Buscar

av2 nutrição 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202335977)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida e o envelhecimento da população têm contribuído para o crescente aumento na incidência das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e no mundo. Assinale qual é a única CORRETA com relação a dieta nas doenças:
		
	 
	As principais causas da pandemia de obesidade estão relacionadas ao estilo de vida inadequado, como hábitos alimentares incorretos e sedentarismo.
	
	A recomendação de consumo de sal é de 12g/dia, sendo que os brasileiros normalmente não ultrapassam esses valores, fato evidenciado pelo baixo número de hipertensos.
	
	A síndrome metabólica é uma complicação da artrite reumatóide.
	
	No tratamento dietoterápico da hipercolesterolemia, recomenda-se preferencialmente o consumo de gordura saturada e trans em vez de gordura insaturada.
	
	No paciente com diabetes melllitus é recomendado evitar o consumo de carboidratos simples, mas a quantidade de carboidratos complexos é liberada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202388669)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A deficiência de ferro é considerada a carência nutricional de maior prevalência mundial. Os grupos mais suscetíveis a este tipo de deficiência são:
		
	
	Mulheres adultas e lactentes menores de 6 meses de idade em aleitamento materno exclusivo.
	
	Homens adultos e nutrizes.
	
	Escolares e homens adultos.
	 
	Lactentes que não receberam o leite materno, pré-escolares, adolescentes e gestantes.
	
	Lactentes menores de 6 meses de idade em aleitamento materno exclusivo e adolescentes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202335404)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A manutenção de um estado nutricional adequado é de extrema importância para a recuperação e manutenção da saúde. Assim, quando o paciente apresenta alguma doença que não o permita se alimentar adequadamente, através da alimentação via oral, é indicado iniciar o mais precocemente possível, a terapia nutricional enteral. Com relação a esta terapia é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Quando o paciente permanecer em terapia nutricional enteral por menos de quatro semanas e não apresenta risco de aspiração, deve ser utilizada a via de acesso gástrica, ou seja, a sonda com posicionamento gástrico.
	
	Quando o paciente permanecer em terapia nutricional por mais de seis semanas, o mais indicado é realizar uma ostomia (gastrostomia ou jejunostomia).
	
	A terapia nutricional enteral precoce ajuda a preservar a estrutura e função do trato gastrointestinal, mantendo sua integridade e evitando a hipotrofia da mucosa intestinal.
	
	Quando o paciente apresenta quadro de inconsciência, anorexia nervosa e lesões orais, está indicada a terapia nutricional enteral.
	 
	A jejunostomia é indicada quando o paciente permanecer em terapia nutricional por não mais que quatro semanas e não apresenta risco de aspiração
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202335270)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na Pirâmide Alimentar, o grupo das sementes oleaginosas e leguminosas é fonte de:
		
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos saturados e vitamina D.
	
	Proteínas de baixo valor biológico, ácidos graxos trans e vitamina C.
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos trans e vitamina C.
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos saturados e vitamina A.
	 
	Proteínas de baixo valor biológico, vitamina E e ácidos graxos essenciais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202335302)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O índice de massa corporal (IMC) é uma medida muito utilizada no diagnóstico nutricional, estando associado ao risco de desenvolvimento de algumas doenças. Um paciente com IMC menor que 18,5 Kg/m2 pode ter maior risco de desenvolver:
		
	
	diabetes.
	
	dislipidemias.
	
	doenças cardiovasculares.
	 
	infecções.
	
	obesidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202389165)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um paciente obeso foi atendido na unidade hospitalar onde você é o enfermeiro responsável. Este paciente foi orientado a incluir fibras alimentares na sua dieta. Em relação aos efeitos das fibras na perda de peso e na saúde, a alternativa que está CORRETA é:
		
	
	As fibras absorvem água, deixando as fezes endurecidas, causando constipação intestinal e aumentando a oferta calórica.
	
	As fibras aumentam o valor calórico da refeição, não devendo ser incluídas nas dietas para perda de peso.
	
	As fibras aumentam o tempo de trânsito dos resíduos alimentares no intestino, podendo levar ao ganho de peso.
	
	As fibras não apresentam efeito na saciedade, tendo apenas um efeito de aumentar o bolo fecal, não tendo importância nas dietas para perda de peso.
	 
	As fibras aumentam a saciedade, uma vez que retardam o esvaziamento gástrico, contribuindo assim para a perda de peso.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202344366)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Uma paciente de 65 anos foi internada na emergência com fortes cólicas abdominais. Após vários exames, constatou-se que a paciente apresentava constipação intestinal e acúmulo de gases no lúmen intestinal sem nenhuma outra intercorrência. Comente a importância das fibras alimentares e cite pelo menos duas dicas nutricionais importantes para melhorar esse quadro clínico.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A principal conduta no tratamento da constipação intestinal é aumentar o aporte de fibras tanto solúveis quanto insolúveis na alimentação pois aumentam a formação do bolo fecal estimulando o peristaltismo intestinal. A oferta hídrica (8 copos/dia de líquidos, como água e chá de infusão e líquidos) adequada também contribui para a melhora do quadro. Refeições em horários regulares, exercício e uma alimentação saudável são dicas importantes para o sucesso no tratamento.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202388600)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, de natureza autoimune, que promove aumento nas necessidades nutricionais dos pacientes. Destaque a alternativa que contém os nutrientes que promovem melhora no quadro clínico, ou seja, no processo inflamatório, e "stress" oxidativo, respectivamente:
		
	
	Sacarose e maltose.
	 
	Ácido alfa-linolênico (ômega 3) e vitamina C (ácido ascórbico).
	
	Ferro e cálcio.
	
	Amido e ácido linoleico.
	
	Lactose e glicose.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202388507)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Uma paciente de 20 anos, com histórico de diabetes juvenil (tipo I) desde os 14 anos, foi internada em um hospital apresentando vômitos e diarreia. A mãe relatou que a mesma não tinha tomado a dose de insulina 24 h antes de sua entrada no hospital, pois não tinha forças para se alimentar. Ao dar entrada estava em estado de semiconsciência apresentando odor de acetona em sua respiração. Os primeiros resultados laboratoriais relativos ao plasma sanguíneo da paciente foram os seguintes: valores encontrados valores de referência glicemia: 950 mg/dL 70-99 mg/dL acetoacetato: 2,8 mmol/L abaixo de 0,2 mmol/L beta-hidroxibutirato: 13 mmol/L abaixo de 0,25 mmol/L É importante destacar que acetoacetato e o beta-hidroxibutirato são substâncias químicas conhecidas como corpos cetônicos. Dessa forma, comente os resultados da análise bioquímica da paciente identificando o distúrbio metabólico
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Em virtude do déficit no metabolismo da glicose, o fígado está lançando mão da beta-oxidação dos ácidos graxos. Está ocorrendo um aumento na formação de Acetil CoA e como não há uma quantidade suficiente de oxaloacetato, a Acetil CoA não consegue entrar no ciclo de Krebs. O excesso de Acetil CoA forma os corpos cetônicos que são tóxicos e ácidos sendo responsáveis pela cetoacidose metabólica, que se for corrigida pode levar ao coma e à morte.
	
	
	 10a Questão (Ref.:201202389021)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A imunodeficiência no idoso pode estar relacionada a vários fatores como a desnutrição, a hipocloridria, o uso indiscriminado de antibióticos, as alterações na flora normal, entre outros. O profissional de enfermagem especializado no atendimento a idosos deve ser capaz de conhecer os possíveis fatores envolvidos na prevenção de doenças infecciosas, dentre os quais, os nutricionais. Com relação aos fatores nutricionais envolvidos, leia as afirmativas abaixo:
I A ingestão adequada de alimentos fontes de proteínas de alto valor biológico garante a formação dos anticorpos.
II A ingestão de alimentos fontes de vitamina C e zinco fortalece a defesa antioxidante melhorando a resposta imunológica.
III A ingestão de ácidos graxos essenciais, como ácido alfa-linolênico, promove uma modulação benéfica na resposta inflamatória e imunológica.
IV A ingestão de ácidos graxos saturados promove uma melhora na fluidez sanguínea e na saúde endotelial.
Marque a opção CORRETA:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 
	Somente a afirmativa IV está errada.
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

Outros materiais

Outros materiais