Buscar

Redução de Danos na Cracolândia

Prévia do material em texto

A cracolândia, para mim, é vista como um descaso. As pessoas que moram lá são prejulgadas como drogadas, que roubam, sem alguma dignidade. A maior parte das pessoas julgam sem antes perceber o real motivo de cada um estar ali, sem considerar a história de vida antes da droga, e também, suas diversas tentativas de sair desse vicio para se encaixar nesse mundo e ter o mínimo para uma vida digna.
Como psicóloga, apropriaria muito o Sistema de redução de danos, pois se trata do bem estar individuo usuário, pondo as escolhas dele em primeiro lugar, visando um tratamento com o máximo de ética e utilizando os direitos humanos. 
Penso que quando a pessoa esta nesses casos já morando na rua, sem nada, e vem alguém “ajudar” levando para um abrigo que utiliza do método abstinência, para fim de tira-lo das drogas, isso acaba agravando a situação na maioria dos casos que conheço, pois a pessoa em algum momento irá sair do abrigo, e se não continuar tendo suporte psicológico, irá ter um gatilho que irá leva-lo para droga de novo, como um ciclo vicioso.
Então, por as escolhas do individuo em primeiro lugar é primordial. Mostrar que estamos aqui para conscientizar, ajudar, e não impor as regras de como ele deve viver sua própria vida. Isso ajuda a criar vinculo, e para esse tratamento, o vinculo é muito importante pois junto vem a confiança. Em momentos de necessidade ele irá buscar ajuda, e é nesse momento que a equipe multidisciplinar age para a redução de danos, e se caso for de vontade do paciente, a refazer sua vida lhe ajudando com novas oportunidades.

Outros materiais

Perguntas Recentes