Buscar

Av 2 Psicologia da Personalidade 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0155_AV2_201308080395 » PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201308080395 - ALESSANDRA DA SILVA ANGELO
	Professor:
	CRISTIANE DE CARVALHO GUIMARAES
	Turma: 9008/AF
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2015 19:31:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201308137052)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A personalidade faz parte da curiosidade da maioria dos seres humanos. Procuramos adivinhar as características alheias por meio das impressões que conseguimos obter nas trocas interpessoais. Mas personalidade pode ser definida como:
		
	
	conjunto de características biológicas que determinam a individualidade pessoal e social de alguma pessoa.
	 
	conjunto de características psicológicas que determinam a individualidade pessoal e social de alguma pessoa.
	
	conjunto de características motivacionais que determinam a individualidade pessoal e social de alguma pessoa.
	
	conjunto de características sociais que determinam a individualidade pessoal e social de alguma pessoa.
	
	conjunto de características fisiológicas que determinam a individualidade pessoal e social de alguma pessoa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308137096)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na perspectiva da primeira Tópica de Freud, tão discutida até os dias atuais a interpretação que se pode oferecer sobre o consciente é:
		
	
	Percepções apenas externas no conjunto dos fenômenos psíquicos. A consciência seria função de um sistema, o sistema percepção-consciência (Pcs-Cs).
	 
	São as percepções externas e internas no conjunto dos fenômenos psíquicos. A consciência seria função de um sistema, o sistema percepção-consciência (Pcs-Cs).
	
	São conteúdos do sistema inconsciente na medida em que permanecem de direito acessíveis à consciência (conhecimentos e recordações não atualizados, por exemplo).
	
	Percepções apenas internas no conjunto dos fenômenos psíquicos. A consciência seria função de um sistema, o sistema percepção-consciência (Pcs-Cs).
	
	Constituído por conteúdos recalcados aos quais foi recusado o acesso ao sistema pré-consciente-consciente pela ação do recalque originário e recalque a posteriori.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308334466)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O método clínico de Freud pode ser entendido como:
		
	
	um método psicométrico, com grandes anotações e exercícios clínicos.
	 
	um método onde assume que, para conhecer um ser humano, é fundamental escutá-lo, ou seja, conhecer o modo como ele fala de si e do mundo que o cerca, atribuindo seu comportamento a razões e desejos.
	
	um método onde assume que para conhecer um ser humano é fundamental adivinhar, ou seja, buscar de toda forma prevê a vida do cliente.
	
	o método empírico, rico em conceitos e significados.
	
	o método da física. Onde o humano é um ser do mundo físico e deve ser entendido como tal.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308137100)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Freud nos estudos sobre o aparelho psíquico define uma segunda tópica mais eminentemente mais ativa e dinâmica, opostamente a primeira que era mais passiva. Nesta segunda tópica ele traz também três sistemas. Marque a alternativa que representa os três sistemas da segunda tópica de Freud.
		
	
	Inconsciente, Pré consciente e Consciente
	 
	Id, Ego e Superego
	
	Id, Superego e Consciente
	
	Inconsciente; Ego e Superego
	
	Id, Ego, Consciente
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308263105)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Além de estudar a formação das respostas condicionadas, Pavlov e seus assistentes pesquisavam também a DISCRIMINAÇÃO, em que a resposta é provocada apenas pelo estímulo condicionado. Isso significa que:
		
	
	Se o condicionamento for feito com lâmpada branca de 40 volts, o animal poderá salivar também diante de uma lâmpada de 100 volts ou ainda de outra cor.
	
	O condicionamento ocorre na associação com qualquer tipo de campainha que possa ser ouvida durante o processo.
	
	A resposta é provocada por estímulos semelhantes ao condicionado, ou seja, todas as campainhas provocam uma mesma resposta.
	 
	Se o condicionamento for feito por uma campainha de tipo ¿blim-blom¿, a resposta não ocorrerá diante do som de outras campainhas diferentes.
	
	Em todos os estímulos oferecidos de cores, sons ou imagens, o animal poderá salivar.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308148980)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em nosso cotidiano interpretamos os acontecimentos a partir de hipóteses intelectuais que elaboramos para explicar os eventos da vida. Tais hipóteses podem ser dicotômicas ou bipolares, como por exemplo, alto Vs. baixo ou honesto Vs. desonesto. Estamos nos referindo ao conceito de:
		
	 
	Constructo de George Kelly
	
	Análise Comportamental de B. F. Skinner
	
	Self criativo de Henry Murray
	
	Constructo de Albert Bandura
	
	Raciocínio Humano de Henry Murray
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308136105)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marcio é um psicoterapeuta que valoriza a experiência de seus clientes e acredita que as pessoas têm uma orientação fundamentalmente positiva. O foco principal de sua abordagem consiste na ênfase nas auto-avaliações subjetivas, na auto-realização e nos processos de mudança. Esse tipo de abordagem é enfatizada na seguinte teoria da personalidade:
		
	
	Comportamentalismo
	 
	Centrada na Pessoa
	
	Psicanálise
	
	Cognitivismo
	
	Sociocognitiva
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308125665)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O ego era um termo empregado na filosofia e na psicologia para designar a pessoa humana como consciente de si e objeto do pensamento. A partir de 1920, o termo mudou de estatuto, sendo conceituado por Freud como uma instância psíquica, no contexto de uma segunda tópica que abrangia outras duas instâncias: o superego e o id. O ego tornou-se então, em grande parte, inconsciente. Diferencie ego e superego.
		
	
Resposta: O ego é o equilíbrio entre a pulsão do id, onde se encontram os desejos inconscientes e por mecanismo de defesa recalcados, e a cobrança pela "perfeição" do superego,localizado no consciente, sua auto cobrança prevalece no sentido de ser o melhor, de fazer o certo, de agir honestamente.. É como se o id dissesse " vai" e o superego " fica" e no meio ficasse o ego,ajustando e equilibrando da melhor forma.
	
Gabarito: A função do ego é expressar e satisfazer os desejos do id de acordo com a realidade e as demandas do superego. O ego opera segundo o princípio da realidade: a gratificação das pulsões é protelada até o momento em que o prazer máximo possa ser obtido com um mínimo de dor ou consequências negativas. O superego representa o ramo moral do nosso funcionamento, contendo os ideais pelos quais lutamos e as punições (culpa) que esperamos quando violamos o nosso código ético. Essa estrutura funciona para controlar o comportamento, de acordo com as regras da sociedade, oferecendo recompensas (orgulho, amor-próprio) para o ¿bom¿ comportamento e punições (culpa, sentimentos de inferioridade, acidentes) para o ¿mau¿ comportamento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308162399)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A teoria dos constructos pessoais desenvolvida por George Kelly sugere que a interpretação dos eventos é mais importante do que os eventos em si, visto que construiríamos, na opinião do autor, determinados constructos pessoais que seriam visões singulares dos eventos formando um padrão de reação do indivíduo. Explique a forma como tais constructos seriam formados e dê ao menos um exemplo dos mesmos.
		
	
Resposta: Se eu crio um constructo de que não sei viver longe dos meus filhos,logo, fazer uma viagem à trabalho seria um pesadelo pra mim, pois já criei o constructo de não saber ficar longe deles, a interpretação doevento " viajar" pra mim será sempre essa, a minha reação será de tristeza, quando o evento em si poderia até me trazer bons resultados, a minha interpretação dele já foi construída, eu não verei de outra forma a menos que faça uma terapia para tratar o fato.
	
Gabarito: os constructos são, segundo Kelly, hipóteses intelectuais que elaboramos e utilizamos para explicar os eventos da vida e, desta forma, viver em um mundo estável. Desenvolvemos muitos constructos durante a vida e vamos expandindo os mesmos a medida que conhecemos novas pessoas e vivemos novas situações e simultaneamente revisando e remodelando os constructos antigos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308149659)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A teoria de Rogers, originalmente sobre psicoterapia e o processo de mudança, enfatiza porque as pessoas podem e devem ser compreendidas com relação á maneira como vêem a si mesmas e ao mundo ao seu redor. Sua teoria denomina-se:
		
	
	abordagem psicanalítica
	 
	abordagem fenomenológica
	
	abordagem psiquiátrica
	
	abordagem familiar
	
	abordagem narcísica

Outros materiais