Buscar

EXERCICIOS_ADM_NOVOS[1]

Prévia do material em texto

Os princípios, em que se baseiam a organização do trabalho, a estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão que, ainda hoje, influenciam grande parte de nossas empresas, foram herdados da:
		
	
	Primeira gerra mundial 
	
	Descoberta do Brasil
	
	Revolução Industrial
	
	Unificação do Mercosul
	
	Segunda guerra mundial
	
	
	Com a globalização associada à tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e "abocanham" participação de mercado. Baseado no entendimento sobre globalização assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A globalização exige um diferencial competitivo das empresas.
	
	A globalização gerou a queda das barreiras entre os países.
	
	A globalização gerou uma maior diversidade de produtos e serviços.
	
	A globalização gera uma competição cada vez menos acirrada.
	
	A globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.
	
	
	Baseado nas diferenças entre organização e empresa, assinale a alternativa correta.
		
	
	Nas organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização.
	
	
	Uma empresa é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Baseado nesta afirmação assinale a alternativa correta:
		
	
	A empresa possui o ambiente geral e o ambiente de tarefa.
	
	
	
	
	
	
	
	
	Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.
	
	A globalização gerou uma menor diversidade de produtos e serviços.
	
	
	
	
	
	
	
	
	Pedro Casemiro e Antonio Pereira, amigos de longa data que praticavam o surfe, um esporte marítimo considerado radical, e após acidente sofrido por Pedro e a sua recuperação, mas impedido de praticar o seu esporte preferido, resolveram abrir uma loja de material esportivo, com ênfase em prancha de surfe e outros materiais associados a esse esporte. Essa ideia de abrir um negócio de material esportivo, fruto do seu vasto conhecimento nessa área, e seu círculo de conhecimento de praticante desse esporte, formado ao longo do tempo, constitui: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Exploração de hobbies. 
	Qualquer negócio está sujeito a riscos, nenhuma ideia ou oportunidade é garantia de sucesso comercial, mas, na avaliação de novos negócios, devem-se considerar, segundo Maximiano (2006), os seguintes aspectos: viabilidade de mercado; concorrência; viabilidade de produção; controle governamental e investimento inicial e retorno. Quando se questiona os seguintes pontos: I - Qual o preço que seria aceito pelos clientes? II - Qual o alcance dos seus canais de distribuição? III - Existem máquinas, instalações e equipamentos para produção? Esses questionamentos estão relacionados aos seguintes aspectos: 
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Viabilidade de mercado, viabilidade de produção e concorrência. 
	
	
	
	
	As principais possibilidades para o início de um negócio para empreendedores são: empresa tradicional, empresa familiar, franquia, escritório doméstico e cooperativa. Para um profissional da área de consultoria empresarial, com larga experiência em área tributária, mas sem clientela formada e pouca experiência na arte de vender os seus serviços, a alternativa mais recomendável para o a atuação profissional é: 
		
	
	Formar uma cooperativa de trabalho ou associar-se a uma já existente. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Qualquer negócio está sujeito a riscos, nenhuma ideia ou oportunidade é garantia de sucesso comercial, mas na avaliação de novos negócios, deve-se considerar, segundo Maximiano (2006), os seguintes aspectos: Viabilidade de mercado; concorrência; viabilidade de produção; controle governamental e investimento inicial e retorno. Quando se questiona os seguintes pontos: I - Como os clientes estão distribuídos geograficamente? II - Qual preço seria aceito pelos clientes? III - Qual o custo de montar infraestrutura para fornecer o produto (bem ou o serviço)? Esses questionamentos estão relacionados aos seguintes aspectos: 
		
	
	Viabilidade de mercado e investimento inicial e retorno.
	
	Viabilidade de mercado e viabilidade de produção. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	O Sr. Antonio Rocha, lavrador, proprietário de um pequeno sitio que produz hortaliças, tem problema de comercialização, pois está sujeito a intermediários que compram seus produtos e ele tem percebido que a maior parcela dos ganhos fica com esses intermediários. Como ele trabalha basicamente com seus colaboradores, que são mensalistas, registrados, ele vem buscando estruturar melhor seu negócio, caso não disponha de capital para a compra de caminhão e atue também na distribuição. No caso do Sr. Antonio Rocha, a melhor alternativa de estruturar o seu negócio é: 
		
	
	Formalizar como empresa familiar 
	
	Criar um escritório doméstico. 
	
	Formar uma cooperativa de produtores ou associar-se a uma já existente na região. 
	
	Associar a uma franquia, caso exista. 
	
	Criar uma empresa tradicional. 
	
	
	
	
	
	As ideias de novos negócios surgem de diversas formas, mas basicamente das seguintes fontes: Novos negócios com base em novo conceito; novo negócio com base em conceito existente, necessidades dos consumidores, aperfeiçoamento de negócio, exploração de hobbies. O iPod, um MP3, lançado pela Apple em 2001, agora na quinta geração de iPod. O dispositivo reproduz músicas, filmes e álbuns de fotos, e você pode armazenar até 80 GB de qualquer tipo de arquivo que desejar. Essa quinta geração do iPod constitui: 
		
	
	Novos negócios com base em novo conceito.
	
	Aperfeiçoamento de negócio. 
	
	
	Quando um empreendedor tem um produto inovador, mas não é empresário, não dispõe de recursos para montar uma empresa, deve em primeiro lugar:
		
	
	Procurar financiamento
	
	Licenciar o produto
	
	
	
	
	
	
	
	
	A demanda caracteriza e sofre influências do comportamento dos compradores. Entre os principais fatores que influenciam a demanda são: preço, renda, preço de bens relacionados e gosto. O preço é uma variável que mais influencia a quantidade demandada e compõe o que é denominada pelos economistas Lei da Demanda, segundo a qual os consumidores comprarão mais se o preço diminuir e menos se o preço aumentar. Considerando os fatores preço, renda e o gosto, está correta a afirmativa: 
		
	
	A quantidade vendida será maior se houver redução nos preços, bem como se a renda da população aumentar ou mantiver estável e se o produto for de gosto satisfatório. 
	
	
	Os fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio são: crescimento econômico, inflação ou deflação e a taxa de juros. É correto afirmar que os empreendedores: 
		
	
	Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB) e para a inflação, mas a taxa de juros não afeta os empreendedores. 
	
	Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB), a inflação e a taxa de juros. 
	
	
	
	
	
	Uma parte importante para a criação de um ambiente econômico saudável para os empreendedores são as condições criadas pelo Governo. Assinale uma condiçãonegativa criada pelo Governo:
		
	
	Carga tributária injusta.
	
	
	Em um ambiente econômico saudável não podemos encontrar: 
		
	
	Estímulo ao empreendedorismo
	
	Carga tributária muito elevada
	
	
	O ambiente econômico compreende basicamente três condições: conjuntura econômica, conjuntura do mercado e conjuntura global. Há três fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio:
		
	
	Crescimento econômico, Inflação ou deflação e Taxa de juros.
	
