Buscar

FICHAMENTO - CIRQUE DU SOLEI - GESTAO DO CONHECIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM 
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Camilla Medeiros Fortunato
Trabalho da disciplina 
Gestão do Conhecimento
 Tutor: Prof. Cesar Augusto Lessa Pinheiro
Rio de Janeiro, RJ
2015
Estudo de Caso :
Gestão do Conhecimento
Cirque du Soleil
O estudo de caso apresentado aborda a história de sucesso do Cirque du Soleil, que completou 30 anos de existência em 2014. O Cirque du Soleil deu seus primeiros passos como um "circo sem animais" no Canadá, com apenas 73 pessoas e uma ideia fixa: fazer sempre o que ninguém faz. Hoje a companhia conta com uma grande estrutura organizacional de 4 mil funcionários e já encantou o público de 4 continentes com seu espetáculo. Em 1998, a empresa foi avaliada em 800 milhões de dólares. 
O Cirque du Soleil mudou o modo como os circos eram apresentados. Ao longo do tempo, o circo deixou de ser uma atração interessante, pois não haviam motivos que levassem o público a emocionar-se, por tornar-se repetitivo em toda e qualquer apresentação. Para atender todas essas necessidades, o Cirque Du Soleil surgiu com uma proposta inovadora, pautada em seus valores de inovação e criatividade, garantindo a aplicabilidade de sua missão de “Invocar imaginação, provocar os sentidos e evocar as emoções das pessoas por todo o mundo”. 
Ao longo do texto, podemos identificar diversos elementos da Gestão do Conhecimento. Na “era da informação”, o sucesso e o porte de uma organização são atribuídos a sua agilidade, a sua competência de adequar-se a qualquer situação e a sua capacidade de inovar – independente de seu tamanho físico.
A aproximação dos indivíduos e a necessidade de atuar de forma solidária no cotidiano de trabalho ajudam a criar uma sinergia dentro do ambiente interno das empresas e a potencializar a produção e a multiplicação do conhecimento de cada um. Apesar da trupe estar quase sempre em turnê pelo mundo, o Cirque conta uma sede, onde trabalham aproximadamente 2.000 pessoas, composta por salas de treinamento acrobático e artístico, e ateliês para a confecção de vestuário e da cenografia. Das mesas de quem desempenha o trabalho mais burocrático é possível acompanhar o o treinamento dos artistas, durante todo o dia. Estúdios e escritórios estão lado a lado, separados apenas por enormes janelas, e a integração entre quem, em breve, estará nos palcos e os que nunca passarão perto deles é estimulada em diversos espaços de convivência espalhados pelos prédios do complexo. A sede representa um laboratório de criatividade, onde as melhores mentes criativas, especialistas em diversas áreas e artistas entre os melhores do mundo podem colaborar em projetos de criação. 
Para mexer com a imaginação, os sentidos e emoções das pessoas, o Cirque Du Soleil investe na diversidade cultural, que vêm de todos os lugares e são respeitados e aceitos com suas diferenças, para a maximização do desempenho. Esse diferencial faz com que a gestão de pessoas do Cirque seja um enorme desafio. É preciso considerar as competências dos candidatos, procurando identificar neles as aptidões que mais se ajustam às exigências da cultura organizacional e dos valores praticados pela empresa. No Cirque, a seleção dos artistas é baseado em 5 atributos essenciais, que são: paixão, responsabilidade, comprometimento, trabalho em equipe e criatividade. A seleção dos artistas requer um alto nível de dedicação, pois a trupe é formada por diversas nacionalidades, incluindo crianças, artistas de circo, ginastas e acrobatas. A escolha de ex-ginastas parece ser uma opção relativamente fácil, porém o principal ponto do espetáculo é união dessas acrobacias com o lado artístico. Esta transição não é tão fácil, mesmo o Cirque usando, ao máximo, as habilidades atléticas de seus artistas. A equipe que sai em turnê hoje é acompanhada por terapeutas especializados, massagistas e até professores, encarregados da educação dos menores de idade.
Podemos afirmar que o Cirque é uma organização resiliente, especialmente quando falamos dos seus funcionários - adequadamente selecionados, motivados, apoiados, equipados e liderados para ultrapassar qualquer obstáculo ou catástrofe. Para exemplificar esta resiliência, o texto ressalto que uma das características dos espetáculos do Cirque é a alta complexidade e periculosidade dos movimentos dos artistas em cena, muitas vezes à diversos metros de altura do chão. O Cirque faz o possível para tornar as condições de trabalho favoráveis aos artistas, mas não podia controlar as contusões. A cada dia, para cada apresentação, a equipe deve reavaliar as contusões e então reestruturar trechos do espetáculo, eliminando alguns e reduzindo ou aumentando outras rotinas para compensar. Além disso, apesar das contusões, há a preocupação em manter os artistas envolvidos mesmo quando não podiam se apresentar e estavam se recuperando. Apesar destas dificuldades existirem, todos os membros do Cirque devem ter capacidade de resiliência e forte dose de motivação. O Cirque consegue resistir e se superar diante destas situações inesperadas, dando continuidade às suas operações nos momentos de maior risco e após a presença desses fatores de estresses. 
O texto deixa bem claro uma conclusão: Em uma era em que os recursos tecnológicos são imperativos, o Cirque du Soleil se mostra como uma organização feita por meio das pessoas, com as pessoas e para as pessoas. 
1

Outros materiais