Buscar

Juizado Especial Criminal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Juizado Especial Criminal
Hoje nos podemos dividir as infrações penais em 2 grandes grupos de um lado a macrocriminalidade(criminalidade que cuida do crime organizado) são infrações muito graves , cuja conduta afetam a sociedade como um todo , essa macrocriminalidade merece uma resposta diferenciada, seja como investigação ou seja como punição, não podemos comprar a macrocriminalidade com um crime que “beira uma bobagem” a chamada microcriminalidade, são as chamadas infrações de menor potencial ofensivo, que também merece um tratamento diferenciado. Juizado Especial Criminal cuida desses crimes de menor potencial (Lei 9.099/95), a primeira ideia que se tem com os juizados especiais criminais é que eles cuidam de introduzir no sistema a chamada justiça consensual, é por meio da justiça consensual que o autor do fato vai poder fazer acordos com o MP, o objetivo do legislador com os juizados criminais especiais é evitar que o autor do fato seja condenado, ex. “ A da um tapa na cara de B, causando uma lesão corporal leve, fui ate a delegacia, chegando lá vai incidir o 1° instituto que visa evitar prisão na lei 9.099, o delegado vai dizer a A “Você aparentemente cometeu uma lesão corporal contra B, o senhor tem 2 opções, a primeira se o senhor concordar em aparecer em uma audiência que o Juiz vai marcar no fórum o senhor vai assinar um termo e vai embora para casa, mas se não concordar vai ser lavrado o seu flagrante e o senhor esta preso ”“, primeira coisa a fazer é saber se essa lesão é da competência do juizado especial criminal, para saber se é, eu olho a pena , é a pena que me informa se eu estou no JECRIM ou não. Diz a Lei 9.099 que são da competência do JECRIM todas as contravenções penais e os crimes com pena máxima não superior a 2 anos, lesão corporal leve esta dentro disso, porque a pena máxima dela não é superior a 2 anos .
Nos Juizados não existe inquérito Policial, a lei substituiu o Inquérito Policial por Termo Circunstanciado, esse TC é como se fosse um inquérito, mas não é, fica tudo em um ato só. No momento da prisão, se você concordar comparecer em juízo em uma data que vai ser marcada você não vai preso em flagrante, se discordar, vai preso em flagrante.
Na audiência de conciliação estará “A”, o juiz, o Promotor e a vítima, a vitima vai estar La porque lesão corporal leve é uma ação penal publica condicionada a representação, a lei permite para esses crimes de ação penal privada ou publica condicionada que haja um acordo entre o autor do fato e o ofendido . Pode haver acordo, mas acaso não tenha o processo segue, analisando o processo, o Prmotor pode pedir arquivamento, ou pode acontecer a transação penal. 
A transação Penal existe entre o Promotor e o Autor do fato , também é uma medida que evita a ação penal , o Promotor vai dar uma sugestão ao autor do fato como: dizer para o autor do fato se reconhecer culpado, continuar inocente e pagar uma cesta básica/prestar serviços comunitários por uns meses, se o autor do fato aceitar isso esta extinta a punibilidade , transação penal é isso, é um acordo entre autor do fato e Promotor para evitar processo . Se o Promotor se recusar a fazer a proposta, ai o Juiz manda os autos para o procurador Geral de Justiça , Superior do MP, para que ele decida se é caso de oferecer ação penal ou não. Supondo que o autor do fato não aceite Transação Penal , a lei da 2 opções ou o Promotor faz denuncia oral ou os autos vão pro cluso ao promotor que oferece denuncia escrita. Ofereceu denuncia escrita, marca-se outra audiência, audiência de instrução, debate e julgamento. Nessa audiência começa com defesa oferecendo uma resposta, a defesa vai impedir que o juiz receba a denuncia, se o juiz receber a denuncia, abri-se ai mais um direito, a suspensão condicional do processo .
Caso não tenha a Suspensão Condicional do Processo, cabe instrução na mesma audiência, oitiva de testemunhas de acusação, testemunhas de defesa, interrogatório final, debates e sentença. Esta sentença é objeto de apelação para a turma recursal. No JECRIM os recursos não vão para os tribunais de justiça, vão para uma turma compostas de juízes, estes juízes vão analisar os recursos das sentenças proferidas nos JECRIM .

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes