Buscar

Educação Física Adaptada

Prévia do material em texto

Disc.: TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA   
	
	
	Acertos: 0,5 de 0,5
	Início: 03/04/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201608455111)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Educação Física Adaptada é caracterizada como um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e danças, além de jogos e esportes individuais e coletivos. Das afirmações apresentadas abaixo, uma não condiz com o trabalho realizado por Profissionais de Educação Física em relação à pessoa com deficiência. Assinale-a:
		
	
	Segundo Piaget, o tipo mais primitivo de brincadeira é a brincadeira prática ou do exercício. O (a) profissional de Educação Física adaptada pode e deve utilizar a brincadeira prática ou do exercício como atividades de sua aula, a fim de obter benefícios para os praticantes com deficiência.
	
	Somente professores habilitados em Educação Física Adaptada poderão trabalhar com as pessoas com deficiência ou necessidades educativas especiais.
	 
	O (a) profissional de Educação Física adaptada deve estimular as atividades competitivas durante a prática do esporte adaptado, a fim de que o praticante evite lesões e não tenha agravada a sua deficiência.
	
	O profissional de Educação Física regular não deve atuar em programas de Educação Física Adaptada, tendo em vista que pode adotar procedimentos incompatíveis com as necessidades dos portadores de necessidades especiais.
	
	Todas as atividades de medidas e avaliação na Educação Física Adaptada devem ocorrer para a constatação de necessidades especiais e para o estabelecimento de um programa de Educação Física que seja compatível com as necessidades do praticante.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608456364)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O princípio da inclusão, eixo fundamental que norteia a concepção e a ação pedagógica da Educação Física, sob a perspectiva da cultura corporal, aponta para uma metodologia que busca desenvolver, entre outros, os seguintes aspectos:
		
	
	Autonomia, afirmação de valores e seleção
	
	Cooperação, formação de atletas e participação social
	
	Cooperação, seleção e criatividade
	
	Seleção, performance e criatividade
	 
	Autonomia, cooperação e participação social
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201608455189)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para agir em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, voltados para o Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, qual a atitude adequada de um Professor de Educação Física quando, em suas aulas, identifica alunos portadores de necessidades especiais?
A esse respeito, pode-se concluir que:
Garantidas as condições de segurança, o professor deve fazer adaptações e criar situações de modo a possibilitar a participação de todos os alunos,
PORQUE
é necessário incluí-los em turmas especiais, organizadas considerando as várias deficiências, nas quais possam ser mais bem atendidos.
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608455829)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Seabra Júnior, Silva e Araújo em seu livro Educação Física Adaptada no Brasil: da História à Inclusão Educacional, a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), garante ações e direitos das pessoas com deficiências no que diz respeito a Educação. Com base nesta legislação considere as afirmativas abaixo:
I) Os sistemas assegurarão aos educandos com necessidades especiais - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades.
II - É garantida terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino superior, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
		
	
	I, II e III
	
	I, II e III
	
	III
	
	I e II
	 
	I e III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608456372)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando a concepção de Educação Física defendida pelos PCNs do Ensino Fundamental, em relação ao atendimento de alunos com necessidades especiais, considere as seguintes atribuições:
1) Fazer adaptações nos espaços e equipamentos para garantir a participação de todos os alunos.
2) Garantir uma análise dos níveis de limitações que requerem procedimentos específicos.
3) Garantir profissionais capazes de realizar acompanhamento junto ao professor que atua com esses alunos.
4) Criar condições e oportunidades para que o portador de deficiências físicas se relacione com a turma.
5) Produzir espaços e criar turmas exclusivas para portadores de deficiência física.
Baseado nesta relação de atribuições, assinale a opção que corresponde aquelas que são coerentes com o Princípio da Inclusão:
		
	
	1, 2, 3, 5
	
	Todas as opções são corretas
	
	2, 3, 4, 5
	 
	1, 2, 3, 4
	
	1, 3, 4, 5
	1a Questão (Ref.:201608457033)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as situações abaixo, relativas à realização de uma aula de esporte adaptado para pessoas com Deficiência Auditiva (DA), como possibilidades de comportamentos dessas pessoas:
1) Reações inadequadas aos diversos tipos de sons e/ou estímulos em que predominem fontes sonoras.
2) Fixação do olhar nos lábios de quem fala.
3) Fala estereotipada (tonalidade demasiadamente alta ou baixa).
4) Insegurança de integração a novos grupos.
5) Posicionamento unilateral continuado ao ouvir vozes ou sons.
6) Reações semelhantes a sons com intensidades diferentes.
Assinale, dentre as opções abaixo. aquela que apresenta a sequência numérica de comportamentos pertinentes a situação descrita.
		
	 
	Todas as ações são pertinentes .
	
	1, 3, 4, 6
	
	1, 3, 4, 5
	
	1, 2, 3, 4
	
	2, 3, 4, 6
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608931211)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você é o professor de Educação Física em uma escola da rede municipal do seu estado e atua no ensino fundamental com o 1º. e 2º. segmento. O jovem Leonel Messer foi matriculado na turma do 5º. ano (10 a 11 anos). Este jovem foi acometido por uma doença degenerativa em ambos os olhos, causando uma deficiência visual adquirida e com resíduo de apenas 20% da visão e que não tem evoluído nos últimos 3 anos. Dentre as características e comprometimentos psicomotores apresentados por ele quando foi submetido a uma bateria específica de testes o jovem apresentou o seguinte quadro:
A) déficits no equilíbrio estático,
B) desordens na coordenação entre MMSS e MMII 
C) déficits na velocidade de reação.
Diante deste quadro, assinale dentre as opções abaixo aquela que apresenta modalidades nas quais EM SUA INICIAÇÃO é possível desenvolver TODAS as habilidades motoras citadas, de forma simultânea, permitindo a plena participação deste jovem e considerando que ele foi inserido em uma turma mista (crianças com e sem deficiências).
		
	
	BALLET CLÁSSICO e FUTEBOL DE CAMPO
	 
	CAPOEIRA e JUDÔ
	
	JOGO DE QUEIMADO e FUTSAL
	
	FUTSAL e ATIVIDADE RECREATIVA (pique-esconde)
	
	ATLETISMO (arremessos) e BRINQUEDOS CANTADOS
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201608483228)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabe-se que a surdez do tipo CONDUTIVA é aquela em que se reduz a intensidade do som alcançado pelo ouvido interno e que o distúrbio causadordesta perda localiza-se no ouvido externo ou no médio. Este tipo de perda auditiva é considerado mais grave que a SENSÓRIO-NEURAL em relação às consequências psicomotoras PORQUE Em função do impedimento ou restrição da condução das ondas sonoras até o sistema nervoso central torna-se mais difícil o desenvolvimento de habilidades motoras que dependem da audição, como por exemplo, o equilíbrio corporal. A respeito dessas afirmativas assinale, dentre as opções abaixo, a única opção correta:
		
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	As duas afirmativas estão corretas e a segunda é uma justificativa da primeira.
	 
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.
	
	As duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608452365)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Gorgatti; Costa (2008) em Atividade Física Adaptada: Qualidade de Vida para Pessoas com Necessidades Especiais, as deficiências auditivas caracterizadas pela perda ou redução da capacidade funcional em função de alterações na estrutura do ouvido interno são classificadas como?
		
	 
	SENSÓRIO-NEURAIS
	
	OBSTRUTIVAS
	
	SENSITIVAS
	
	CONDUTIVAS
	
	MOTORAS
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608931245)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você é um profissional que atua no segmento fitness em uma academia de médio porte na cidade do Rio de Janeiro e acabou de receber no Setor de Musculação os responsáveis por uma jovem de 16 anos com cegueira total congênita. Seu nome é Victória Chaves e, após receber do médico a recomendação de procurar uma academia para a prática de exercícios físicos orientados, em função do aumento de peso e debilidade muscular, a família atendeu prontamente a esta recomendação embora tenha se mostrado insegura quanto aos resultados possíveis. No momento da entrevista inicial com os pais você foi perguntado sobre o que a prática do treinamento de força poderia contribuir com o desenvolvimento da jovem Victória. Considerando este Case e baseado nas consequências psicomotoras desta deficiência, assinale a única opção na qual está corretamente descrita a perda característica (déficit) desta deficiência e o respectivo efeito que a prática dos exercícios pode trazer:
		
	 
	Déficit na coordenação geral, que pode ser reduzido pela prática da Ginástica Localizada, combinando ritmos e movimentos de MMSS e MMII.
	
	Déficit na coordenação motora fina, que pode ser reduzido na prática da ginástica localizada com movimentos rítmicos.
	
	Déficit na percepção espaço-temporal, que pode ser reduzido pela participação nas aulas de ciclismo indoor.
	
	Déficit no equilíbrio estático, que pode ser reduzido na realização de exercícios isométricos com aumento de tônus muscular.
	
	Déficit na força muscular, que pode ser aumentada por meio da prática de exercícios de força máxima.

Outros materiais