	
	
	
	
	Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimentos na criação de empresas. O ambiente econômico é saudável quando há incentivo para a iniciativa privada e os empreendedores potenciais percebem que vale a pena correr riscos, pois há uma chance razoável de recuperar seu investimento com lucro. Uma parte importante para a criação de um ambiente econômico saudável para os empreendedores são as condições criadas pelo governo. Este tem o papel de capitalizar ações que favoreçam a criação de novos empreendimentos e a percepção pelo empreendedor que possui o apoio para o sucesso de seus negócios. Assinale na relação abaixo o item que mais prejudica a iniciativa de criação de um novo empreendimento no Brasil: 
		
	
	Espaço físico para a criação do negócio
	
	Carga Tributária Elevada
	
	
	
	
	
	
	Os especialistas em estratégia recomendam que os empreendedores, para escolher um negócio, precisam entender o que têm de enfrentar, e ao mesmo tempo, avaliar os recursos com os quais podem contar, ou seja, precisam aplicar a análise SWOT ou FOFA . Assinale a alternativa que apresenta os elementos do ambiente interno da organização.
		
	
	Oportunidades e Ameaças.
	
	Oportunidades e Fraquezas.
	
	Forças e Fraquezas.
	
	
	
	
	
	Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento, função integrante do processo administrativo das empresas. I - O planejamento é um processo permanente, continuamente realizado nas organizações, não se limitando a um único plano de ação. II - O planejamento é voltado para o futuro, pois é uma relação entre o que deve ser feito e o tempo disponível para sua consecução, sendo o presente irrelevante nesse contexto. III - O planejamento é uma técnica que visa à alocação de recursos humanos e não humanos da organização, de modo a atingir a eficácia. IV- O planejamento é uma função administrativa que independe das demais funções para o seu pleno funcionamento. V- O planejamento é uma técnica capaz de inibir as mudanças e inovações impostas pelo ambiente, cuja função é minimizar as inovações e a necessidade de maiores adaptações da organização ao seu ambiente. Estão certas as seguintes afirmativas: 
		
	
	Somente II e IV.
	
	Somente I e II.
	
	Somente I e III.
	
	
	Uma organização é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Os especialistas em estratégia recomendam que os empreendedores, para escolher um negócio, precisam entender o que têm de enfrentar, e ao mesmo tempo, avaliar os recursos com os quais podem contar, ou seja, precisam aplicar a análise SWOT ou FOFA. Baseado no conceito da Análise SWOT assinale a alternativa correta:
		
	
	Ameaças e Fraquezas estão localizadas no ambiente externo.
	
	Oportunidades e Ameaças estão localizadas no ambiente externo.
	
	
	
	Estado ou situação altamente desejável de uma realidade futura, considerada possível, descrita de forma simples e objetiva e compartilhada por todos os usuários da instituição, sendo baseada nas aspirações e valores fundamentais para uma organização, visualizando o que será e como estará a empresa no futuro e orientando seus colaboradores na tomada de decisão reflete o conceito de:
		
	
	Metas.
	
	Visão.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201956836)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	De acordo com Peter Drucker, a finalidade do processo de planejamento é enfrentar a incerteza do futuro. Desta forma, o processo de planejamento é uma cadeia de objetivos e meios, que interfere na realidade para atingir uma realidade desejada, dentro de um intervalo de tempo. Planejar consiste em tomar alguns tipos de decisões. EXCETO.
		
	
	Definir um ou mais cursos de ação
	
	Definir Qualidade de produto
	
	
	O termo SWOT é um acrônimo das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam, em português, respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Uma empresa realizou uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças), como parte da construção de seu plano de negócio para os próximos cinco anos. No que diz respeito a essa análise, assinale a opção correta.
		
	
	Falta de competência técnica e equipamentos obsoletos constituem uma fraqueza. 
	
	Região com população em crescimento e de bom poder aquisitivo é um exemplo de ponto forte. 
	Na função Organização o conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, que representa a configuração dos órgãos da organização, sua interdependência e funcionamento, integrando os recursos para alcançar os objetivos retrata o conceito de:
		
	
	Visão.
	
	Estratégia.
	
	Missão.
	
	Organograma.
	
	Planejamento.
	
	
	
	Concentração das decisões no topo da organização (nível institucional), com pouca ou nenhuma delegação para o nível intermediário. Este é o conceito de:
		
	
	Centralização.
	
	
	O processo de elaboração de um plano estratégico envolve a análise da missão e da situação estratégica; análise de pontos fortes e fracos da empresa; análise externa, envolvendo ameaças e oportunidades do mercado e a definição de estratégias (para onde devemos ir?). O Sr. Carlos Brito, um empreendedor no setor de turismo, está elaborando o plano estratégico da sua empresa, quando: 
		
	
	Define os negócios, com base na sua compreensão dos consumidores e dos conhecimentos de seus concorrentes diretos; identifica os seus pontos fortes e os pontos fracos e pretende aumentar a sua participação no mercado.
	
	
	
	A Cia. Metalúrgica Belo Monte, uma empresa com cinco unidades em operação, pretende implementar a ferramenta conhecida como balanced scorecard - BSC, pois a mesma fornece uma visão do conjunto dos fatores críticos de sucesso, que são as perspectivas do cliente; perspectiva dos processos internos; perspectiva da inovação e aprendizagem organizacional e a perspectiva do desempenho financeiro. Considerando esses fatores de sucesso, pode-se afirmar que o balanced scorecard - BSC é uma ferramenta relacionada à: 
		
	
	
	
	
	
	
	
	Gestão estratégica. 
	
	Gestão de perspectivas empresarial.
	
	
	
	Dentro da estrutura organizacional, o organograma é o conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Qual é a opção abaixo que não retrata os objetivos dessa estrutura:
		
	
	Alinha os níveis hierárquicos 
	
	Cria relações de comando
	
	Mostra a departamentalização por clientes
	
	
	
	
	
	
	Funções da empresa. São as tarefas principais necessárias para realizar os objetivos da empresa, divididas em Suprimentos, Operações, Marketing e Vendas, Finanças e Recursos Humanos. A coordenação dessas funções especializadas é o papel do:
		
	
	
	
	
	
	
	
	Administrador Geral
	Qual o indicador que representa o resultado entre as saídas de um trabalho e os recursos utilizados?
		
	
	Produtividade
	
	
	
	
	Os resultados dos processos de transformação naárea de operações são produtos e serviços, que são comprados pelos clientes em função das suas utilidades. No entanto, produtos e serviços são diferentes. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos serviços.
		
	
	Têm a possibilidade de armazenar.
	
