Buscar

papeis pedagogo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os papeis do pedagogo
Vivenciamos uma revolução tecnológica e também uma revolução educativa, em que a metodologia utilizada para ministrar cursos, trabalhar com disciplinas, está adotando outros olhares educativos: estamos sendo instigados a utilizar outros recursos educacionais, outras formas de introduzir conteúdos, para complementar nossas aulas, cursos, palestras. 
Segundo Libâneo, "Verifica-se hoje, uma ação pedagógica múltipla na sociedade. O pedagógico perpassa toda a sociedade, extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e não-formal". (LIBÂNEO, 2002, p.28). A educação brasileira, nas últimas décadas, vem quebrando os paradigmas educacionais. Hoje, já é possível entendermos a educação como uma ação colaborativa entre mediadores e aprendentes. Com tantas mudanças e inovações que vem surgindo meteoricamente, fez-se necessária inserção de um novo profissional: o Pedagogo Multimeios, figura importante diante do surgimento dessa nova forma de se fazer educação que é a EAD. Porém, muitos ainda relutam em reconhecer os novos rumos que o pedagogo, que antes era visto apenas como professor das séries iniciais vem conquistando ao decorrer do século XXI. 
Em uma Instituição Educacional o papel do pedagogo multimeios é de mediar a relação entre professor, aprendentes e recursos tecnológicos, logo se vê a importância deste profissional na EAD, pois, seria inviável, acontecer a Educação a Distância sem que os professores e aprendentes dominem o uso das tecnologias, além de planejar em parceria com os professores; certificar se os softwares e as mídias estão funcionando devidamente; navegar pelos softwares educativos antes de usá-los; atualizar-se frequentemente perante as inovações tecnológicas; enfatizar para os professores que o laboratório de informática deve ser apenas a extensão e enriquecimento do que está sendo ensinado na sala de aula convencional. 
O pedagogo multimeios em uma empresa atua na área de Recursos Humanos, e o seu papel, também é o de mediador e articulador de ações educacionais na administração de informações dentro do processo contínuo de mudanças e de gestão do conhecimento. Gerenciar processos de mudança exige novas posturas e novos valores organizacionais, características fundamentais para empresas que pretendem manter-se ativas e competitivas no mercado. 
O papel deste profissional com ênfase nas empresas abordados por Souza (2006), compreendem: Auxiliar a seleção de informações úteis à empresa; Atentar para a individualidade dos funcionários, observando seus contextos, realidades, ansiedades e expectativas, para harmonizá-la com a dos gestores; Interagir com os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento estratégico da empresa, objetivando propor mecanismos de capacitação profissional, quando necessários; Conhecer o público-alvo dos diferentes cursos de capacitação para propor cursos de capacitação em que as ferramentas tecnológicas possam auxiliar os cursistas; Analisar as ferramentas apropriadas aos cursos de capacitação para que ocorra a motivação dos cursistas; Estimular o uso das mídias para a construção de novos saberes: televisão, câmeras digitais, CD, DVD, internet etc. 
Existem muitas semelhanças entre um pedagogo multimeios de uma instituição educacional com o de uma empresa, pois, ambos devem: Auxiliar na seleção de informações úteis a instituição escolar ou empresa; Atentar para a individualidade dos alunos e funcionários, observando seus contextos, realidades, ansiedades e expectativas, para harmonizá-la com a dos gestores; Interagir com os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento estratégico da escola ou empresa, objetivando propor mecanismos de capacitação profissional, quando necessários; Conhecer o público-alvo dos diferentes cursos de capacitação para propor cursos de capacitação em que as ferramentas tecnológicas possam auxiliar os alunos; Analisar as ferramentas apropriadas aos cursos de capacitação para que ocorra a motivação dos alunos; Estimular o uso das mídias para a construção de novos saberes: televisão, câmeras digitais, CD, DVD, internet etc. 
Por tanto, as semelhanças são notáveis podendo destacar essa sua capacidade de mobilizar habilidades didáticas, pedagógicas e tecnológicas no emprego de suas atividades, contribuindo de forma elementar em todo o processo que necessite de sua atuação. Ao fim desta reflexão, foi possível compreender a importância dos papeis do pedagogo multimeios dentro e fora do ambiente escolar. Compreendemos, também, que as novas práticas educativas estão sendo reforçadas por uma Pedagogia dos Multimeios, possibilitando ao educador trabalhar com recursos multimídia, buscando proporcionar aos educandos uma visão mais ampla do conteúdo trabalhado, uma maior autonomia ao executar algumas atividades, utilizando jornal, televisão, rádio e o computador. 
Dentro da Área Social Comunitária não deve ser diferente, o que permite a compreensão de que os Pedagogos Multimeios, que atuam em escolas ou nas demais instituições sociais voltadas para a educação não-formal, podem tornar viável o confronto positivo com a verdadeira realidade vivida pelos professores e educadores. Segundo Franco (2002), "a docência é uma profissão com identidade e estatuto epistemológico próprio, e que em si, o ensino é uma das manifestações da práxis educativa, definir o pedagogo como professor (e das séries iniciais) é reduzir a potencialidade de sua inserção na práxis educativa. 
Logo, acreditar que é necessária a presença do pedagogo nas empresas se faz necessária, para que o funcionário, trabalhador não se torne apenas objetos ou capital humano de uma empresa, tirando do funcionário o simples papel de selvagem para torná-lo um ser capaz de se relacionar de forma positiva com seus semelhantes através de uma educação mais humanizada. 
Referências 
Trilhas do Arendente - Volume 1 / Edna Gusmao de Góes Brennand, Sílvio José Rossi (Organizadores). Joao Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009, p. 53-54. 
FRANCO, M. L. B. Qualidade total na formação profissional: do texto ao contexto. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 1995. 
GRECO, Myrian Glória. O Pedagogo Empresrial. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: . Acesso em: dia mes ano. http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/pemp02.htm 
CARMO, Josué Geraldo Botura do. PEDAGOGIA DOS MULTIMEIOS. Novembro/2001(artigo apresentado no III Simpósio Internacional de Biblioteconomia UNESP- Marília -1999). 
LIBÂNEO, J. C. Que destino os educadores darão à pedagogia? In: PIMENTA, S. G.(coord.) Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
Ana Maria Rodrigues de Souza
por ANA MARIA RODRIGUES DE SOUZA
Professora das séries iniciais na instituição EMEIF Luiz de Caldas desde 2007.Também trabalhou nas instituição Colégio Compacto ( 2010 a de 2012), Instituto Eliseu Freires Mariz (1999) e no IDEAL- Cantinho de Walt Disney (1998) Cursando 7º período de Pedagogia-UFPB

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais