santos
Temática: Conselho Escolar
Introdução
O presente texto tem por finalidade apresentar um plano de ação sobre o Conselho Escolar na perspectiva de pensar sua atuação como instancia de participação tendo em vista como órgão de gestão da escola pública. Escolhi este tema por haver necessidade da escola, pois o conselho da escola está desatualizado por motivo que os pais dos alunos que faziam parte das mesmas foram para outra comunidade e os alunos, não estudam mais na escola.
Com o Conselho Escolar, a gestão da escola passa a ser uma gestão colegiada, onde os segmentos escolares e a comunidade local se congregam para juntos, construírem uma educação de qualidade e socialmente relevantes. Com isso, divide-se o poder e as consequentes responsabilidades, incluindo as responsabilidades do município com a escola pública.
Libâneo faz uma ressalva interessante de que: 
A gestão democrática participativa valoriza a participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisão, conceber a docência como trabalho interativo, aposta na construção coletiva dos objetivos e do funcionamento da escola, por meio da dinâmica intersubjetiva do diálogo, do consenso. (LIBÂNEO, 2001, P. 105)
Sabemos que os Conselhos Escolares são órgãos colegiados que representam a comunidade escolar e local, atuando em sintonia com a administração da escola e do sistema, definindo caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e pedagógicas condizentes com as necessidades potencializadas da escola.
Justificativa
Busca-se promover e motivar, a partir do reconhecimento da função que exerce o Conselho Escolar, uma cultura de monitoramento e avaliação deste no âmbito da escola, com vistas a melhorar a qualidade da educação buscando compreender as principais atribuições do Conselho Escolar enquanto ato deliberativo, consultivo, fiscal e avaliador. É fundamental para os alunos e os pais estarem introduzidos no que se refere a Conselho Escolar, pois, visa buscar uma prática transformadora.
Na Escola do Campo, a natura das ações do Conselho Escolar é fundamental política- pedagógica, é política na medida em que estabelece as transformações desejáveis na prática educativa escolar. E é pedagógica pelo seu caráter educativo e porque estabelece os mecanismos necessários para que está transformação realmente aconteça.
Objetivo Geral
Mostrar para os pais como é importante a participação de todos, onde haverá um envolvimento maior e vontade por mudanças. E se desejam uma resposta imediata ao problema do Conselho Escolar tem que partir da certeza do necessário investido na formação dos conselheiros.
Objetivos Específicos
Chamar a comunidade escolar para um maior envolvimento com o pedagógico da escola, para as mudanças significativas que possam melhorar a qualidade de aprendizagem.
Auxiliar na gestão escolar a partir da discussão de temas que direcionam as ações do estabelecimento de ensino.
Auxiliar e apoiar a equipe gestora em questões administrativas, financeiras e pedagógicas.
Fundamentação Teórica
O Conselho Escolar foi instituído com o proposito de reunir, entorno dos objetivos da escola, todos os membros de todos os segmentos da comunidade escolar( pais, mães, estudantes, funcionários, professores(as) e representantes da equipe diretiva eleitos pelos seus pares para exercer um mandato decidido pela comunidade escolar. O desdobramento do Conselho Escolar envolve várias dimensões do universo da escola. Desde de qualidade social da escola, a participação da comunidade, o sistema de ensino, as concepções político- pedagógicos da escola e a gestão, todos esses aspectos estão ligados profundamente à atuação do Conselho Escolar. A influencia do conselho no sistema escolar é visto como um instrumento de promover o elo da ligação entre as concepções antigas e modernas tendo em vista um melhoramento do sistema.
Hoje a educação escolar é marcada pelos ideais progressistas de um ensino que possa desenvolver uma formação plena do educando. No entanto, o contexto educacional na prática tem se mostrado, segundo (PILETTI, 2010: 31) com grandes limitações, por enfatizar de maneira exagerada o desenvolvimento cognitivo intelectual e preparação para o trabalho. Entretanto, a escola brasileira tem cada vez mais se distanciada do que se propõe a LDB, em seu art. 2º; sobre o desenvolvimento do educando no aspecto do exercício da cidadania, o que se pode constatar é um distanciamento desse objetivo, pois o sistema tem oferecido segundo, (MILLS, 1973: 322) na prática uma educação mais utilitarista e pragmática. A sociedade exige cada vez mais do sistema escolar uma resposta para os problemas sociais mais conflitantes, portanto o distanciamento de uma educação mais voltada para uma ética cidadã. O Conselho Escolar representa a comunidade escolar que esta envolvida no processo de gestão participativa que tem a responsabilidade de construir uma instituição que atenda as necessidades sociais da comunidade.
