Buscar

AD1-Turismo e Inclusão Social-CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – AD1
Período – 2019/1º
Disciplina: Turismo e Inclusão Social
Coordenadora: Luciana Thais Villa Gonzalez
ENTREGA: 11/03/2019
Nome: Aline dos Santos Barbosa. Matrícula: 13215100003. Pólo: Angra dos Reis.
 
Usando o texto sobre Terceiro Setor da aula 3 e o texto “Denominações do Terceiro Setor: ONG, OSCIP ou Instituto?” responda as seguintes questões:
Link par ao texto sugerido: http://nossacausa.com/denominacoes-no-terceiro-setor-ong-oscip-ou-instituto/
Em quais áreas o Terceiro Setor atua?
O terceiro setor atua na área pública não-estatal, que se forma a partir de iniciativas privadas, voluntárias e sem fins lucrativos, agindo no bem comum, e assim, reúne um conjunto bastante diversificado de instituições, no qual estão incluídos organizações não governamentais, fundações e institutos empresariais, associações comunitárias, entidades assistenciais e filantrópicas e também inúmeras outras instituições sem fins lucrativos. 
Qual a origem do financiamento das atividades do Terceiro Setor?
Pela Lei nº 9.250/95, não é possível deduzir as contribuições feitas às entidades sem fins lucrativos por pessoa física. Conforme a legislação tributária, para que as instituições possam receber doações suscetíveis de dedução, é preciso possuir o título de utilidade pública federal junto à Secretaria Nacional de Justiça. O setor fica isento do pagamento de imposto de renda, pois possui imunidade tributária sobre o patrimônio e serviços às instituições de educação e de assistência social, a partir do momento em que estas direcionem para a manutenção dos objetivos institucionais. Já não se falando em pessoa física, a predominância dos financiamentos vem das agências internacionais de cooperação não governamentais e da filantropia privada, que são destinados a projetos voltados para a superação da pobreza, educação, saúde, defesa e promoção dos direitos. 
Por que as expressões “abrir uma ONG ou abrir uma OSCIP” são incorretas?
 Porque não é possível abri uma OSCIP ou uma ONG, mais sim solicitar esse reconhecimento ao Ministério da Justiça ou ao poder público federal, estadual ou municipal, de modo que atenda às obrigações legais para se obter essas qualificações. Então não se deve falar em abrir uma ONG ou OSCIP, mas sim em formar uma associação ou fundação, que poderá ter o nome Instituto em sua razão social ou em seu nome fantasia. E assim uma entidade só será denominada ONG ou OSCIP por suas características e atividades, e pela sua qualificação junto às autoridades competentes.
O Terceiro Setor tem mão de obra profissionalizada e contratada em acordo com as leis trabalhistas brasileiras ou este só trabalha com mão de obra voluntária? Explique e justifique sua resposta.
Sim, o Terceiro Setor tem mão de obra profissionalizada e contratada em acordo com as leis trabalhistas brasileiras, mas também trabalha com mão de obra voluntária, ou seja, sem remuneração. O trabalho remunerado é conduzido igual como nas empresas tradicionais, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que protege o trabalhador com vínculo empregatício, dispondo sobre os direitos do empregado e as obrigações do empregador. Uma entidade pode ter trabalhadores autônomos e trabalhadores voluntários simultaneamente, no entanto, uma mesma pessoa não pode trabalhar em na mesma entidade como empregado e voluntário ao mesmo tempo, pois estaria caracterizando a existência de horas extras não pagas. Existe uma grande participação da população ocupada no terceiro setor em relação ao total de mão de obra empregada no país e a tendência é só aumentar, e se mostra evidente o atual crescimento dos cursos que são voltados para a capacitação e especialização de profissionais que irão atuar ou que já atuam em atividades dentro do setor no país, e também é possível observar a grande quantidade de eventos, seminários, fóruns, encontros e núcleos universitários especializados no assunto.

Outros materiais