	Fácil de medir a qualidade.
	
	Consumo e produção simultâneos.
	
	Tangíveis e Duráveis.
	
	O consumo é postergado.
	
	
	Identificar que insumos, instalações e equipamentos são necessários para fornecer o produto ou serviço, quem são os fornecedores, qual o volume de operações, que quantidade de produtos deve ser fornecida, quantos clientes devem ser atendidos, onde deve ser entregue o produto ou serviço e qual o sistema de transporte. Tudo isso consiste em:
		
	
	Organização de um sistema de operações
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Com a globalização mundial, é exigido das organizações mais competência em sua administração da produção, para que possam sobreviver no mercado. Com isso, as empresas precisam utilizar ou escolher o sistema de administração da produção adequado para sair em vantagem ou, pelo menos, em condições de participar dos desafios enfrentados no dia a dia do mercado. A essência de qualquer negócio é a criação de valor por meio da transformação de insumos em produtos e serviços. É o sistema de operações da empresa que faz a transformação e cria valor para os clientes e outras partes interessadas. Uma das principais tarefas na criação de uma empresa é a montagem de seu sistema de operações, que fornece os produtos e serviços concebidos pela função de Marketing e selecionados pelas decisões estratégicas. No mercado, quando uma empresa atinge essa excelência chamamos de: 
		
	
	Vantagem competitiva
	
	Relacionamento
	
	
	
	
	
	
	
	
	Em uma análise SWOT, marque a opção falsa 
		
	
	As oportunidades são elencadas
	
	As ameaças são apontadas
	
	É possível prever as mudanças hierárquicas
	
	Se destaca uma análise das oportunidades
	
	É possível verificar análise das fraquezas 
	
	
	Para conseguir as pessoas certas e lidar com elas do modo mais adequado, as empresas precisam de uma função eficaz de Recursos Humanos, que compreende quatro processos básicos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes processos.
		
	
	Definição dos preços dos produtos.
	O Composto de Marketing (ou Mercadológico), ou ainda, Marketing Mix foi criado por Neil H. Borden em 1964, e representa um conjunto de estratégias usadas desde a concepção do produto até a sua colocação no mercado, para criar valor para o cliente e atingir os objetivos de Marketing na organização. Os quatro elementos básicos do composto de marketing são: 
		
	
	
	
	
	
	
	
	Produto, Preço, Praça e Promoção.
	
	Propaganda, Preço, Praça e Promoção.
	
	
	
	Segundo Maximiano (2006), o objetivo básico da função Marketing é:
		
	
	Estabelecer e manter a ligação da empresa com seus clientes. 
	
	
	
	A função Recursos Humanos, ou Gestão de Pessoas, tem os seguintes componentes típicos, entre outros:
		
	
	
	
	Planejamento de mão de obra; recrutamento e seleção; capacitação; administração de desempenho e administração de pessoal. 
	
	
	O objetivo básico da função Operações, segundo Maximiano (2006), é:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Fornecer o produto (bens ou serviços) da empresa. 
	
	
	É o processo de dividir o mercado total de clientes em grupos homogêneos entre si, formando segmentos com as mesmas características, comportamentos e necessidades, ficando mais fácil atender o cliente. Este é o conceito de:
		
	
	Segmentação.
	
	Marketing.
	
	O objetivo da função Marketing e Vendas, segundo Maximiano (2006), entre outros, é o:
		
	
	Desenvolvimento de fornecedores. 
	
	Desenvolvimento dos canais de suprimento de matérias-primas. 
	
	Desenvolvimento de canais de distribuição e gestão dos pontos de venda.
		
		O Recrutamento é a atividade desenhada para atrair um conjunto de candidatos qualificados para um cargo específico de uma organização. O mercado no qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do Recrutamento Externo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Reciclagem do quadro de empregados.
	
	
	
		2.
		Pode-se conceituar cliente como: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Pessoas e organizações que compram ou usam os bens e serviços colocados no mercado. 
	
	
	Apenas as pessoas físicas que compram produtos. 
	
	
	
		3.
		Competências são atributos que uma pessoa deve ter para desempenhar as responsabilidades ou funções do seu cargo. As competências são comportamentos ou ações observáveis, enquanto o que descreve as tarefas e as responsabilidades de um ocupante corresponde ao seu cargo. Nesse contexto, entre outros aspectos, corresponde à competência: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Saber identificar, organizar, planejar e alocar recursos. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		O Sr. Carlos Castanheira, analista contábil da empresa, mantém, realiza análise, organiza, interpreta e transmite as informações sobre a sua análise de forma eficiente e eficaz para os Diretores da empresa, de forma sistemática. O Sr. Carlos Castanheira é: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Competente nas suas atividades.
	
	
		5.
		Em uma empresa familiar de pequeno porte, que emprega 15 colaboradores, a função recursos humanos: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Está presente, mesmo que não exista um departamento de pessoal. 
	
	
	
	
	
		6.
		O recrutamento pode ser interno ou externo. O recrutamento interno consiste em buscar, no quadro de funcionários da própria empresa, pessoas qualificadas para ocupar outros cargos. Isso pode ocorrer por meio de: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Transferência e promoção. 
		Contabilidade é uma ciência que controla a situação patrimonial da organização, a sua evolução e os instrumentos usados na tomada de decisões. 
Desta forma, permite manter o controle permanente do patrimônio da empresa. 
                                   PORQUE 
O objetivo da Contabilidade é permitir que cada grupo de partes interessadas possa avaliar a situação econômico-financeira da empresa, em um determinado momento, bem como as tendências. 
	
	
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	
	
		2.
		As Demonstrações financeiras são relatórios que classificam e quantificam as contas de uma empresa. Assinale a Demonstração Financeira que mostra a situação econômico-financeira da empresa em uma determinada data, apresentando a evolução do patrimônio, que é representado por bens, direitos e obrigações acumulados ao longo dos exercícios.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Balanço patrimonial.
	
	
	Patrimônio líquido.
	
	
	
		3.
		Contabilidade é uma ciência que controla a situação patrimonial da organização, a sua evolução e os instrumentos usados na tomada de decisões. Desta forma, permite manter o controlepermanente do patrimônio da empresa. Há regras de aplicação geral que orientam os procedimentos e práticas da Contabilidade. Essas regras uniformizam e orientam a produção e avaliação da qualidade dos relatórios contábeis. As regras são postulados, princípios contábeis e convenções. As Demonstrações Financeiras são relatórios que classificam e quantificam as contas de uma empresa. As mais utilizadas são: Assinale a alternativa a única CORRETA. 
	
	
	
	
	
	Plano de Contas e Demonstração do Fluxo de Caixa
	
	
	Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício
	
	
	Demonstração do Fluxo de Caixa e Elenco de Contas
	
	
	Balancete de Verificação e Plano de Contas
	
	
	Demonstração de Resultado do Exercício e Amortização
	
	
	
		4.
		Duas decisões que se espera que o administrador financeiro saiba tomar são:
	
	
	
	
	
	Maximização do passivo circulante e oferta.
	
	
	Financiamento e investimento.
	
	
	Liquidação de ativos e procura.
	
	
	Maximização do custo e produção.
	
	
	Financiamento e dados financeiros.
	
	
	
		5.
		O campo das Finanças está estreitamente relacionado ao da Contabilidade porque:
	
	
	
	
	
	O administrador financeiro deve saber tomar decisões em função do fluxo de caixa.
	
	
	A análise do fluxo de caixa não é fundamental para o administrador financeiro.
	
	
	O administrador financeiro deve ser capaz de conhecer a análise marginal.
	
	
	O administrador financeiro deve ser capaz de utilizar as teorias econômicas como diretrizes para realizar operações comerciais.
	
	
	A idéia da maximização de luco predomina sobre a da maximização da riqueza.
	
	
	
		6.
		Em uma empresa, a maximização de lucro desconsidera:
	
	
	
	
	
	Não apenas o fluxo de caixa, mas também o risco.
		
		Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições. Os empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. Que ferramenta de gestão possibilita o planejamento e desenvolvimento inicial do empreendimento? 
	
	
	
	
	
	Plano de Negócio
	
	
		2.
		A resposta que melhor define o Plano de negócios é:
	
	
	
	
	
	Apresentação do negócio através da análise de mercado, plano estratégico, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro.
	
	
	
		3.
		O plano de negócios é o desenho da empresa. É um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa. Assinale a alternativa que NÃO faz parte do roteiro do plano de negócio:
	
	
	
	
	
	Trabalho em equipe.
	
	
	
		4.
		A seção do Plano de Negócios que apresenta um breve resumo da organização da sua empresa, sua história e seu status atual, enfatizando as características únicas do negócio e como a empresa provê soluções e benefícios ao cliente é a(o):
	
	
	
	
	
	Descrição do negócio.
	
	
		5.
		A maximização da riqueza dos proprietários de uma empresa é medida pelo (a):
	
	
	
	
	
	Preço da ação em uma sociedade anônima.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		O plano de negócios é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases realistas. Um plano de negócios bem feito deverá estar em condições de ser implantado, de se transformar em uma "empresa incubada", de sensibilizar parceiros e investidores. Há mais de um caminho para se chegar ao mesmo objetivo e mais de uma solução para resolver os diferentes problemas. É melhor fazer uma escolha que garanta sucesso no longo prazo que escolher a solução mais imediatista de sucesso aparente. O plano de negócios pode também conduzir à conclusão de que o empreendimento deva ser adiado ou suspenso por apresentar alta probabilidade de fracasso. O plano de negócios contém os principais pontos de cunho gerencial a serem considerados na criação de um empreendimento. DOLABELA, F. O segredo de Luísa - uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 1 ed. São Paulo: Sextante, 2008. A partir das informações do texto, conclui-se que, ao elaborar um plano de negócios, o empreendedor deve considerar que: 
	
	
	
	
	
	As estratégias iniciais definidas para produto, preço, distribuição e comunicação são suficientes para futura diversificação de mercado
	A definição da palavra "organização" tem dois aspectos inter-relacionados. Uma visão estática a considera uma estrutura em função de ser uma rede de relacionamento entre indivíduos, posições e tarefas. Uma visão dinâmica refere-se às funções gerenciais pelas quais as organizações são criadas, adaptadas e mudadas continuamente. Destaca-se que ambos são importantes para o desenvolvimento da empresa. Entre funções, a organização permite. EXCETO.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Entender a missão da empresa de forma linear;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201435302)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A demanda caracteriza e sofre influências do comportamento dos compradores. Entre os principais fatores que influenciam a demanda são: preço, renda, preço de bens relacionados e gosto. O preço é uma variável que mais influencia a quantidade demandada e compõe o que é denominada pelos economistas Lei da Demanda, segundo a qual os consumidores comprarão mais se o preço diminuir e menos se o preço aumentar. Considerando os fatores preço, renda e o gosto, está correta a afirmativa: 
		
	
	
	
	
	
	
	
	A quantidade vendida será maior se houver redução nos preços, bem como se a renda da população aumentar ou mantiver estável e se o produto for de gosto satisfatório. 
	
	A quantidade vendida será menor, se houver um aumento de preços e a renda da população aumentar e o produto for de gosto satisfatório. 
		
	
	
	
	O organograma linear (ou matriz de responsabilidade) é um gráfico que mostra:
		
	
	Uma linha de atividades; Departamentos ou pessoas envolvidas na execução das atividades, bem como a divisão das responsabilidades e da autoridade entre os departamentos, para execução das atividades. 
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	Organograma é uma representação gráfica do conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um objetivo da elaboração do Organograma:
		
	
	Determinar os tipos de Relações informais. 
	
	
	
	Maximiano (2006) considera que as FUNÇÕES são tarefas e os DEPARTAMENTOS unidades de trabalho. Portanto, pode-se concluir que:
		
	
	
	
	
	
	O Departamento de Pessoal é unidade de trabalho, enquanto Recursos Humanos é uma função. 
	
	
	
	
		
	
	
	
	A Cia. Metalúrgica Belo Monte, uma empresa com cinco unidades em operação, pretende implementar a ferramenta conhecida como balanced scorecard - BSC, pois a mesma fornece uma visão do conjunto dos fatores críticos de sucesso, que são as perspectivas do cliente; perspectiva dos processos internos; perspectiva da inovação e aprendizagem organizacional e a perspectiva do desempenho financeiro. Considerando esses fatores de sucesso, pode-se afirmar que o balanced scorecard - BSC é uma ferramenta relacionada à: 
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Gestão estratégica. 
	
	
	
	
	Conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursospara alcançar os objetivos. Retrata a configuração dos órgãos da organização, sua interdependência e funcionamento. É a atividade organizadora dos recursos da organização e suas interações:
		
	
	Organograma
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	Dentro da estrutura organizacional, o organograma é o conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Qual é a opção abaixo que não retrata os objetivos dessa estrutura:
		
	
	Coordena o processo de tomada de decisão
	
	Cria relações de comando
	
	Mostra a departamentalização por clientes
	
	Alinha os níveis hierárquicos 
	
	Identifica as relações funcionais
		
	
	
	
	
	A escolha do negócio é uma etapa de fundamental importância para o sucesso para o empreendedor, fundados na sua criatividade e no mercado. O Sr. Moacir de Almeida, mecânico de veículo, em especial do antigo fusca, montou seu negócio de transformação desse carro para um veículo de transporte de cargas, que passou a ser conhecido como plancha. Veículo esse fabricado sob encomenda, com as seguintes características: rústico, prático, que opera em condições que outros veículos não conseguem trafegar e de custo baixo. Ele aproveita o motor e chassis do veículo e o transforma em carro rústico, dotado de carroceria de madeira para transporte de mercadorias de área de produção para o centro de distribuição da propriedade. Considerando a avaliação de ideias de produtos, identifique e explique os fatores críticos para o sucesso no caso do plancha fabricado pelo Sr. Moacir. 
		
	
	Compare com a sua resposta: TERMOS CHAVES: Atendimento de uma necessidade, vantagens do produto, preço adequado.
		
	
	
	
	
	Diversos fatores econômicos podem afetar diretamente as empresas, em especial os pequenos negócios. Entre os mais citados pelos analistas econômicos estão o crescimento da economia, a inflação e a taxa de juros. Explique como a taxa de juros afeta os resultados dos pequenos negócios.
		
	
	Compare com a sua resposta: A variação das taxas de juros tem um efeito direto sobre os resultados das empresas, em especial sobre os pequenos negócios. Os juros representam o custo do dinheiro. Ou seja, para se ter acesso a empréstimos, financiamentos, etc. as empresas pagam juros pelo uso desse dinheiro. Esse fato onera os custos de produção e funcionamento da empresa. Com o aumento dos custos, a empresa se ver obrigada a repassá-lo para os consumidores sob a forma de aumento de preços. Um aumento no nível de preços, por sua vez, pode afetar os níveis de demanda (os clientes estarão menos propensos a gastar). Como alternativa para não aumentar os preços em demasia, as empresas poderiam reduzir suas margens de lucro que proporcionaria um menor retorno sobre o investimento. Em ambas as situações, os resultados das empresas seriam afetados.
		
	
	De acordo com conhecimento sobre Análise SWOT assinale a opção correta: 
I - Ameaças e Fraquezas estão localizadas no ambiente externo. 
II - Oportunidades e Ameaças estão localizadas no ambiente externo. 
III - Forças e Oportunidades estão no ambiente externo. 
IV - Forças e Fraquezas estão localizadas no ambiente interno. 
		
	
	2 e 4 são verdadeiras.
	Uma organização é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Os especialistas em estratégia recomendam que os empreendedores, para escolher um negócio, precisam entender o que têm de enfrentar, e ao mesmo tempo, avaliar os recursos com os quais podem contar, ou seja, precisam aplicar a análise SWOT ou FOFA. Baseado no conceito da Análise SWOT assinale a alternativa correta:
		
	
	Oportunidades e Ameaças estão localizadas no ambiente externo.
	O planejamento determina antecipadamente quais objetivos devem ser alcançados e como proceder para atingi-los. Ele busca basicamente um método para sistematizar o processo de--------------------------- e projetar ações para enfrentar situações futuras.
		
	
	
	
	
	
	Decisões
	
	
	
	
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201956836)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Peter Drucker, a finalidade do processo de planejamento é enfrentar a incerteza do futuro. Desta forma, o processo de planejamento é uma cadeia de objetivos e meios, que interfere na realidade para atingir uma realidade desejada, dentro de um intervalo de tempo. Planejar consiste em tomar alguns tipos de decisões. EXCETO.
		
	
	Definir objetivos
	
	Definir resultados
	
	Definir meios de execução
	
	Definir um ou mais cursos de ação
	
	Definir Qualidade de produto
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202011218)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O organograma representa o conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, que representa a configuração dos órgãos da organização, sua interdependência e funcionamento, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Assinale a alternativa que NÃO representa um objetivo do Organograma:
		
	
	Coordenar o processo de tomada de decisão.
	
	Identificar as relações familiares.
	
	
	
	
	
	
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201201436891)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Uma das ferramentas que procuram fornecer a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso é o Balanced Business Scorecard - BSC, criado por Kaplan e Norton, e focaliza quatro dimensões (também chamadas de perspectivas) importantes para o desempenho da empresa, cada uma das quais se desdobra em medidas específicas que podem se dividir em indicadores. Essas perspectivas são: perspectiva do cliente; perspectiva de inovação e aprendizagem organizacional; perspectiva dos processos internos e perspectiva do desempenho financeiro. Quando se estuda as formas de continuar a melhorar e criar valor agregado, está se atuando na perspectiva de/do(s): 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Inovação e aprendizagem organizacional. 
	
	
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201984837)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O termo SWOT é um acrônimo das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam, em português, respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Uma empresa realizou uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças), como parte da construção de seu plano de negócio para os próximos cinco anos. No que diz respeito a essa análise, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	
	
	Falta de competência técnica e equipamentos obsoletos constituem uma fraqueza. 
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201437298)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A Distribuidora de Material de Escritório Rio Bravo S.A. é uma grande distribuidora de material de escritório e escolar, que atua no atacado e no varejo. No varejo opera com cinco lojas próprias. No atacado vende para papelarias e participa de licitações públicas. Além desse mercado, atua ainda com clientes corporativos fornecendo material para escritório, através de pedidos diretos de cada setor das empresas que mantém contrato, efetuando a entrega dos materiais pedidos. O Departamento de Marketing está estruturado com Divisão de Clientes Corporativos, que articula negociações com clientes corporativos, a Divisão de Atacado, que atende as vendas por atacado e participa de licitações públicas, e a Divisão de Varejo que coordena as operações das lojas. Vale lembrar que, além desse Departamento de Marketing, há outros departamentos, como de Logística, de Finanças e o de Recursos Humanos. Considerando as diferentes formas de organização, são, entre outras, a organização por funções, a organização por produto, a organização por clientes, a organização por área geográfica. A Distribuidora deMaterial de Escritório Rio Bravo está organizada por: 
	
	
	
	
	
	
	Organização por funções e organização por clientes. 
	
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201447894)
	
	É possível desenvolver a ferramenta balanced scorecard, sem amparo da inovação e aprendizagem organizacional? Justifique sua resposta.
		
	Compare com a sua resposta: Resposta esperada: Não. É necessário o atendimento de todas as outras perspectivas: dos clientes; a perspectiva financeira; a perspectiva de processos internos. 
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201957071)
	
	O que diferencia competidores em negócios é o poder de se adaptar rapidamente ao mercado, um vez que podem combinar várias estratégias de muitas maneiras diferentes, de forma a mudar aquilo que o diferencie de seus rivais. Pode-se então planejar a evolução de uma empresa? 
		
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá responder que ganha vantagem aquele que inova continuamente seus produtos e serviços, se antecipando e surpreendendo seus clientes.
	A representação gráfica da estrutura organizacional é denominada:
		
	
	
	
	Organograma. 
	
	
	
	
	
	
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201201435850)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Planejar consiste em tomar os seguintes tipos de decisões:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Definir o objetivo (ou objetivos); definir um ou mais cursos de ação e definir meios de execução. 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201435873)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O sucesso de um novo negócio depende muito de planejamento, que consiste em tomar as seguintes decisões: Definir os objetivos; definir um ou mais cursos de ação e definir os meios de execução. O Sr. Cláudio Silveira que pretende iniciar os negócios na área de turismo rural, pois já possui uma fazenda que pode servir de base para tal atividade, está planejando quando: 
		
	
	
	
	
	
	
	
	Está definindo qual a situação deverá ser alcançada em um determinado período de tempo; os caminhos a seguir para atingir os objetivos e efetuando a previsão dos recursos necessários para realizar os objetivos. 
	
	
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201201956844)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A definição da palavra "organização" tem dois aspectos inter-relacionados. Uma visão estática a considera uma estrutura em função de ser uma rede de relacionamento entre indivíduos, posições e tarefas. Uma visão dinâmica refere-se às funções gerenciais pelas quais as organizações são criadas, adaptadas e mudadas continuamente. Destaca-se que ambos são importantes para o desenvolvimento da empresa. Entre funções, a organização permite. EXCETO.
		
	
	Entender a missão da empresa de forma linear;
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201201435890)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O processo de elaboração de um plano estratégico envolve a análise da missão e da situação estratégica; análise de pontos fortes e fracos da empresa; análise externa, envolvendo ameaças e oportunidades do mercado e a definição de estratégias (para onde devemos ir?). O Sr. Carlos Brito, um empreendedor no setor de turismo, está elaborando o plano estratégico da sua empresa, quando: 
	
	
	
	
	
	
	Define os negócios, com base na sua compreensão dos consumidores e dos conhecimentos de seus concorrentes diretos; identifica os seus pontos fortes e os pontos fracos e pretende aumentar a sua participação no mercado.
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201624579)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Elemento que determina antecipadamente quais objetivos deve ser alcançados e como proceder para atingi-los. Ele busca basicamente um método para sistematizar o processo de decisões e projetar ações para enfrentar situações futuras.
		
	
	Coordenação
	
	Planejamento
	
	
	
	
	
	
		
	
	 7a Questão (Ref.: 201201624587)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Retrata a configuração dos órgãos da organização, sua interdependência e funcionamento. É a atividade organizadora dos recursos da organização e suas interações:
		
	
	Organograma
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201201956853)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Funções da empresa. São as tarefas principais necessárias para realizar os objetivos da empresa, divididas em Suprimentos, Operações, Marketing e Vendas, Finanças e Recursos Humanos. A coordenação dessas funções especializadas é o papel do:
		
	
	Gerente de Suprimentos
	
	Administrador Geral
	
	
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201437377)
	
	Além das formas convencionais de estruturação, em algumas empresas, como de consultoria, promoção de eventos, construção civil, desenvolvimento e implantação de sistemas de informação e outros assemelhados, que atuam com diversos projetos, é conveniente a adoção de estruturas complexas, como a organização de projeto, estrutura matricial, organização por processos. Considerando uma empresa de construção civil, com diversas obras em projetos e outras em andamento, identifique e explique sucintamente as razões de adequação da adoção da estrutura complexa. 
		
	
	
Compare com a sua resposta: Atuação em diferentes projeto com produto singular, adequada coordenação entre departamentos; atividades temporárias relacionada a cada projeto; melhor utilização dos recurso através compartilhamento. TERMOS CHAVES: PROJETO, COORDENAÇÃO, ATIVIDADES TEMPORÁRIAS, UTILIZAÇÃO DE RECURSOS. 
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201984845)
	
	Para Drucker (2001) a finalidade do processo de planejamento é enfrentar a incerteza do futuro. Sendo assim, explique de forma sucinta, o processo de planejamento estratégico nas empresas.
		
	
	
Compare com a sua resposta: O planejamento estratégico visa delimitar as ações a serem tomadas pela empresa com o intuito de se antecipar ao mercado, sendoo considerado uma ferramenta organizacional importante, pois elimina inúmeros erros.
		
	
	Como sistemas, as operações de produção de bens ou de prestação de serviços são semelhantes: com entrada, processamento e saída. Mas há diferenças no fornecimento de bens e de prestação de serviços. Portanto, com base nas diferenças presentes na produção de bens e na prestação de serviços, estão corretas as afirmativas: 
		
	
	Os bens são tangíveis, com facilidade de medir a qualidade, enquanto os serviços são intangíveis e com facilidade de medir a qualidade. 
	
	Os bens são tangíveis, com possibilidade de armazenar, enquanto os serviços são intangíveis e o armazenamento é impossível. 
	
	Os bens são tangíveis, e em geral e não podem ser consertados nem refugados, enquanto os serviços são intangíveis e podem ser consertados e refugados.
	
	Os bens são tangíveis, o consumo é imediato após produção, enquanto os serviços são intangíveis e o consumo é postergado. 
	
	Os bens são tangíveis, com grande contato com o cliente no processo produtivo, enquanto os serviços são intangíveis e há relação direta com o cliente durante o processo de prestação de serviços. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201629942)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em uma análise SWOT, marque a opção falsa 
		
	
	As oportunidades são elencadas
	
	É possível verificar análise das fraquezas 
	
	Se destaca uma análise das oportunidades
	
	É possível prever as mudanças hierárquicas
	
	As ameaças são apontadas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202011242)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os resultados dos processos de transformação naárea de operações são produtos e serviços, que são comprados pelos clientes em função das suas utilidades. No entanto, produtos e serviços são diferentes. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos serviços.
		
	
	Tangíveis e Duráveis.
	
	Fácil de medir a qualidade.
	
	Têm a possibilidade de armazenar.
	
	O consumo é postergado.
	
	Consumo e produção simultâneos.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201437898)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Pode-se conceituar cliente como: 
		
	
	Apenas as pessoas físicas que compram produtos. 
	
	Todas as pessoas pesquisam preços de bens para possível compra. 
	
	Pessoas e organizações que compram ou usam os bens e serviços colocados no mercado. 
	
	Todos os possíveis interessados em adquirir novos serviços. 
	
	Pessoas que já viram novos produtos em algum mercado ou ponto de venda.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201438598)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O mais importante no desenvolvimento de um produto com qualidade de projeto é o princípio que a forma segue a função. Portanto, primeiro deve-se levar em consideração a utilidade e depois o formato. Nesse contexto, deve-se: 
		
	
	Identificar as necessidades de qualificação profissional do pessoal de produção para o bom andamento das operações. 
	
	Identificar as necessidades do processo de produção, para tanto, sempre deve-se consultar aqueles que vão processar a produção. 
	