Metodologia
A pesquisa será realizada com membros do Conselho e demais integrantes da equipe escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII, como objeto de estudo. As técnicas que iremos usar para alcançar este objetivo é de forma um novo Conselho Escolar, uma reunião com os pais dos alunos e os demais funcionários que fazem parte do meio escolar. Juntamente a isso iremos representar a proposta do plano do Conselho Escolar e eleger os novos participantes, onde iremos utilizar uma pesquisa suplementar de dados através de documentos, consultas e anuários que possam confirmar a atuação ou não do conselho na escola. Após a coleta dos dados buscaremos organizar e sistematiza-los para uma devida analise e interpretação dos mesmos. Este estudo pode ser considerado de natureza descritiva, a direção irá apresentar aos pais os planos e assuntos gerais sobre o funcionamento escolar, projetos administrativos e pedagógicos,questões financeiras.
Observaremos os participantes reunidos, analisaremos a ata desta reunião. E para finalizar os participantes assinaram a ata. A pesquisa bibliográfica cujas informações levantadas nos permitiram as devidas competências dos Conselhos Escolares e sobre o conceito e as concepções da gestão escolar pública.
Cronograma de atividades
O projeto será apresentado na escola para a equipe pedagógica e direção da escola em dois dias de 4 horas, a diretora irá marcar uma reunião com os pais para tratarem do assunto.
Critérios de avaliação
 O projeto será avaliado durante a execução com a participação dos envolvidos, nos dois dias como previsto no plano de ação.
Referências bibliográficas
LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996.5. ed- Brasília: Câmara dos Deputados, coordenação Edições câmara, 2010
MILLS, C. Wright. Educação e Classe Social In: Pereira.
PILETTI, Nelson; ROSSATO. Educação Básica: Da organização legal ao cotidiano escolar. 1. ed. São Paulo, SP: Ática, 2010.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar proporcionou-me a oportunidade de Observar e compreender como se dá o funcionamento da escola como um todo, promovendo a compreensão da estrutura e da articulação das atividades educacionais, na forma de administrar e organizar os trabalhos pedagógicos pude vivenciar a rotina do dia-a-dia escolar da equipe gestora, além do PPP, constata-se que não existe teoria sem prática.
Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, esta vivencia na escola mostrou-me a importância da formação continuada e do constante aprimoramento dos conhecimentos da área, das necessidades sociais da investigação da própria prática e a busca de temas atuais (professor pesquisador). Também me propiciou momentos de reflexão sobre a práxis educativa, bem como as ações realizadas pelo Pedagogo no contexto da Gestão.
Essa vivencia contribuiu bastante para minha formação pessoal e profissional, permitindo-me visualizar cada dia melhor como desempenhar esse papel.
�
REFERÊNCIAS
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/149/gestao-pedagogica-na-educacao-infantil
https://www.portaleducacao.com.br/a-importancia-da-gestao-escolar-na-efetivacao-da-qualidade-de-ensino
PNE 2008/2018- Plano Nacional de Educação, na Educação Infantil
Projeto Político Pedagógico da escola P.P.P
Regimento Escolar da escola
ANEXOS
Figura 1
Figura 2
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO 
PEDAGOGIA 8º SEMESTRE
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
GESTÃO 
São Luiz Gonzaga
2018
São Luiz Gonzaga
2018
gizele arruda santos
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III GESTÃO
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão 
Orientador: Profª. Ma. Vilze Vidotte Costa
Tutor eletrônico: Jacqueline Rodrigues Carvalho Grade
Tutor de Sala: Nilza Bernardete Lago Busanello

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes