Buscar

Exercícios - Aposentadoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL 
	 PROFESSORA Msc. MARA XAVIER DE ALMEIDA
	 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DO 2º BIMESTRE	
Procuradoria Municipal - PGM - Amargosa-SP - Ano: 2012 - Banca: MOVENS – Aposentadoria.
Discorra sobre os efeitos decorrentes da aposentadoria espontânea do empregado sobre o contrato de trabalho celebrado com o município.
Analista - RioPrevidência - Ano: 2010 - Banca: CEPERJ - Aposentadoria 
Mévio iniciou sua vida laborativa como mecânico, mantendo contrato de trabalho com empresa especializada por dez anos consecutivos, com início em 1960. Após esse período, foi aprovado em concurso público e passou a exercer funções de artífice, com regime previdenciário próprio, pelo período de dez anos, também consecutivos. Em seguida, recebeu proposta salarial irrecusável para trabalhar em empresa de automóveis, na função de gerente, onde laborou por mais dez anos. Desligou-se da empresa e trabalhou, como autônomo, recolhendo regularmente sua contribuição previdenciária, pelo período de cinco anos. Nessa época, contava com cinquenta e três anos de idade. Apesar disso, não requereu sua aposentadoria, trabalhando, sem verter contribuição, por mais cinco anos. Alertado por colegas dos antigos empregos, requereu o deferimento de sua aposentadoria. Analisar a questão à luz das normas previdenciárias em vigor, bem como dos efeitos das regras transitórias aplicáveis.
 
Parte superior do formulário
Tribunais de Contas - TCE-CE (Auditor de Controle Externo - Jurídico) - Ano: 2015 - Banca: FCC - Direito Previdenciário - Aposentadoria 
Professora universitária da rede pública estadual de ensino obteve a concessão de aposentadoria pelo regime de previdência oficial após completar cinquenta anos de idade, vinte e cinco anos de contribuição na qualidade de professora universitária, dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria. Após doze anos da concessão inicial da aposentadoria, a legalidade do ato foi submetida à apreciação do Tribunal de Contas para fins de registro. Considerando essa situação, responda justificadamente: a) A aposentadoria foi concedida regularmente? B) Tendo em vista o tempo transcorrido, o Tribunal de Contas poderá examinar a legalidade do ato de concessão inicial da aposentadoria? c) O Tribunal de Contas deverá facultar à professora o exercício do direito ao contraditório e a ampla defesa?

Outros materiais