Buscar

Mercado Financeiro 2 av1 2014.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADR - É a forma como as ações das empresas estrangeiras são negociadas no mercado acionário norte-americano. O ADR é um recibo representativo de uma ação de empresa estrangeira que se encontra depositada em um banco no país de origem da empresa (banco custodiante) e é negociado nos Estados Unidos por um banco norte-americano (banco emissor), que emite certificados que são entregues ao investidor americano, conforme instruções do banco custodiante dos títulos, que atua como agente do banco norte-americano na operação. 
Mercado Financeiro Funcionamento - Podemos definir mercado financeiro como o lugar pelo qual se produz um intercâmbio de ativos financeiros e se determinam seus preços. A renda oferecida pelo sistema de produção não é homogênea, e isso leva a existência de agentes superavitários, que têm excedente de renda e, assim, dispõem de poupança; e os deficitários que necessitam de crédito para complementar suas necessidades de consumo.
Classificação do mercado - A classificação do mercado financeiro é tarefa difícil em função do grande número de parâmetros utilizados para este fim.
Créditos de Carbono - O crédito de carbono é um mecanismo que visa combater o aquecimento global. Seu mecanismo básico é que países poluidores, como o Japão e as economias da Europa, compram créditos de países que poluem pouco e implantam projetos que reduzem ainda mais suas emissões. O Brasil, ao lado da China e da Índia, é visto como um dos maiores potenciais produtores de crédito de carbono do mundo. 
Bolsa de valores - Manter local adequado à realização, entre corretores, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercados livres, organizados e fiscalizados pelos próprios membros, pela autoridade monetária e pela CVM;
Criar e organizar os meios materiais, os recursos técnicos e as dependências administrativas necessárias à pronta, segura e eficiente realização e liquidação das operações efetuadas no recinto de negociação (pregão);
Organizar, administrar, controlar e aperfeiçoar o sistema e o mecanismo de registro e liquidação das operações realizadas;
Estabelecer sistema de negociação que propicie e assegure a continuidade das cotações e plena liquidez do mercado de títulos e valores mobiliários;
Bm&f - É a reunião coletiva dos agentes econômicos (corretores, agricultores, industriais, comissários, especuladores, etc.) interessados nos mercados de produtos das indústrias agrícolas ou manufaturados suscetíveis de negociação em lugar e hora previamente determinados para a realização de compra e venda de tais produtos.
Securitização - Uma das grandes inovações do mercado financeiro foi o processo e securitização, que consiste na formação de uma carteira de empréstimos e na venda de títulos garantidos por esses empréstimos. A securitização é radicalmente diferente do sistema tradicional de financiamento. 
Redução do custo de crédito para o tomador
Aumento das fontes de financiamento para o originador (emissor);
Diversidade de risco para o tomador
Maior liquidez aos investidores pela existência de mercados secundários de títulos.

Outros materiais