Buscar

SIMULADO ERG. HIG. E SEG. DO TRAB.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Desempenho: 5,0 de 8,0
	Data: 07/04/2015 12:47:16 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401820770)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A relação entre saúde e trabalho surgiu a partir da:
		
	
	Revolução Capitalista.
	
	Revolução Socialista.
	
	Revolução de 1642, na época da inquisição.
	
	Revolução de 1912, quando as mulheres queriam ter a liberdade de voto.
	 
	Revolução Industrial.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401831993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Higiene Ocupacional é a ciência voltada para ..............., reconhecimento,.............. e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do local de trabalho, os quais podem causar doenças, prejudicar a saúde e o bem-estar ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores ou entre os cidadãos de uma comunidade. Complete com as duas palavras que faltam e que caracterizam o CONCEITO da Higiene Ocupacional:
		
	
	antecipação e observação.
	
	previsão e observação.
	 
	antecipação e avaliação.
	
	antecipação e transformação.
	
	previsão e transformação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401440199)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as proposições relativas às Normas Regulamentadoras ¿ NRs, e marque, a seguir, a opção CORRETA.
		
	
	A observância das Normas Regulamentadoras desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos Estados ou Municípios, e outras, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.
	
	c) As Normas Regulamentadoras não são aplicadas em canteiros de obra, por serem consideradas área do trabalho de permanência temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra.
	
	Não é mandatório o empregador, a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços a aplicar as Normas regulamentadoras
	 
	As Normas Regulamentadoras, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho ¿ CLT.
	
	A Norma Regulamentadora deve ser adotada pelo empregador de profissionais liberais, sendo isentas desta obrigatoriedade as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitem trabalhadores como empregados.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401820768)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A ciência no qual se encontra para a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais é relacionado à:
		
	 
	Segurança e saúde ocupacional estatal.
	 
	Higiene do trabalho.
	
	Segurança pública e privada.
	
	Padrão de qualidade ISO 5002.
	
	Segurança da saúde dos sinais vitais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401832016)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho, quer instruindo ou convencionando pessoas na implantação de práticas preventivas. A esse conceito é dado o nome de: ( Téc. em Segurança do Trabalho UFBA/IADES 2014 ).
 
		
	
	ciência ocupacional.
	 
	segurança do trabalho.
	
	acidente de trabalho.
	
	incidente de trabalho.
	
	condição ocupacional.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401295514)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A atividade , prevista nas Normas Regulamentadoras (NR) relativa à Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho, é de responsabilidade:
		
	 
	Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
	
	Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
	
	Programa de Controle de Resíduos Industriais (PCRI).
	 
	Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
	
	Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401298747)
	
	Defina com clareza o objetivo e atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(CIPA) em uma empresa e como se dá a sua composição :
		
	
Sua Resposta: A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, o resultado da discussão será encaminhando aos SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.
	
Compare com a sua resposta: O objetivo da CIPA é observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes. A CIPA é composta por representantes do empregador e dos empregados, de acordo com as proporções mínimas estabelecidas no Quadro da NR-5 .
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401352718)
	
	O QUE SE ENTENDE POR " POSTO DE TRABALHO" ?
		
	
Sua Resposta: Entende-se por posto de trabalho ao espaço ocupado por uma pessoa em uma empresa, instituição ou entidade qualquer que desenvolva algum tipo de atividade ou emprego para poder ganhar a vida e receber um salário digno.
	
Compare com a sua resposta: Normalmente POSTO DE TRABALHO é uma localização fisica situada dentro de um sistema de produção de uma emprêsa, onde é ocupado por um trabalhador.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401832085)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando as Normas Regulamentadoras -  NRs, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. (Téc. em Segurança no Trabalho UFPB/AOCP 2014 ).
I. A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST é o órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho.
II. A Delegacia Regional do Trabalho - DRT é o órgão regional competente para executar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
III. Compete à Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST conhecer as decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho, em matéria de segurança e saúde no trabalho.
IV. Compete à Delegacia Regional do Trabalho - DRT ou à Delegacia do Trabalho Marítimo - DTM, adotar medidas necessárias à fiel observância dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, e impor as penalidades cabíveis por descumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
		
	
	II, III e IV
	 
	I, II, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	II e IV.
	 
	I e III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão(Ref.: 201401444033)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segurança e Saúde Ocupacional pode ser entendido como:
		
	
	conjunto de movimentos específicos na atuação profissional e de lazer.
	
	situações específicas para darmos condições de uso de EPI.
	
	conjunto de técnicas próprias para o atendimento à residências.
	
	situações que são utilizadas para a elaboração de medidas de incidentes.
	 
	conjunto de medidas que é adotado visando minimizar os acidentes de trabalho.

Outros materiais