Buscar

atividade42972 (1)

Prévia do material em texto

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 E 4 NA ATIVIDADE AULA 1. CADA ATIVIDADE VALE 10 PONTOS E AS QUESTÕES TEM PESOS IGUAIS.
 
É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o número de linhas, quando exigido, de cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
- envie as respostas junto com as questões.
- fonte Arial tamanho 12.
Atividades das Aulas 1, 2, 3 e 4
Defina o que é Engenharia de Produção, as áreas que a compõem e quais as principais competências e habilidades que o profissional deve possuir para obter sucesso no mercado de trabalho. (Mínimo 8 linhas) 
A engenharia de produção, planeja, gerencia sistemas organizacionais, implanta melhorias. Combinam conhecimentos técnicos e gerenciais para otimizar ou melhorar o uso de recursos produtivos e diminui os custos de produção. Algumas habilidades do engenheiro de produção são: Pensar globalmente, agir in loco, compromisso com ética profissional, ter iniciativa empreendedora, disposição para auto aprendizagem, comunicação oral e escrita, entre outras com competências diversas como ser capaz de projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas de produção e processos, ter previsão e analises de demandas, acompanhar os avanços tecnológicos que com certeza terá sucesso ao mercado de trabalho.
 
De acordo com a ABEPRO, a Engenharia de Produção é constituída por 10 subáreas, que, quando bem gerenciadas se complementam e tendem a gerar resultados positivos para a organização. Leia atentamente as afirmativas a seguir para responder à questão:
Engenharia da Qualidade – implanta normas (ex.: NBR ISO 9001:2015) de garantia da qualidade; controla a qualidade dos processos e produtos; e melhora continuamente os processos a partir da utilização das ferramentas de qualidade.
Engenharia de Operações e Processos – controla as finanças empresariais; analisa e diminui os Custos Operacionais; e gerencia os investimentos.
Engenharia da Sustentabilidade – responsável por gerenciar os resíduos de uma organização; garantir técnicas para desenvolver a empresa de forma sustentável;
Engenharia Econômica – gerencia os processos de desenvolvimento e entrega do produto; e analisa mercado e tempo de vida útil dos produtos.
Engenharia do Trabalho - é responsável por planejar e controlar a produção; gerencia os processos internos e as atividades rotineiras; e altera e adequa o layout da empresa à sua capacidade de produção.
Em relação as áreas da Engenharia de Produção, assinale a alternativa correta e justifique as afirmativas falsas (mínimo 12 linhas) (2,5):
V; F; V; F; F; ALTERNATIVA CORRETA
F; V; V; F; V;
V; F; V; F; V;
V; F; V; V; V;
F; V; F; V; F; 
ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS: Não controla finanças empresariais e sim é responsável pelo planejamento e controle da produção, gerencia os processos internos e também as atividades rotineiras, altera e realiza adequações da empresa com relação a sua capacidade de produção.
ENGENHARIA ECONOMICA: Não gerencia processos de desenvolvimento e entrega de produto final sendo que engenharia econômica realiza do controle sobre as finanças analisa e busca redução de custos operacionais, gerencia os investimentos realizados.
ENGENHARIA DO TRABALHO: Não é responsável pelo planejamento e controle de produção, onde resumimos que engenharia do trabalho é responsável por elaboração de projetos, e organização dos recursos para que as atividades sejam executadas, promove um ambiente de trabalho adequado e seguro para o colaborador, garantindo também sua segurança.
3 – Defina Estratégia de Produção e explique como o Gerenciamento de Projetos pode contribuir para o atingimento dos objetivos estratégicos de uma organização. Além disso, explique o Gerenciamento de Projetos com base na seguinte figura. (mínimo 12 linhas) (2,5). 
Para se ter uma gestão de projetos eficiente é fundamental que as empresas driblem a concorrência, em busca de resultados e com auxilio do gerenciamento de projetos mais os indicadores de desempenho serão ferramentas essenciais para atingir seus objetivos. Para que todo gerenciamento de projetos tenha um resultado final positivo necessitamos de um equilíbrio entre, tempo, custos, escopo e qualidade. 
Tempo nada mais é do que prestar um atendimento que seja realizado dentro do prazo estabelecido durante a execução das atividades. Custos estão relacionados aos valores dispendidos sobre os recursos responsáveis pela execução e acompanhamento das atividades, lembrando sempre que um bom engenheiro de produção ira buscar sempre uma maneira utilizando uma redução de custos. Escopo busca realizar a satisfação e necessidades dos clientes, ou seja tenta superar as expectativas. E sobre esse triangulo de bases podemos chegar a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos nosso clientes com eficiência na produção.
4 – A Engenharia de Segurança do Trabalho auxilia a empresa no aumento da sua produtividade, através do aumento da qualidade nas relações humanas no trabalho. O Mapa de Riscos é uma das ferramentas que tem o intuito de minimizar os riscos ao qual os colaboradores estão expostos, o qual é utilizado para representar graficamente os pontos de riscos de cada setor de uma empresa. Imagine uma padaria com os seguintes setores: 
a) cozinha	b) escritório	c) atendimento	d) caixa
Desenhe (pode ser a mão) o mapa de riscos desta padaria, utilizando os símbolos e informações contidas no enunciado. Represente pelo menos dois riscos aos quais os colaboradores estariam expostos por setor. Ao final, defina quais as possíveis causas para cada um dos riscos levantados. (2,5)
Ex.: Sala de coleta de sangue de um hospital. Risco: Biológico; possível causa: exposição à vírus. Risco: Ergonômico; possível causa: cadeira inapropriada.
SAÍDA
AMARELO: ERGONÔMICO
AZUL: MECÂNICO/ACIDENTAL
MARRON: BIOLÓGICO
VERDE: FÍSICO
VERMELHO: QUÍMICO
RISCO LEVE
RISCO MÉDIO
RISCO GRAVE
COZINHA
Risco: Físico/causa: Frio devido a câmara fria e Calor devido aos fornos existentes.
Risco: Ergonômico/ causa: Levantamento e transporte manual de pesos.
Risco: Químico / Causa: Substâncias compostas ou produtos químicos em geral. 
Risco acidental: Máquinas e equipamentos com deficiência em proteção.
RISCO GRAVE
Risco Físico: Umidade / causa: piso escorregadio durante a realização de limpeza.
Risco: Ergonômico / causa: Levantamento e transporte manual de pesos. 
ATENDIMENTO AO CLIENTE
ESCRITÓRIO
Risco: ergonômico/causa: cadeira inapropriada.
Risco: mecânico/causa: iluminação insuficiente .
CAIXA
Risco: ergonômico/causa: monotonia ou repetitividade.
Risco: ergonômico/ causa: exigência de postura inadequada

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes