Buscar

Direito Tributário e Empresárial

Prévia do material em texto

1.
	A Construtora Predial Ltda. teve contra si lavrada, há poucos dias, uma Notificação Fiscal de Lançamento de Débito (NFLD) em razão da falta de declaração e pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A sociedade empresária precisa, com urgência, suspender a exigibilidade do crédito tributário, ante seu interesse em participar de licitação que ocorrerá em breve. Sobre as condutas que atendem à necessidade da construtora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ajuizamento de ação anulatória sem depósito ou pedido de antecipação de tutela.
	 b)
	Realização de depósito judicial do montante parcial.
	 c)
	Declaração tardia da CSLL.
	 d)
	Parcelamento.
	2.
	A Constituição Federal não cria tributos, apenas estabelece competências para que, através da lei, as pessoas políticas os possam criar. Com relação à competência residual tributária da União Federal outorgada pela Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o direto da União instituir impostos e contribuições sociais por portaria, desde que não cumulativos.
	 b)
	É o direito de instituir taxas e contribuições de melhoria.
	 c)
	Esse direito não está sujeito ao princípio de legalidade e somente pode ser utilizado em caso de guerra ou comoção interna grave.
	 d)
	É direito da União instituir impostos não previstos no artigo 153, da Carta Magna, desde que eles sejam não cumulativos e não tenham base de cálculo própria dos demais impostos descritos na Constituição.
	3.
	Uma das atribuições da procuradoria é postular em juízo em nome da administração pública, ajuizando e acompanhado as execuções fiscais. Partindo desse pressuposto, analise a seguinte situação: uma lei estadual que autoriza o Procurador do Estado a não ingressar com Execução Fiscal para cobrança de créditos tributários inferiores a um determinado valor, renunciando, portanto, a esta receita, está prevendo hipótese de:
	 a)
	Exclusão do crédito tributário, na modalidade isenção em caráter específico.
	 b)
	Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, na modalidade moratória específica.
	 c)
	Extinção do crédito tributário, na modalidade transação.
	 d)
	Extinção do crédito tributário, na modalidade remissão.
	4.
	Competência tributária é o meio pelo qual a Constituição Federal concedeu às pessoas políticas o poder de criar tributos através da lei. Nesse sentido, a competência tributária para instituir imposto sobre a propriedade territorial rural pertence a quem?
	 a)
	Concorrentemente à União e aos municípios que optarem por fiscalizar e cobrar o imposto, na forma da lei, conforme determina a Constituição Federal.
	 b)
	Concorrentemente à União e ao Distrito Federal.
	 c)
	Privativamente aos municípios que optarem por fiscalizar e cobrar o imposto, na forma da lei, conforme determina a Constituição Federal.
	 d)
	Exclusivamente à União.
	5.
	A competência tributária foi concedida pela Constituição Federal às pessoas políticas para que estas, por meio de lei, criem tributos. A competência abrange também a aptidão para aumentar, parcelar, diminuir, isentar, modificar, perdoar tributos e etc. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que indica o tributo que, atendidas determinadas condições estabelecidas na Constituição Federal, pode ser fiscalizado e cobrado pelos municípios:
	 a)
	Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
	 b)
	Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
	 c)
	Taxa pela Emissão de Passaporte (TEP).
	 d)
	Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).
	6.
	O senso comum, ou seja, a maioria das pessoas leigas tratam como sinônimos os termos tributos e impostos. Entretanto, todo tributo é imposto, haja vista ser obrigatório, já o imposto, que é espécie, é um tipo de tributo, que é gênero. Sobre imposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O governo pode instituir imposto mediante uma catástrofe pública.
	 b)
	Não existe contraprestação imediata e específica do Estado.
	 c)
	Uma das características do imposto é a de não ser pessoal, tratando todos na mesma intensidade.
	 d)
	Está vinculado à contraprestação do Estado, sendo o contribuinte beneficiário direto.
	7.
	O tributo é um valor cobrado pelo Estado sempre que surgir um fato gerador. O tributo é gênero, sendo que se divide em cinco espécies, estando entre elas a taxa. Sobre taxa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não está vinculado a nenhuma contraprestação do Estado.
	 b)
	Existe uma contraprestação do Estado em favor do contribuinte.
	 c)
	Beneficia diretamente o contribuinte através de uma obra pública.
	 d)
	É personalíssima e leva em condição a situação econômica do contribuinte.
	8.
	O tributo é gênero, ou seja, faz parte de um grupo maior, e comporta cinco espécies tributárias, que compõem um grupo menor, de acordo com a Constituição Federal. Sobre as espécies tributárias, assinale a alternativa CORRETA que as contempla:
	 a)
	Contribuição compulsória e contribuição social.
	 b)
	Imposto e contribuição compulsória.
	 c)
	Contribuição de melhoria e empréstimo compulsório.
	 d)
	Taxas e investimento sobre ganho real.
	9.
	O poder de tributar é muito antigo, tendo como objetivo primeiro de aumentar a receita pública e ser revertido para as necessidades sociais. A fim de evitar controvérsias ou entendimentos distintos sobre o assunto, o Código Tributário contemplou no art. 3º o conceito de tributo. Sobre os elementos que caracterizam o tributo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A analogia, no direito tributário, também cria tributos.
	 b)
	O pagamento do tributo é um meio de sanção aplicado ao contribuinte.
	 c)
	O fato gerador antecede a criação do tributo, motivo pelo qual não se aplica o princípio da legalidade.
	 d)
	O tributo tem de ser criado por lei e seu pagamento é obrigatório.
	10.
	As limitações, impostas pelas normas constitucionais, visam proibir que determinadas situações positivas para tributar sejam colhidas pela força tributária do Estado. Dentre os princípios, temos um que é regra geral, executando-se, apenas, quando a nova lei for benigna ao contribuinte. Segundo este princípio constitucional, nenhum dos entes políticos poderá cobrar tributos em relação a fatos ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado. Isto cabe ao seguinte princípio:
	 a)
	Princípio da Irretroatividade da Lei Tributária.
	 b)
	Princípio da Anterioridade.
	 c)
	Princípio da Legalidade Tributária.
	 d)
	Princípio da Capacidade Contributiva.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes