A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
simulado

Pré-visualização | Página 1 de 2

Um indivíduo fez uma aplicação com taxa pré-fixada de 2,25% ao mês. Entretanto, passados 20 dias, precisou fazer o resgate. Suponha que seja possível escolher entre os regimes de capitalização simples ou composto para realizar o resgate desse montante. Pode-se afirmar que o montante obtido: 
d) Pelo regime simples será maior.
Sua empresa irá adquirir os títulos A, B e C, cujos valores de resgate são $500.000, $950.000 e $1.200.000 e os prazos de resgate são de 6, 9 e 12 meses respectivamente. Sabendo-se que a taxa oferecida para estes tipos de aplicação é de 9,00% a.m., calcule o total que deverá ser aplicado hoje.
c) R$ 1.162.181,72
Qual alternativa a seguir pode ser classificada como Projetos Mutuamente Excludentes?
b) Empresa do segmento de educação de ensino superior tem planos de expandir suas atividades no nordeste do país. A empresa está analisando 2 projetos. O primeiro é a construção de uma universidade, e o segundo projeto, em análise, é a aquisição de um concorrente local. Ela deve optar por apenas um dos projetos.
Qual alternativa a seguir pode ser classificada como Projetos Economicamente Dependentes – Substitutos?
a) Empresa de telefonia, com o objetivo de fidelizar seus clientes, decide lançar plano promocional para ligações de longa distância.
Antes de se aplicar os métodos de avaliação de projetos, é necessário que o analista faça a estimativa do fluxo de caixa do projeto. Para isso ele deve encontrar o Fluxo de Caixa dos Ativos, que é composto por:
e) Fluxo de caixa do investimento, fluxo de caixa operacional e fluxo de caixa do capital de giro.
Assinale a alternativa INCORRETA:
c) O valor da depreciação deve ser considerado no Fluxo de Caixa dos Ativos.
Assinale a alternativa que NÃO representa um item do Fluxo de Caixa do Investimento.
b) Compra de matéria-prima necessária para a fabricação dos produtos finais.
Qual dos itens a seguir não deve ser considerado no Fluxo de Caixa dos Ativos?
d) Gastos realizados no passado e que, portanto, são irreversíveis.
Considere os métodos de avaliação de investimentos:
A – Payback Simples;
B – Payback Descontado;
C – Valor Presente Líquido (VPL); e
D – Taxa Interna de Retorno (TIR)
Agora veja as definições a seguir:
1 - Demonstra a rentabilidade efetiva de um investimento durante todo o tempo de análise do projeto.
2 - Consiste na determinação do número de períodos necessários para recuperar o capital investido, porém levando-se em consideração o valor do dinheiro no tempo.
3 - Trata-se do desconto de todos os fluxos de caixa do projeto pela taxa mínima de atratividade do mesmo, apurando-se o valor atual de cada fluxo e, por conseguinte, o valor líquido gerado pelo projeto.
4 - Consiste na determinação do número de períodos necessários para a recuperação do capital investido.
Correlacione os dois grupos e assinale a opção correta dentre as abaixo apresentadas:
e) A4, B2, C3, D1
A tabela a seguir relaciona os valores dos fluxos caixa para um projeto de investimento. Calcule o Payback simples e o Payback descontado e depois assinale a alternativa correta, sabendo que a taxa mínima de atratividade do projeto é 10% ao ano.
	Ano
	Projeto
	0
	-1.000
	1
	+450
	2
	+400
	3
	+300
	4
	+100
a) O Payback Simples é 2,50 anos e o Payback Descontado é 3,51 anos
A Orbital Company, uma empresa de desenvolvimento de software, tem duas oportunidades de investimento (X e Y). Os dados dos projetos são fornecidos na tabela a seguir. A taxa mínima de atratividade da Orbital é 15% ao ano. Com base nas informações disponíveis, faça uma análise de viabilidade dos projetos calculando o valor presente líquido (VPL) e a taxa interna de retorno (TIR) e, na sequencia, assinale a alternativa correta:
d) Apenas o Projeto X possui viabilidade econômica pois apresenta VPL positivo em R$ 35,5 milhões e TIR igual a 21,86% a.a.
Analise as sentenças a seguir a respeito da Taxa Interna de Retorno, e assinale a resposta correta:
A taxa interna de retorno indica a remuneração efetiva de um projeto.
Para se calcular a taxa interna de retorno é necessário que se conheça a taxa mínima de atratividade do projeto.
A taxa interna de retorno é aquela que quando aplicada na descapitalização de um fluxo, faz com que este resulte em valor zero.
Um investimento deve ser aceito se a TIR for maior que o retorno mínimo exigido.
b) Apenas a segunda é falsa.
O componente “risco” é parte integrante do processo de avaliação de investimento sendo impossível eliminá-lo. No entanto, o risco pode ser minimizado e mensurado.
Entre os principais métodos de avaliação de risco estão a Análise de Sensibilidade, a Análise de Cenários e as Árvores de Decisão.
Marque a seguir a alternativa INCORRETA:
d) Nas avaliações de projetos, as empresas devem optar pela análise de cenários ou pela análise de sensibilidade, pois são métodos que não podem ser aplicados juntos a um mesmo projeto. São métodos de avaliação de risco mutuamente excludentes.
A aplicação dos métodos de avaliação de riscos é de grande relevância nos processos de análise de investimentos. Assinale a alternativa correta:
a) A incerteza é caracterizada pelo fato de não se conhecer os estados futuros que possam ocorrer e/ou sua probabilidade de ocorrência.
O volume de informação envolvido na análise de projetos de investimento é muito grande, e os analistas se utilizam dessas informações para projetar valores no futuro. Com relação às informações do projeto, pode-se dizer que existem duas classes de risco. Sobre esse tema, assine a alternativa INCORRETA:
e) Ritmo de mudança tecnológica e preferência dos consumidores são exemplos de fontes endógenas de risco.
Questão 4
Assinale a alternativa correta:
d) O risco faz parte da própria vida e é impossível eliminá-lo, quer porque não é possível coletar todas as informações relevantes, quer porque não é possível prever o futuro.
Assinale a alternativa correta:
c) As empresas buscam o menor WACC — Custo Médio Ponderado de Capital, que se dá quando elas estão na Estrutura de Capital Ótima.
De acordo com as características do capital próprio e do capital de terceiros, assinale a alternativa INCORRETA.
e) A fornecedor do capital próprio possui posição menos arriscada que o fornecedor de capital de terceiros.
Analise as afirmativas sobre estrutura de capital e risco de falência e marque a alternativa correta:
1 - Capital próprio corresponde aos recursos investidos pelos acionistas. É o capital mais caro para a empresa, pois possui o maior risco.
2 – Em avaliações de projetos, quanto maior o risco, maior deve ser o retorno exigido.
3 – Quanto maior for a presença de custos financeiros no fluxo de lucro de uma empresa, maior o risco dela ser incapaz de cobrir suas obrigações. Quando isso acontece, diz-se que a empresa está com um nível de alavancagem financeira elevado.
b) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Analise as afirmativas sobre estrutura de capital e risco de falência e marque única a alternativa INCORRETA:
b) Recursos de terceiros (ex.: financiamentos) são mais caros para as empresas que os recursos próprios. Isto ocorre porque fornecedores de capital de terceiros correm maior risco.
As afirmativas a seguir versam acerca da estimativa do custo do capital próprio. Analise as sentenças e assinale a alternativa correta:
1) Na estimativa do custo do capital próprio pelo CAPM, considera-se, geralmente, como taxa de juros livre de risco o retorno dos títulos do Tesouro norte americano.
2) O risco não diversificável corresponde à parcela de risco associada a causas específicas da empresa, tais como: greves, perda ou ganho de mercado etc.
3) O beta da ação é uma medida de risco que quantifica a sensibilidade dos retornos da ação em relação às variações dos retornos do mercado. Um beta superior a 1,0 significa que os retornos do ativo são menos sensíveis às flutuações econômicas