Buscar

APOL 3 HISTORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 3/5 - História: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
 Considere o extrato de texto a seguir:
“Públicas ou privadas, as cartas, em alguns momentos, foram os principais registros do passado sem as quais seria impossível a construção de uma memória. Se o público leitor se mostra interessado por esses documentos, a academia também. A área da literatura utiliza-se enormemente dessas fontes, fato que se dá de maneira mais recente com a história da educação, beneficiada com as transformações que ocorrem no campo da história, em especial a história cultural. A utilização das cartas e demais arquivos pessoais como objeto de pesquisa, tem ganhado amplo destaque entre os pesquisadores da história da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: Müller, Dalila; PAULA, Débora Clasen de; HALLAL, Dalila Rosa Hallal. As correspondências como fonte para a História do turismo. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:x5fxqiUUpTUJ:www.anptur.org.br/ocs/index.php/seminario/2012/paper/downloadSuppFile/1133/625+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 07 jun. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, os historiadores trabalham com dois tipos de cartas: pessoais e oficiais. Assim sendo, ao analisarem documentos desse tipo, é importante que os alunos saibam identificar o que é...
Nota: 20.0
	A	oficial e casual.
	B	abstrato e evidente.
	C	explícito e implícito.
	D	invenção e novidade.
	E	objetivo e subjetivo.
Você acertou!
Os historiadores trabalham com dois tipos de cartas. As cartas pessoais são aquelas que tratam de questões existenciais e as cartas oficiais têm a intenção de informar sobre questões de interesse do Estado. Ao analisarem documentos desse tipo, é importante que os alunos saibam identificar o que é objetivo e o que é subjetivo, ou seja, o que é dito e o não dito (livro-base, p. 80).

Outros materiais