Buscar

av2 ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302214051)	Pontos: 1,5 / 1,5
Um paciente, vítima de acidente de barco, com suspeita de trauma raquimedular, foi admitido na unidade de emergência com colete cervical. Foi atendido pela equipe médica e de enfermagem. O médico deixou prescrito para manter o colete cervical. Durante o plantão noturno, o paciente solicitou para que o técnico de enfermagem retirasse o colete, pois estava causando muito incômodo e por isso não conseguia dormir. O técnico de enfermagem, experiente na unidade de emergência, retirou o colete cervical do paciente, já que era seu parente. No dia seguinte, o enfermeiro e o médico verificaram que o profissional havia retirado o colete cervical e isso causou uma lesão medular provocada por uma fratura em vértebra cervical. Analisando os fatos e, de acordo com código de ética, o técnico de enfermagem cometeu que tipo de inobservância ao seu dever ?
Resposta: o Técnico de enfermagem cometeu ato de negligencia. ao retirar o colar. Para retirar o mesmo deveria ter um prescrição do médico assinada e com carimbo autorizando a retirada.
Gabarito: Negligência.
 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 201302132009)	Pontos: 1,5 / 1,5
No cumprimento de Prescrição Medicamentosa/Terapêutica à Distância, segundo a resolução do COFEN 225/2000 é vedado ao Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/terapêuticas oriundas de qualquer profissional de saúde através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos. Mas, não se aplica ao artigo que assim dispõe os casos de urgência na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. Nessa situação, o que deverá fazer o Profissional de Enfermagem?
Resposta: em caso de uma urgência o Profissional de enfermagem está autorizado a administrado o medicamento.
Gabarito: Caso ocorra essa situação, obrigatoriamente o Profissional de Enfermagem deverá elaborar um relatório circunstanciado e minucioso, onde deve constar todos os aspectos que envolveram a situação de urgência que o levou a praticar o ato.
 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 201302253557)	Pontos: 0,5 / 0,5
Leia com atenção a definição a seguir: "É um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão, sendo o compromisso do homem para o seu exercício tido como fundamental, respeitando seu semelhante, regulando o desempenho das profissões para o seu maior êxito". Podemos afirmar que esta definição é correspondente a:
Opção Marcada Opção Certa	Ética profissional
Opção Não Respondida	Normas deontologicas
Opção Não Respondida	Moral
Opção Não Respondida	Valores
 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 201302121380)	Pontos: 0,5 / 0,5
Assinale a única alternativa correta:
Opção Não Respondida	A ABEN luta em defesa da classe, promovendo o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político e por isso, a associação é obrigatória.
Opção Não Respondida	ABEN é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. É uma entidade de direito privado, de caráter cultural, científico e político, regida por um estatuto com prazo e vigência indeterminada. Nela se associam individual e obrigatoriamente enfermeiro (os), técnicos de enfermagem e demais profissionais como sócios efetivos, além de estudantes dos cursos de graduação em enfermagem como sócios especiais.
Opção Não Respondida	São funções do Sindicato: Representar legalmente a categoria;Defender o interesse da profissão;Lutar pelos direitos sociais e econômicos;Lutar pela valorização da força de trabalho da Enfermagem;Disciplinar e fiscalizar a profissão.
Opção Marcada Opção Certa	Os Conselhos (COREN E COFEN) são órgãos disciplinadores da profissão e de associação obrigatória.
Opção Não Respondida	O Conselho Federal e os Conselhos Regionais não são órgãos disciplinadores do exercício profissional de enfermeiros e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem.
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201302196190)	Pontos: 0,5 / 0,5
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração anecessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996).Dos princípios fundamentais. Mediante ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Marque a opção correta que caracteriza os Princípios Fundamentais estabelecidos no Código de Ética de Enfermagem.
Opção Não Respondida	O profissional de enfermagem não respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões
Opção Não Respondida	Nenhuma alternativa acima contempla o código de Ética dos profissionais de enfermagem
Opção Não Respondida	O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da Imprudência.
Opção Não Respondida	O profissional de enfermagem não participa, como integrante da equipe de saúde, dasações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas,participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa.
Opção Marcada Opção Certa	A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida dapessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 201302182757)	Pontos: 0,5 / 0,5
A incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber. Este termo se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica. É uma forma culposa (diferentemente da dolosa, que exige a intenção), que gera responsabilidade civil e/ou criminal pelos danos causados. A inabilidade, a falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício da sua profissão constitui um ato:
Opção Não Respondida	b) imprudente.
Opção Não Respondida	d) descuidoso.
Opção Marcada Opção Certa	c) imperícia.
Opção Não Respondida	a) negligente.
Opção Não Respondida	e) omisso
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 201302182566)	Pontos: 0,5 / 0,5
1.A Enfermagem e suas atividades Auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.O planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem é uma atribuição do caráter
Opção Marcada Opção Certa	Privativo do enfermeiro
Opção Não Respondida	Privativo do médico.
Opção Não Respondida	Comum ao enfermeiro e ao técnico de enfermagem apenas;
OpçãoNão Respondida	Nenhuma das alternativas acima
Opção Não Respondida	Comum aos profissionais da enfermagem
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 201302645873)	Pontos: 0,0 / 0,5
Falando especificamente sobre o período da gravidez, a assistência de Enfermagem, definida como o amparo prestado à futura mãe, começa no pré-natal. Sendo um acontecimento especial na vida de uma mulher, a gestação exige adaptações especiais para a promoção da saúde dela e do bebê. Qual a Lei que regulamenta a assistência de enfermagem na prática clínica:
Opção Não Respondida	nenhuma das anteriores
Opção Não Respondida Opção Certa	Lei 7.498/86 e a Resolução 223/99 do COFEN
Opção Não Respondida	A Lei 7.498/86 descreve bem sobre o exercício profissional da Enfermagem
Opção Marcada Opção Errada	A Lei 7.498/86 , Resolução 223/99 do COFEN e COFEN Nº 225/2000 descreve bem sobre o exercício profissional da Enfermagem e assistência a gravidez
Opção Não Respondida	RESOLUÇÃO COFEN Nº 225/2000
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 201302194822)	Pontos: 1,0 / 1,0
Na Resolução 300/ 2005 ¿. A lei se destina principalmente para a atuação de enfermagem. Determina um conceito para o atendimento de pacientes/clientes, visando a qualidade da assistência profissional de Enfermagem, que contempla a frase abaixo. Marque a opção correta.
Opção Não Respondida	Dispõe sobre a atuação do enfermeiro na clínica médica e na sala de recuperação pós-anestésica.
Opção Não Respondida	Define as atividade do enfermeiro no tratamento de paciente submetidos as quimioterapia em oncologia
Opção Não Respondida	Regulamenta a atividade de enfermagem no programa de saúde da família e saúde do homem, e saúde da criança.
Opção Marcada Opção Certa	Dispõe sobre a atuação do profissional de Enfermagem no atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar.
Opção Não Respondida	Regulamenta a atividade de enfermagem no programa de saúde da família e saúde coletiva
 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 201302642334)	Pontos: 0,0 / 1,0
Dois documentos simples orientam e ordenam o desenvolvimento das normas e códigos de ética na investigação da biomedicina e da saúde: Codigo de Nuremberg e Codigo de Helsinque. Marque a afirmativa incorreta:
Opção Não Respondida Opção Certa	Código de Helsinque surgiu na segunda guerra mundial
Opção Não Respondida	Código de Nuremberg surgiu na Segunda Guerra Mundial.
Opção Marcada Opção Errada	Código de Helsinque delineia aspectos da pesquisa envolvendo experimentos com seres humanos particularmente sobre os benefícios da pesquisa clinica.
Opção Não Respondida	Código de Helsinque trabalha as diferenças do ambiente terapêutico e não terapêutico.

Outros materiais