A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Introdução às TICs (BIB04)_Avaliação I_ead

Pré-visualização | Página 1 de 2

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As tecnologias avançam em função das necessidades criadas pela sociedade. Todavia, as tecnologias por si só não dão conta de modificar a natureza, nem a sociedade. Assim, todo conhecimento gerado deve ser repassado às futuras gerações, por meio da educação. Sobre os avanços da tecnologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O avanço tecnológico acarreta sempre transformações na área tecnológica unicamente, nunca na sociedade e na vida das pessoas. 
(    ) O avanço tecnológico proporciona um contínuo movimento; assim, a sociedade cria cada vez mais tecnologias distintas. 
(    ) Com o avanço tecnológico, sempre mais as tecnologias influenciarão a vida do indivíduo e da sociedade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - V.
	2.
	"Hardware" é a parte tátil do microcomputador, composta por placas, circuitos integrados e cabos. Existem componentes que auxiliam a Unidade Central de Processamento, que são chamados de periféricos. Esses periféricos são divididos em dispositivos de entrada e saída. Referente ao que é considerado periférico de saída, analise as opções a seguir:
I- Impressora.
II- Teclado.
III- Scanner.
IV- Monitor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções I e IV estão corretas.
	 d)
	As opções III e IV estão corretas.
	3.
	A produção das tecnologias atende às necessidades de cada época. As necessidades vão surgindo e o homem as cria em função da sua sobrevivência social e individual. Como toda ação possui uma reação, as tecnologias impõem ao homem novas formas de agir, pensar, trabalhar etc. Sobre as tecnologias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) As mudanças são proporcionadas pela utilização que se faz das tecnologias, favorecendo as transformações sociais. 
(    ) As TIC proporcionam uma democratização no que se refere ao acesso ao conhecimento, à educação e à informação. 
(    ) As tecnologias por si só agem como motor de modificação social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	4.
	Com o objetivo de facilitar o processo de padronização e obter interconectividade e interoperabilidade entre máquinas de diferentes fabricantes, foi desenvolvido o modelo OSI. Sete camadas formam o modelo OSI, e visam permitir a comunicação entre máquinas heterogêneas, além de definir diretivas genéricas para a construção de redes de computadores, independente da tecnologia de implementação. Acerca do modelo OSI, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A camada de rede é responsável por controlar o fluxo de dados, detectar e recuperar erros.
(    ) A camada de enlace tem como função minimizar a quantidade de erros durante a transmissão, visando garantir ao máximo o processo de comunicação.
(    ) As camadas do modelo OSI são: aplicação, apresentação, sessão, transporte, rede, enlace e física.
(    ) A camada de enlace tem como função gerenciar a conexão física, realizando a transmissão dos bits 0 e bits 1 pelo meio físico de rede.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	5.
	O modelo OSI se refere a uma arquitetura modelo que divide as redes de computadores em sete camadas para obter camadas de abstração. Cada protocolo realiza a inserção de uma funcionalidade assinalada a uma camada específica. Utilizando o Modelo OSI, é possível realizar comunicação entre máquinas distintas e definir diretivas genéricas para a elaboração de redes de computadores independente da tecnologia utilizada, sejam essas redes de curta, média ou longa distância. Quanto ao modelo ISO OSI, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modelo ISO OSI trabalha as conexões entre os sistemas abertos com outros sistemas também abertos.
(    ) O modelo ISO OSI é organizado em sete camadas e pautado em cinco princípios básicos.
(    ) O funcionamento do modelo ISO OSI estabelece uma comunicação interpretável para os usuários.
(    ) O modelo ISO OSI é o mais utilizado atualmente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	6.
	Com o avanço da tecnologia, atualmente é possível utilizar uma gama de aplicativos que tornam as tarefas do dia a dia muito mais simples e rápidas, porém, nem sempre foi assim. Bem antes de existirem os apps e os smartphones, a tecnologia já surpreendia com softwares que, hoje, parecem impensáveis. Como esquecer do disquete, da agenda eletrônica, do pager e de tantos outros itens que para a época pareciam indispensáveis? Dentre estes equipamentos estão as impressoras matriciais, que é uma tecnologia de saída de dados. Quanto às impressoras, analise as sentenças a seguir:
I- Impressoras de impacto imprimem ao baterem em uma fita pressionada ao papel.
II- Impressoras de impacto possuem a característica marcante da velocidade de impressão, além da inexistência de barulho, alta qualidade e suporte a diversos tipos de fontes.
III- Impressoras de não impacto imprimem sem fita, sendo que podem imprimir uma página por vez.
IV- Impressoras de não impacto possuem as características de terem baixo custo, produzirem muito barulho, porém não fazem contato físico com o papel e são utilizadas em impressão em massa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/11/relembre-eletronicos-dos-anos-90-que-ajudavam-organizar-e-fazer-tarefas.html. Acesso em: 30 abr. 2019.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	O funcionamento da internet é realizado por meio do protocolo TCP/IP, um dos modelos mais utilizados para comunicação em redes de computadores. Quanto aos desafios existentes nas diversas camadas de projetos para desenvolver um protocolo e uma arquitetura de rede, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Identificar o transmissor e o receptor entre as camadas, propiciando direcionar o caminho, bem como a sequência certa que a mensagem deve seguir.
(    ) O sentido de envio de dados, para que a mensagem chegue de maneira correta ao seu destino, é necessário que exista um mecanismo de detecção de problemas.
(    ) Controle de erros e falhas para definir os sentidos corretos de comunicação, além de definir a prioridade e também os canais necessários para a transmissão.
(    ) Tamanho das mensagens, devido aos diversos níveis do protocolo, eles possuem dificuldade em trabalhar com mensagens longas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	8.
	"Hardware" é a parte tátil do microcomputador, composta por placas, circuitos integrados e cabos. Existem componentes que auxiliam a Unidade Central de Processamento, que são chamados de periféricos. Esses periféricos são divididos em dispositivos de entrada e saída. Considerando os periféricos de entrada, analise as seguintes opções:
I- Mouse.
II- Scanner.
III- Microfone.
IV- Plotter.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a opção III está correta.
	 d)
	As opções II e IV estão corretas.
	9.
	As redes ligam computadores com o intuito de compartilhar