	Identificar as necessidades que o produto deve atender, por isso, sempre que possível, recomenda-se consultar o cliente para identificar suas necessidades. 
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201624611)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	No mundo de hoje, as preocupações das organizações voltam-se para a globalização, pessoas, cliente, produtos/ serviços, conhecimento, resultados e tecnologia. As mudanças e transformações na área de RH são intensas, predominando a importância do capital humano e intelectual. As empresas dependem de pessoas qualificadas, motivadas, integradas e produtivas para realizar seus objetivos. Desafios da moderna Gestão de Pessoas: EXCETO 
		
	
	
	
	
	
	
	
	Evolução da tecnologia, investir continuamente, mais em máquinas e equipamentos;
	
	Lidar com pessoas e culturas de todo o mundo;
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201441255)
	
	O conceito de Gestão da Cadeia de Suprimentos propiciou uma integração ainda mais forte entre todos os elementos da cadeia produtiva, levando-os a atuar de forma conjunta, visando alcançar um objetivo comum que gerasse benefícios a todos. O que se pretendia, fundamentalmente, nessa fase?
		
	
	
Compare com a sua resposta: Pretendia-se reduzir custos e desperdícios; reduzir estoques que se acumulavam ao longo dos vários elos da cadeia de suprimentos; melhorar a qualidade de serviços ao consumidos final e minimizar o ciclo de vida do pedido. 
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201449016)
	
	O que é preferível a maximização do lucro ou da riqueza dos acionistas? Por que?
		
	
	
Compare com a sua resposta: A maximização da riqueza. Porque ao maximizar o lucro o administrador financeiro escolherá apenas aquelas decisões que se espera darão maior contribuição para a lucratividade total da empresa, não cuidando do aumento do preço da ação, que é consistente com o aumento da riqueza do proprietário.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201629036)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para conseguir as pessoas certas e lidar com elas do modo mais adequado, as empresas precisam de uma função eficaz de Recursos Humanos, que compreende quatro processos básicos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes processos.
		
	
	
	
	
	
	Definição dos preços dos produtos.
	
	
	
	
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201984840)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O perfil atribuído ao profissional da gestão administrativa, exigido hoje pelo mercado de trabalho, vai além de conhecimentos técnicos: exige-se desse profissional uma visão holística do mundo globalizado dos negócios. Quanto a isso, é correto afirmar que o gestor administrativo de uma empresa, independentemente do seu porte (pequena, média ou grande), tem como principal(is) função(ões): I. Cuidar com esmero e dedicação dos processos de comunicação, coordenação e participação de todo o quadro de funcionários da empresa. II. Desempenhar o papel de agente facilitador na administração geral (planejamento, controle, direção e organização), tendo uma visão empreendedora voltada ao Plano Estratégico da empresa. III. Fazer planos, organizar, dirigir e controlar as operações da empresa, por meio de um esforço isolado. IV. Apresentar habilidade e competência no processo de saber lidar com pessoas que executam os trabalhos ou serviços para as quais foram contratadas. Assinale a alternativa correta. 
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
	Um dos desafios da moderna gestão de pessoas é a manutenção de pessoas que compreendem:
		
	
	Programas de remuneração, recompensas, benefícios, serviços sociais, administração da disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho, entre outros. 
	
	Programa de remuneração variável, benefícios, segurança, estabilidade, programa de aposentadoria, programa de ação social e ambiental, planos de reconhecimento de méritos, entre outros. 
	
	Planos de cargos e salários, bonificações, benfeitorias, planos de saúde, entre outros. 
	
	Programa de pagamento, produtividade, planos de saúde, planos de benefícios, entres outros. 
	
	Planejamento, organização, direção e controle de programas de benefícios. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202038216)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A empresa Supersummer comercializa o famoso bronzeador No-Sun, muito consumido por um público na faixa etária entre 12 a 25 anos. Para aproveitar o sucesso deste produto, a empresa está lançando novidades no mercado: No-Sun Lotion, loção hidratante pós sol, e o No-Sun Hair, um creme para proteger os cabelos dos raios solares. O lançamento dos dois novos produtos ocorreu na mesma época, porém, as estratégias de precificação adotadas, quando do lançamento, foram diferentes. No caso da loção hidratante, devido ao fato de já haver vários concorrentes estabelecidos, a empresa decidiu lançar o produto buscando manter uma eficiência em seu processo produtivo para manter o menor preço possível, pressupondo que os consumidores são sensíveis ao preço. No caso do produto No-Sun Hair, a empresa adotou uma estratégia de supervalorização do produto procurando projetar, uma forte identidade, tornando-o nitidamente distinto dos produtos dos concorrentes. Por isso, foi determinada a prática de preço alto, partindo-se da suposição de que o preço elevado comunicaria uma imagem de qualidade superior para o produto. Ao lançar os novos produtos No-Sun loção hidratante e No-Sun creme protetor para os cabelos é correto afirmar que a empresa está praticando que tipo de estratégia competitiva para cada produto (estratégias competitivas de Porter)?
		
	
	No caso do No-Sun Lotion, a estratégia adotada foi a de foco amplo, e no caso do No-Sun Hair, a estratégia adotada foi a de diferenciação de curto prazo. 
	
	No caso do No-Sun Lotion, a estratégia adotada foi a de diferenciação, e no caso do No-Sun Hair, a estratégia adotada foi a de liderança de custos. 
	
	No caso do No-Sun Lotion, a estratégia adotada foi a de liderança de custos, e no caso do No-Sun Hair, a estratégia adotada foi a de diferenciação.
	
	No caso do No-Sun Lotion, a estratégia adotada foi a de foco de curto prazo, e no caso do No-Sun Hair, a estratégia adotada foi a de liderança de custos. 
	
	No dois lançamentosa empresa Supersummer adotou a estratégia de marcas combinadas. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201440970)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Em uma empresa familiar de pequeno porte, que emprega 15 colaboradores, a função recursos humanos: 
		
	
	Em uma empresa de pequeno porte é necessária a função de recursos humanos com um órgão específico, como o departamento de pessoal. 
	
	Em uma empresa de pequeno porte não é necessária a função de recursos humanos. 
	
	Está presente, mesmo que não exista um departamento de pessoal. 
	
	Em uma empresa de pequeno porte, se for familiar não é preciso a função de recursos humanos. 
	
	Em uma empresa de pequeno porte, se não for familiar é preciso de um Departamento de Recursos Humanos. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201437889)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Pode-se identificar, de forma simplificada, as atividades de marketing como:
		
	
	
	
	
	
	
	
	A determinação das necessidades e os desejos dos mercados-alvo e satisfazê-los de forma mais eficaz que os concorrentes. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201437920)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A maioria dos produtos tem ciclo de vida que corresponde a diferentes estágios de posicionamento do produto no mercado, em geral, constituída de quatro fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Pode-se considerar que: I - O produto está na fase de introdução quando o produto é concebido (projeto de produto). II - O produto está na fase de crescimento quando o esforço de promoção procura reforçar as características do mesmo. III - O produto está fase de maturidade quando a competitividade é menor. IV - O produto está na fase de declínio quando há diminuição da demanda e de intensidade de competição. Estão corretas as afirmativas: 
		
	
	II e III. 
	
