Buscar

AD1-Agenciamento-CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO TURISMO
Dr. Rafael Dall’ Agnol
O presente artigo fala sobre questões éticas e responsabilidade social, tentando mostrar o quão elas são importantes para todas as organizações que envolvem o turismo, e evidenciando a necessidade de se valorizar os princípios éticos nas decisões tomadas pelas empresas de todos os setores que envolvem o turismo. E assim por meio de um código de conduta bem estruturado e uma postura ética regida pelos princípios do Código Mundial de Ética do Turismo, da Organização Mundial do Turismo (OMT), podemos perceber que por meio destes as empresas do setor adquirem as condições necessárias para agir com responsabilidade social em seus objetivos.
E assim o artigo vai se desenrolando em suas três divisões do texto da qual conceitua a ética, moral e responsabilidade social; ética no trade turístico e a ética social e a responsabilidade social na indústria turística. Tudo isso no decorrer das suas 10 resumidas páginas que fala sobre um assunto muito importe para o turismo, da qual seu foco narrativo é sobre as questões éticas e a responsabilidade social relacionadas ao turismo.
A cada dia a aplicação da ética nas tomadas de decisões está fazendo falta para a população, tanto vindas do setor público quanto do setor privado, pois a falta de ética está prejudicando a quem tem menos poder econômico, cultural ou político. Assim a violação dos princípios éticos acontece quando existe desigualdade e injustiças de quem está no poder, tanto político quanto econômico nas relações comerciais.
Dessa forma se percebe que a ética age sobre a moralidade; ela é a união dos princípios e das disposições que são voltados para a ação, que tem como intenção principal inibir algumas das ações humanas, sendo assim referência para todos os seres humanos em sociedade. A ética se mantém vigilante sobre a crítica da moral, para assim poder transformá-la. Na indústria do turismo não pode existir esse individualismo que é evidente em muitos setores, pois a ética está totalmente relacionada com a sustentabilidade das empresas do setor. 
E dessa forma se expressa à responsabilidade social, onde as organizações exercem seu papel social por meio de princípios éticos. Pois se todas as empresas turísticas se dedicassem mais ao estudo e aplicação de princípios éticos, ela estaria cumprindo com sua responsabilidade social, porque a empresa que tem responsabilidade social é aquela que seu objetivo econômico dá espaço aos objetivos sociais, partilhando com o Estado o dever de promover o desenvolvimento da comunidade, por meio da ética.
Na minha opinião as questões éticas são de extrema importância para que os serviços turísticos de qualquer localidade possam ser comercializados e tenham retorno, pois o turismo lida com pessoas, e uma empresa que seja ética, com princípios morais e que emprega funcionários éticos vai fazer com que sua empresa cresça e seja valorizada. Em todos os ramos do turismo, a utilização dos princípios éticos, tanto no modo individual como no social, deve ser a primeira questão a ser discutida na hora do planejamento turístico de uma empresa turística.
	Já em relação à responsabilidade social no turismo, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), afirma que as bases do conceito se constituem em: “o comprometimento permanente dos empresários em adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente a qualidade de vida dos seus empregados e das suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”.
	E assim por meio da responsabilidade social, todas as organizações turísticas conseguem comprometer-se socialmente com a comunidade local, além de possibilitar qualidade, confiabilidade e segurança para o turista. É então essencial que a ética e responsabilidade social andem juntas, para o bom desenvolvimento das práticas turísticas em qualquer lugar ou em qualquer empreendimento.
Esse artigo é útil para grande parte da população, desde adolescentes a universitários e principalmente empresários envolvidos com o setor e nós Turismólogos que precisamos zelar, promover, proteger e fomentar o turismo, pois exercer a ética e responsabilidade social é um direito e dever de todo ser humano que estiver inserido nesse contexto.
O autor do artigo, Dr. Rafael Dall’ Agnol, abordou com bastante clareza as indagações sobre a ética e responsabilidade social, mostrando o quão elas são importantes para o setor de turismo e suas organizações, e evidenciando as vantagens tanto para as empresas quanto para o turista, de se agir com respeito mútuo e valorizando o próximo.
E por fim, meu nome é Aline dos Santos Barbosa, autora desta resenha; acadêmica do Curso de Licenciatura em Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), pólo de Angra dos Reis.

Outros materiais