Buscar

ATIVIDADE 1 - PRISCILA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
	ATIVIDADE:
Aulas: 01/02/03/04
	Aluno:
Priscila Karen da Silva
	RGM:103.4444
	Polo :
São José - SC
	
	
Disciplina: PSICOLOGIA 
	ANO LETIVO: 
2019
	DATA PARA ENTREGA: 10/04/19
	Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
	ATIVIDADES DA AULA 1
1- Após ler a aula 01, Responda:
 Explique qual o objeto de estudo da psicologia.
O objeto de estudo da Psicologia é o Homem e sua subjetividade. Porém, cada pesquisador da Psicologia desenvolveu uma linha teórica de acordo com as suas concepções. Então, se a palavra for dada a um psicólogo comportamentalista ele dirá que o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá que o objeto de estudo é o inconsciente, outros dirão ainda que é a personalidade, e assim por diante.
 Descreva as escolas de Psicologia – Gestalt / Behaviorismo e Psicanálise.
Behaviorismo - A escola do Behaviorismo é baseada no estudo do comportamento humano, onde acredita-se que o comportamento pode ser medido, treinado e mudado. John Watson é tido como pai do behaviorismo, que acreditava que mediante a um treinamento prévio e contínuo, uma pessoa poderia obter forte capacitação para determinado propósito intencionalmente, como em um ato de moldar a pessoa.
Gestalt – Também conhecida como escola de Berlim, o movimento iniciou-se em torno de 1912 proveniente de estudos realizados na época ligados a percepção humana, aprendizagem e solução de problemas. Essa escola da psicologia defende que para se compreender as partes, é preciso antes compreender o todo.
Psicanálise - Criada pelo médico Sigmund Freud, pioneiro no tratamento das doenças da psique através do inconsciente humano, quando atuava em Viena, mais precisamente durante frustradas tentativas de terapias em pacientes, como: massoterapia, hidroterapia, eletroterapia e hipnose. Então ele, começou a observar e desenvolver uma terapia que ancorava-se no que as pessoas diziam inconscientemente, o que era dito nas "entrelinhas", analisando seus sonhos, desejos e fantasias para interpreta-los.
ATIVIDADES DA AULA 2
1- O trabalho sempre foi um fator estruturante da sociedade e da posição do indivíduo. Com base na aula 02, Explique como é caracterizado o trabalhador do século XXI.
O trabalhador do século XXI, é caracterizado por: possuir sonhos e desejos, dispôs-se a transformar seu mundo físico, moral e social, é dinâmico e corajoso, é bem informado e participante, possui sentido de eficácia pessoal, tem a mente relativamente aberta e flexibilidade cognitiva, tem desejo de crescimento interior e preocupa-se com autodesenvolvimento e aprendizagem.
2- Disserte sobre os aspectos que ajudam a compor as relações do homem com o trabalho.
Os trabalhadores, em especial os do mundo contemporâneo, exaustivamente são direcionados a superarem os seus limites. De certa forma, ignora-se seu descanso e qualidade de vida em geral, pois uma vez o bom desempenho atingido, seus empregadores estarão sempre pressionando-os para que os mesmos números sejam novamente obtidos. Tal mecanismo desvaloriza o trabalhador pois cria um universo de substituição, onde o trabalhador que não rende mais como o esperado, dá lugar a um novo ainda cheio de sonhos e motivações ainda não depreciadas pelas pressões laborais. Dentre essas pressões, podemos citar exigências físicas (esforços ligados ao corpo humano e saúde física), ambientais (referentes as condições de trabalho), sensoriais (ligadas às fontes de informação e aos órgãos sensoriais), sensoriomotoras (relativa as características individuais de cada trabalhador) e mentais (sobre as características da tarefa e relacionada com o operador).
	
ATIVIDADES DA AULA 3
1- Após leitura da aula 03. Explique como um líder deve agir, de forma que os liderados façam o que é preciso sem que haja conflitos, num determinado grupo de trabalho.
Partindo da ideia que liderar é uma sequência interminável de escolhas, onde quem lidera, decide em nome dos liderados, nada mais natural que, quem lidere queira ser visto como um facilitador ou representante daquele conjunto de pessoas. Tal imagem construída, cria um laço de aceitação entre as pessoas lideradas e o líder tomador de decisões, pois é natural que os liderados tenham expectativas para com o líder. Tendo firmada esta relação, boa parte dos conflitos que se iniciam por divergência de opiniões, são minimizados pois quem é liderado, passa a aceitar a decisão do seu representante. Como líder, é importante valorizar e evidenciar as qualidades individuais dos integrantes da equipe, sendo assim, cada um deles sabe o seu lugar no sistema todo e se sente representante daquela qualidade ou função para o todo.
2- Na aula 03 sobre Liderança, são abordadas algumas teorias. Explique qual a teoria da Liderança que mais lhe chamou a atenção, justifique.
No modelo de Liderança Democrática, me identifico com mais afinidade pois acredito que seja o cenário onde podemos proporcionar maior igualdade entre as pessoas, seus líderes e funções desempenhadas. Fazendo com que seja criando um ambiente com maior chance de manter a saúde da relação entre todos dia após dia.
ATIVIDADES DA AULA 4
1- A Psicologia social estuda dentre as manifestações comportamentais, a influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente ao estimulo social. Com base na aula 04, disserte sobre os seguintes aspectos:
Explique qual a importância do seu papel social no trabalho, apresente os possíveis conflitos enfrentados quando o papel social desempenhado, não é satisfatório?
Estar integrada a uma equipe que provém serviços, remete a ideia de que este trabalho é divido em processos. Tais processos são atribuídos as pessoas que compõem a equipe, onde cada uma delas tem sua função pré-definida. Para que sejam bem sucedidos os processos de execução do serviço provido, as pessoas precisam desempenhar suas funções de maneira que atendam as expectativas dos outros integrantes da equipe (cada um com a sua etapa colaborando para o todo) para que seja harmonicamente realizada a prestação do serviço proposto. Quando essas atividades atribuídas não são executadas com o desempenho mínimo aceito pelos demais, conflitos relacionados as expectativas da equipe podem se originar. É cabível que cada um saiba qual é o seu papel social quando inserido em um grupo que tem objetivos em comum, mas funções distintas.
 Defina Grupos sociais e dê alguns exemplos.
Grupos sociais: conjunto de indivíduos unidos por interesses, objetivos, relações afetivas, parentais, recreativas e etc
Exemplos:
Grupo Familiar – pessoas unidas por laços afetivos e parentais
Grupo do Trabalho – grupo de pessoas que tem objetivos, metas e interesses em comum
Grupo de amigas – conjunto de pessoas que em algum momento da vida, identificaram afinidade umas com as outras, estabelecendo relações afetivas fraternas entre si.
Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula”.
Bons Estudos. 
Profa. Doutora Silvia Mara Pagliuzo Muraki
QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 1 a 4 por meio do portfólio 1
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 19/04/2019
Porém, quem entregar as atividades de 1 a 4 , no portfólio 1, até o dia 10/04/19, poderão corrigir as atividades caso eu considere necessário.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
ATT Profa. Doutora Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Outros materiais