	II e IV. 
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201437891)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Entende-se por produto:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer a uma necessidade ou desejo. 
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201449034)
	
	Como é medida a riqueza dos proprietários de uma sociedade anônima e em que se baseia?
		
	
	
Compare com a sua resposta: A riqueza dos proprietários de uma sociedade anônima é medida pelo preço da ação, o qual é baseado na data de ocorrência dos retornos, em sua grandeza e em seu risco.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201629023)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Não existe uma maneira única de segmentar um mercado. Um profissional de Marketing deve experimentar diferentes variáveis de segmentação, isoladas e combinadas para encontrar a melhor maneira de visualizar a estrutura de mercado. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os critérios de segmentação:
		
	
	
	
	
	
	Demográfica, Geográfica e Psicográfica.
	
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202038230)
	
	Ademir é supervisor de Controle de Qualidade da linha de produção na empresa que trabalha. A característica mais marcante do seu estilo de chefia diz respeito ao fato de ele ser muito centralizador. Sua mesa de trabalho está sempre cheia de pastas e processos, assim como as gavetas de sua mesa. Não é raro levar tarefas para fazer em sua residência, principalmente nos fins de semana. Seu superior, por várias vezes, observou que Ademir demora muito tempo para tomar decisões ou opinar sobre problemas muito simples com os quais a empresa se defronta. Os processos ficam parados em sua mesa até que ele tenha tempo para se inteirar do assunto e propor a decisão que julga ser correta. Por outro lado, não são poucas às vezes em que Ademir observa seus subordinados parados, sem tarefas para executar. Quando questionado porque não delegava tarefas para eles executarem, Ademir respondeu que eles não tinham competência para executá-las. Também não confiava nas habilidades de seus subordinados. Apesar de Ademir estar consciente das vantagens da delegação de autoridade, ele continuava centralizando o poder. Com base na situação exposta, responda: quais as barreiras de um processo de delegação de autoridade? 
		
	
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve discorrer considerando os assuntos relacionados abaixo: - Barreiras à DELEGAÇÃO: medo de perder poder/ lugar; falta de tempo de treinar os subordinados; falta de subordinados capacitados e habilitados; Falta de habilidade de dirigir e coordenar; mania de perfeição (julga que faz qualquer tarefa melhor que os subordinados); ausência de controles, o que torna o chefe cauteloso quanto a delegação. - REGRAS PARA TORNAR A DELEGAÇÃO MAIS EFETIVA: Selecionar o subordinado adequado; Proporcionar um nível de autoridade compatível com as atividades exercidas pelo subordinado; explicar com precisão e clareza as atividades e resultados esperados; criar condições adequadas de motivação e participação; treinar e ajudar o subordinado em suas atividades; criar condições para forçar o subordinado a tomar decisões, dando-lhes, o apoio que se faz necessário; Promover incentivos e recompensar de alguma forma, um bom resultado apresentado pelo subordinado. REFERÊNCIAS: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos de criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201960697)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O Composto de Marketing (ou Mercadológico), ou ainda, Marketing Mix foi criado por Neil H. Borden em 1964, e representa um conjunto de estratégias usadas desde a concepção do produto até a sua colocação no mercado, para criar valor para o cliente e atingir os objetivos de Marketing na organização. Os quatro elementos básicos do composto de marketing são: 
		
	
	Produto, Preço, Propaganda e Promoção.
	
	Produto, Preço, Praça e Promoção.
	O Marketing Mix avalia e estuda:
		
	
	O produto, preço, praça e promoção. 
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201201960696)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	É o processo de dividir o mercado total de clientes em grupos homogêneos entre si, formando segmentos com as mesmas características, comportamentos e necessidades, ficando mais fácil atender o cliente. Este é o conceito de:
		
	
	Segmentação.
	
	
	
	
	
	
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201201437251)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As decisões relativas a investimento (avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos), segundo Maximiano (2006), é uma função típica de:
		
	
	
	
	
	
	
	
	Finanças. 
	
	Planejamento estratégico. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201437237)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O objetivo básico da função Operações, segundo Maximiano (2006), é:
		
	
	
	
	
	
	
	
	Fornecer o produto (bens ou serviços) da empresa. 
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201437258)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo Maximiano (2006), o objetivo básico da função Marketing é:
		
	
	
	
	
	
	Estabelecer e manter a ligação da empresa com seus clientes. 
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201437277)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O objetivo da função Marketing e Vendas, segundo Maximiano (2006), entre outros, é o:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Desenvolvimento de canais de distribuição e gestão dos pontos de venda. 
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201438608)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Os principais tipos de sistemas de transformação são: produção contínua, produção seriada; produção por encomenda; customização em massa e operação com projetos. Nesse contexto, pode-se afirmar que:A refinaria de petróleo é de produção contínua, enquanto a produção de carro é de produção seriada. 
	
	
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201441228)
	
	A fase, na qual se desenvolveu o importante conceito de Logística Integrada, foi bastante influenciada pelo emprego de poderosas tecnologias de informação e sistemas de comunicações, que contribuíram para uma grande revolução na forma de se tratar as informações. O que facilitou, a nível de sistema, essa integração e por quê?
		
	
Sua Resposta: D
	
Compare com a sua resposta: A mudança no nível de integração foi favorecida pela adoção do EDI (Intercambio eletrônico de dados), que conduziu à flexibilização do processo de programação. As informações, que antes só apresentavam alguma funcionalidade no tratamento histórico, passaram a ser essenciais para atualização de dados em tempo real. 
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201956969)
	
	Segundo Philip Kotler, marketing é o processo de criar, comunicar e entregar valor para o cliente. Explique 
		
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá responder que o marketing é responsável inicialmente em criar a ideia de produto/serviço utilizando pesquisas de necessidades e expectativas, comunicar a ideia utilizando todos os canais possíveis e entregar o que prometeu gerando satisfação para os seus clientes.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201438613)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A produção enxuta é o sistema que tem como princípio a maximização da eficiência por meio da eliminação de todos os tipos de desperdícios. Maximiano (2006) relaciona os sete desperdícios que considera mortais, que são: defeito no processo produtivo; operações desnecessárias; produção acima do volume necessário; tempo de espera desnecessária; estoques e equipamentos desnecessários; transporte de materiais sem agregação de valor e movimento de pessoas sem que haja agregação de valor. Considerando esses desperdícios, pode-se afirmar que:
		
	
	Os defeitos detectados nos produtos pós-vendas correspondem à operação desnecessária no processo de manufatura. 
	
	Os refugos e retrabalhos são defeitos no processo produtivo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes