Buscar

AV2 SAÚDE DO TRABALHADOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302143896)	Pontos: 1,5 / 1,5
Quais são os representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Resposta: são funcionarios eleitos através de votação em uma empresa.
Gabarito: A CIPA será composta por representantes do empregador e dos empregados. Os representantes dos empregadores (titulares e suplentes) serão por eles designados e os representantes dos empregados (titulares e suplentes) serão eleitos por voto secreto. O membro eleito, seja ele titular ou suplente para o cargo da CIPA, terá estabilidade provisória de dois anos, sendo o ano do corrente mandato e um ano após o término do mesmo. O mandato tem duração de um ano e é permitida uma reeleição.
 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 201302144043)	Pontos: 0,7 / 1,5
A Ergonomia (NR-17) estuda os métodos para adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador de forma a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Essa NR estabelece os parâmetros para tornar as condições de trabalho ergonômicas. Qual a visão da ergonomia contemporânea?
Resposta: Prevenção e controle de doenças.
Gabarito: A Ergonomia contemporânea apresenta uma visão mais holística sobre o homem em sua relação com o trabalho, tem se colocado à disposição das empresas para colaborar na solução ou redução dos problemas decorrentes. Trabalhos ergonômicos bem elaborados tem se mostrado eficazes na redução dos níveis de absenteísmo ocupacional, isto porque, os mesmos direcionam suas ações sobre as causas problemas, atuando diretamente sobre ¿os postos de trabalho¿, procurando, além de corrigi-los, humanizá-los.
Fundamentação do(a) Professor(a): Vide gabarito para resposta completa.
 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 201302257507)	Pontos: 0,0 / 0,5
Os conceitos de saúde, trabalho e trabalhador foram foco de nossas reflexões para compreender os pilares da Saúde do Trabalhador no Brasil. Sobre os conceitos acima, assinale a opção correta:
Opção Não Respondida	O conceito de trabalho refere-se à relação estável onde se vende a força de trabalho aos meios de produção.
Opção Não Respondida	O trabalho, enquanto esforço e empenho, surge na Revolução Industrial, onde predomina o trabalho nas fábricas.
Opção Não Respondida Opção Certa	Segundo o Ministério da Saúde, o conceito de trabalhador contempla também a população desempregada.
Opção Marcada Opção Errada	Segundo a Lei 8080/90, o trabalho não está inserido na listagem de determinantes e condicionantes de saúde.
Opção Não Respondida	O conceito de emprego refere-se ao esforço, empenho despendidos em determinada atividade.
 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 201302646678)	Pontos: 0,0 / 0,5
A NHO 10 estabelece critérios e procedimentos para avaliação da exposição ocupacional a vibrações em mãos e braços tendo com principal foco a prevenção e o controle dos riscos. Esta legislação diz respeito a uma conduta da Saúde ocupacional que atua na prevenção de riscos. Assinale a alternativa correta:
Opção Não Respondida	Ergonomia
Opção Não Respondida	Reabilitação
Opção Não Respondida	Mapa de riscos
Opção Não Respondida Opção Certa	Higiene industrial
Opção Marcada Opção Errada	Promoção da saúde
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201302144011)	Pontos: 0,5 / 0,5
Segundo a Lei orgânica da saúde, a saúde do trabalhador é definida como ¿um conjunto de atividades que se destina, por meio de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como visa à recuperação e reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos de agravos advindos das condições de trabalho¿. Assinale a alternativa que esse conjunto de atividades não abrange
Opção Não Respondida	Revisão periódica da listagem oficial das doenças originadas no processo de Trabalho
Opção Marcada Opção Certa	Garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição do serviço ou de todo o ambiente de trabalho, quando houver ótimas condições para a vida ou saúde do trabalhador
Opção Não Respondida	Avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde do trabalhador.
Opção Não Respondida	Participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas
Opção Não Respondida	Assistência ao trabalhador vítima de acidente de trabalho ou portador de doenças profissional e do trabalho
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 201302646814)	Pontos: 0,0 / 0,5
Acerca das Normas Regulamentadoras, assinale a alternativa correta:
Opção Não Respondida	Foram sancionadas pelo presidente Getúlio Vargas em 1º de maio.
Opção Não Respondida	As Normas Regulamentadoras constam na Consolidação das Leis Trabalhistas.
Opção Não Respondida	Atualmente o conjunto das Normas Regulamentadoras contabiliza 28 Normas.
Opção Não Respondida Opção Certa	Instrumentaliza o empregador a suprir às necessidades dos trabalhadores.
Opção Marcada Opção Errada	Descreve os conceitos empregado e empregador nas relações trabalhistas.
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 201302141859)	Pontos: 0,0 / 0,5
Cabe a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
Opção Não Respondida	elaborar o PCMSO e o PPRA da empresa, anualmente
Opção Não Respondida	requer ao SEMST um plano de trabalho voltado para a solução de problemas de segurança e saúde no trabalho
Opção Não Respondida	realizar alterações necessárias à melhoria do ambiente e do processo de trabalho no que se refere à segurança e saúde dos trabalhadores
Opção Não Respondida Opção Certa	identificar os riscos do processo de trabalho na empresa e elaborar o mapa de riscos.
Opção Marcada Opção Errada	emitir o CAT e solicitar à perícia médica a avaliação do nexo causal entre o acidente e a lesão
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 201302141158)	Pontos: 0,5 / 0,5
Sobre as Normas Regulamentadoras, assinale a alternativa incorreta
Opção Não Respondida	A NR 9 trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Opção Não Respondida	A NR 17 trata da Ergonomia
Opção Marcada Opção Certa	A NR 2 trata dos Equipamentos de Proteção Individual
Opção Não Respondida	A NR 26 trata da Sinalização de Segurança
Opção Não Respondida	A NR 23 trata da Proteção Contra Incêndio
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 201302250773)	Pontos: 1,0 / 1,0
Observe o trecho destacado:
"Bradesco é condenado a indenizar bancário com LER em R$ 250 mil - O empregado exercia a função de caixa, onde registrava em média 250 a 300 autenticações diariamente. (...) As moléstias adquiridas pelo empregado (...) estão relacionadas diretamente com as atividades que desenvolvia. No entendimento do Regional, ficou devidamente demonstrado que os danos decorreram de culpa da empresa, que não proporcionou ambiente e condições de trabalho adequadas" (Portal EBC, 29/07/13).
A Lesão por Esforço Repetitivo ocorre pelo longo período de exposição à tarefas vigorosas e repetitivas. Assinale a opção que descreve o tipo de risco em que se insere a LER:
Opção Não Respondida	Neste tipo de risco, encontram-se fatores ou situações potencialmente causadoras de acidentes, como arranjo físico inadequado.
Opção Não Respondida	Neste tipo de risco, os agentes são as bactérias, fungos, parasitas, bacilos, protozoários, vírus, entre outros.
Opção Não Respondida	Neste tipo de risco, encontram-se substâncias, produtos, compostos que entram em contato com o organismo por via respiratória.
Opção Marcada Opção Certa	Este tipo de risco resulta da falta de adaptação do trabalho ao homem, gerando sobrecarga nas estruturas musculoesqueléticas.
Opção Não Respondida	Neste tipo de risco, estão envolvidas outras formas de energia, tais como: ruídos, vibrações, pressões anormais.
 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 201302251645)	Pontos: 1,0 / 1,0
Leia o trecho destacado: ¿De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão ocupa o segundo lugar dentre as doenças que causam incapacidade no trabalho, e a projeção é que até2020 ela esteja no topo da lista. Ainda segundo a OMS, a média de falta no trabalho de um indivíduo com depressão é de sete dias por mês, enquanto a média geral é uma vez a cada 30 dias. Em linha com essa afirmação, uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) revela que 48,8% dos trabalhadores que se afastam por mais de 15 dias do trabalho sofrem com algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles¿ (Portal do Servidor, maio de 2008). Assinale a alternativa correta sobre a depressão e os demais transtornos mentais no trabalho:
Opção Não Respondida	A depressão apresenta um baixo índice de afastamento do trabalho, o que justifica a prioridade das ações de Saúde do Trabalhador em outras doenças.
Opção Não Respondida	Os transtornos mentais não devem ser pauta para as ações de Saúde do Trabalhador, pois não tem relação com as questões ocupacionais.
Opção Não Respondida	O texto justifica o investimento maciço do Governo nas doenças ocupacionais de ordem física, como asma ocupacional e silicose.
Opção Marcada Opção Certa	Para o estabelecimento do nexo causal para os transtornos mentais, é importante conhecer a trajetória de vida do trabalhador, e não somente sua realidade ocupacional.
Opção Não Respondida	Os transtornos mentais são influenciados unicamente por fatores psicológicos, como autocrítica e medo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes