A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
fichamento

Pré-visualização | Página 1 de 1

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da disciplina Análise Estratégica de Portfólios de Investimentos,
 Tutor: Prof. Gustavo Reis
Vila Velha 
2019
Estudo de Caso de Harvard: Análise de Investimento e Lockheed Tri Star
Referência: EDLESON, Michael E. Harvard Business School. 1993 
Texto do Fichamento:
“1. A Rainbow Products está analisando a compra de uma máquina de mistura de pintura para reduzir custos de mão de obra. A economia esperada resultaria em fluxos de caixa adicionais para a Rainbow de $5.000 por ano. A máquina custa $35.000 e espera-se que dure 15 anos. A Rainbow determinou que o custo do capital para este investimento é de 12%. 
[A] Computar o retorno, valor líquido atual (NPV), e taxa interna de retorno (IRR) para esta máquina. A Rainbow deve comprá-la? Suponha que todos os fluxos de caixa (exceto a compra inicial) ocorram no fim do ano, e não considere os impostos. 
[B] Para despesas adicionais de $500 por ano, a Rainbow pode ter um contrato de manutenção "Como Novo" que mantém essencialmente a máquina em estado de nova para sempre. Após subtrair as despesas do contrato de manutenção, a máquina produziria fluxos de caixa de $4.500 por ano perpetuamente. A Rainbow Products deveria comprar a máquina com o contrato de manutenção? 
[C] Ao invés do contrato de manutenção, os engenheiros da Rainbow elaboraram uma opção diferente para preservar e melhorar a capacidade da máquina com o tempo. Ao reinvestir 20% das economias anuais nas novas peças da máquina, os engenheiros podem aumentar a economia de custo da taxa anual em 4%. Por exemplo, no fim do primeiro ano, 20% da economia de $5.000 ($1.000) é reinvestida na máquina; o fluxo da caixa líquido então é de $4.000. No próximo ano, o fluxo de caixa da economia cresce a 4% para 
$5.200 bruto, ou $4.160 líquido, dos 20% do reinvestimento. Contanto que os 20% de reinvestimento continuem, o fluxo de caixa continua crescendo em 4% perpetuamente. O que a Rainbow Products deve fazer? 
DICA: A fórmula para o valor atual (V) de um prêmio perpétuo de fim de ano inicial de $C (crescimento a g%) por período, com taxa de desconto de k%, é de: 
2. Suponha que você tenha um estande de concessão que venda cachorros-quentes, amendoim, pipoca e cerveja em um parque. Você tem mais três anos de contrato com o parque, e você não espera que seja renovado. 
Longas filas limitam as vendas e lucro. Você desenvolveu quatro propostas diferentes para reduzir as filas e aumentar o lucro. 
A primeira proposta é renovar o contrato adicionando outra vitrine. A segunda é atualizar o equipamento nas vitrines existentes. Estes dois projetos de renovação não são mutuamente exclusivos; você pode realizar ambos os projetos. As terceira e quarta propostas envolvem o abandono do estande existente. A terceira proposta é construir um novo estande. A quarta proposta é alugar um estande maior no parque. Esta opção envolveria $1.000 de investimento inicial para instalação de novas placas e equipamentos; os fluxos de caixa suplementares mostrados nos anos seguintes são líquidos dos pagamentos de aluguel. 
Você decidiu que uma taxa de desconto de 15% é apropriada para este tipo de investimento. Os fluxos de caixa suplementares associados a cada proposta são:
 Usando a regra da taxa interna de retorno (IRR), que proposta(s) você recomenda? 
 Usando a regra de valor líquido atual (NPV), que proposta(s) você recomenda? 
 Como você explica quaisquer diferenças entre as classificações IRR e NPV? Qual regra é melhor? 
3. MBATech, Inc., está negociando com o prefeito de Bean City para iniciar uma planta fabril em uma construção abandonada. Os fluxos de caixa para a usina da MBATT são: 
	Ano 0
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	- 1.000.000
	371.739
	371.739
	371.739
	371.739
A cidade concordou em subsidiar a MBAT. A forma e momento do subsídio não foram determinados, e dependem de qual critério de investimento é usado pela MBAT. Em discussões preliminares, a MBAT sugeriu quatro alternativas: 
[A] Subsidiar o projeto para trazer seu IRR a 25%. 
[B] Subsidiar o projeto para fornecer um reembolso de dois anos. 
[C] Subsidiar o projeto para fornecer um NPV de $75.000 quando os fluxos de caixa foram descontados a 20%. [D] Subsidiar o projeto para fornecer uma taxa contábil de retorno (ARR) de 40%. Isto é definido como:
Você foi contratado pela Bean City para recomendar um subsídio que minimize os custos para a cidade. Pagamentos de subsídio não precisam ocorrer imediatamente; eles podem ser programados para anos posteriores, caso apropriado. Indique quanto de um subsídio você recomendaria para cada ano sob cada alternativa sugerida pela MBAT. 
20%? 
Quais dos quatro planos de subsídio você recomendaria para a cidade se a taxa de desconto apropriada for de 
4. Você é o Presidente Executivo da Valu-Added Industries, Inc. (VAI). Sua empresa tem 10.000 ações das ações ordinárias em circulação, e o preço atual da ação é de $100 por ação. Não há dívida; assim, o balanço do "valor de mercado" da VAI é: 
Balanço do Valor de Mercado da VAI 
Ativos $1.000.000 Patrimônio $1.000.000 
Então você descobre uma oportunidade de investir em um novo projeto que produza fluxos de caixa produtivos com um valor presente de $210.000. Seu custo total inicial para investimento e desenvolvimento deste projeto é de apenas $110.000. Você aumentará o capital inicial para este investimento emitindo novo patrimônio. Todos os compradores potenciais de suas ações ordinárias estarão totalmente cientes do valor e custo do projeto, e estão dispostos a pagar o "valor justo" para as novas ações ordinárias da VAI. 
 Qual o Valor Líquido Atual deste projeto? 
 Quantas ações de ações ordinárias devem ser emitidas (a que preço) para aumentar o capital requerido? 
 Qual é o efeito deste novo projeto no valor das ações dos acionistas existentes, se houverem? “
