Buscar

AV2 VIROLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0195_AV2_201102136123 » VIROLOGIA BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201102136123 - KAMILA LOHN SANTANA
	Professor:
	ANA PAULA DORES RAMOS
	Turma: 9001/AG
	Nota da Prova: 2,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 05/06/2015 17:36:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201102242658)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os vírus usam a capacidade metabólica da célula hospedeira para a produção de novos vírus. Em particular, os vírus utilizam os ribossomos da célula hospedeira para a produção das proteínas virais e os ATPs da célula e reduzem coenzimas para fazer sua biossíntese. Quase sempre a replicação de um vírus causa mudanças na célula hospedeira, comumente causando a morte daquela célula. Replicação viral de uma célula hospedeira pode ter vários efeitos, entre eles uma infecção produtiva. Como é caracterizada uma infecção viral PRODUTIVA?
		
	
Resposta: é caracterizada por produzir anticorpo que impedem que o organismo acabe com a infecção.
	
Gabarito: A infecção viral produtiva é aquela que ocorre em uma célula permissiva, resultam na replicação viral com a produção de vírus que podem infectar outras células hospedeiras compatíveis.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A infecção viral produtiva é aquela que ocorre em uma célula permissiva, resultam na replicação viral com a produção de vírus que podem infectar outras células hospedeiras compatíveis.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102240341)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Muitos vírus disseminam-se do sítio primário da infecção entram pelas terminações nervosas locais. Para certos vírus a disseminação neural é a característica definitiva de sua patogenia. Para outros vírus a invasão do sistema nervoso é o sítio de replicação menos freqüente. Alguns vírus podem replicar no cérebro, mas disseminam-se pela via hematogênica. Qual dos seguintes grupos de vírus é capaz de disseminação neural?
		
	
	vírus da hepatite A e betaherpesvirus.
	 
	vírus da raiva e betaherpesvírus.
	
	alphaherpesvírus e betaherpesvírus.
	
	vírus da hepatite A e alphaherpesvírus.
	 
	vírus da raiva e alphaherpesvírus.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102242668)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, dependem de uma célula viva para se replicarem. E, são capazes de infectar basicamente qualquer organismo vivo. No entanto, existem algumas especificidades para que eles consigam infectar um determinado organismo, entre eles existem os vírus de plantas. Explique, com riqueza de detalhes, as características dos vírus das plantas.
		
	
Resposta: os vírus das plantas possuem DNa e Rna
	
Gabarito: A imensa maioria dos vírus de plantas tem como material genético o RNA e não possui envelope, mas existem vírus não envelopados de DNA e vírus envelopados de RNA. O primeiro vírus que foi descoberto foi o vírus do mosaico do tabaco (também o primeiro vírus de planta). Geralmente, o contágio se dá de uma planta para outra, por enxertos, disseminação de pólen e sementes, ou mesmo por meio de vetores. Há, ainda, a possibilidade de um vegetal ser contaminado pelo simples contato mecânico.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A imensa maioria dos vírus de plantas tem como material genético o RNA e não possui envelope, mas existem vírus não envelopados de DNA e vírus envelopados de RNA. O primeiro vírus que foi descoberto foi o vírus do mosaico do tabaco (também o primeiro vírus de planta). Geralmente, o contágio se dá de uma planta para outra, por enxertos, disseminação de pólen e sementes, ou mesmo por meio de vetores. Há, ainda, a possibilidade de um vegetal ser contaminado pelo simples contato mecânico.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102240296)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os vírus foram isolados pela primeira vez no final do século IXX, quando um cientista foi estudar a doença do mosaico do tabaco, que destruía as folhas das plantas de tabaco. Ele observou que se tratava de uma doença que era infecciosa; e que plantas jovens que entravam em contato com a seiva de plantas doentes. Este cientista publicou suas descobertas, mas pouca atenção foi dada as suas observações. Seis anos depois, outro cientista, sem saber sobre os trabalhos anteriores, realizou os mesmos experimentos e obteve os mesmos resultados. E, concluiu que o agente infeccioso não era um micróbio completo, mas um "fluido contagioso vivo." Assim, foi usado termo "vírus" - para designar este agente infeccioso invisível. Os dois cientistas que o texto acima se refere são respectivamente:
		
	
	Martinus Beijerinck e Louis Pasteur
	
	Dmitri Ivanovsky e Louis Pasteur
	
	Louis Pasteur e Antony van Leeuwenhoek
	 
	Dmitri Ivanovsky e Martinus Beijerinck
	
	Antony van Leeuwenhoek e Robert Koch
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102727948)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Patogenicidade é a capacidade de um organismo causar doença em outro, é um fenômeno complexo e variável. A infecção viral resulta em uma série de alterações que são detectáveis visualmente ou através de exames bioquímicos e sorológicos. O tipo de doença causada por um vírus é mais dependente:
		
	
	se o tipo de célula é abortiva.
	 
	do tecido infectado pelo vírus.
	
	do tipo de ácido nucleico no genoma viral.
	
	se existem espículas no envelope viral.
	
	da presença ou ausência de capsídeo viral.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102241062)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os vírus apresentam ácido nucléico como genoma. Abaixo são apresentadas algumas alternativas em relação ao ácido nucléico viral. Marque a alternativa CORRETA que apresenta um princípio em relação ao ácido nucléico.
		
	
	O ácido nucléico viral purificado de alguns vírus normalmente é infeccioso.
	 
	Alguns vírus contêm um genoma segmentado.
	
	Os vírus contêm DNA e RNA.
	
	Os tamanhos dos genomas virais são similares entre os vírus humanos conhecidos.
	 
	O genoma viral só traz informações sobre as proteínas estruturais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102241064)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A replicação do vírus dentro de uma célula hospedeira depende da capacidade do genoma viral para entrar na célula hospedeira, permanecer funcional e direcionar a célula hospedeira a produzir as macromoléculas virais. Para um vírus específico replicar dentro de uma célula hospedeira: ( ) a célula hospedeira deverá ser permissiva, e o vírus deverá ser compatível com a célula hospedeira; ( ) a célula hospedeira deverá degradar o vírus. ( ) o genoma viral deverá possuir as informações para modificar o metabolismo normal da célula hospedeira. ( ) o vírus deverá ser hábil para usar a capacidade metabólica da célula hospedeira para produzir novas partículas virais contendo cópias replicadas do genoma viral. Analise estas afirmativas com relação a serem verdadeiras (V) e falsas (F), e marque a seqüência CORRETA.
		
	
	F, F, F, F.
	
	V, V, V, V.
	 
	V, F, V, V.
	
	F, V, F, V.
	
	F, F, V, F.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102240282)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A virologia é uma área de intensas pesquisas em virtude de serem numerosos os tipos virais que produzem doenças no homem, nos animais, em diversas plantas e bactérias. Com relação aos vírus, marque a alternativa correta:
		
	 
	Bacteriófagos ou fagos são vírus parasitas de bactérias, inofensivos ao homem e aos outros animais.
	 
	Cada vírus possui um core de ácido nucléico (DNA ou RNA), uma cápsula protéica, o capsídeo, e, em torno deste, o envelope viral, formado por lipídeos, mucopolissacarídeos e outras substâncias.
	
	Exemplos de vírus dermotrópicos são os causadores de imunodeficiência, da septicemia e da gatroenterite.
	
	Exemplos de vírus pneumotrópicos são os causadores da gripe, do resfriado e da pneumonia atípica.
	
	Os vírus podem ser caracterizados biologicamentepor serem os únicos parasitas intracelulares existentes e os menores até agora conhecidos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102311689)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1- O vírus do papiloma pode ser responsável por vários problemas no corpo humano. Essas verrugas comuns que acometem as crianças, por exemplo, são provocadas por ele que também pode instalar-se nas cordas vocais e provocar o aparecimento de papilomas que causam um quadro de rouquidão progressiva exigindo, às vezes, intervenção cirúrgica para a sua retirada. O papilomavírus humano pode causar câncer no homem e está mais frequentemente associado ao(s):
		
	
	Câncer de mama.
	
	Mesoteliomas.
	
	Pólipos retais.
	
	Câncer de próstata.
	 
	Câncer anogenitais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102777225)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(UTFPR/2008) Em 25 anos o HIV matou 25 milhões de pessoas e está presente em outros 40 milhões. É a segunda doença infecciosa que mais faz vítimas no mundo, logo atrás da tuberculose. Em 2005, 3 milhões de pessoas morreram devido a AIDS; dessas vítimas, 570 mil eram crianças. Dentre as características biológicas citadas a seguir a única que pode ser encontrada no vírus da AIDS é:
		
	
	DNA de fita simples.
	 
	membrana externa lipoprotéica.
	
	pequenos anéis de DNA, os plasmídeos, dispersos no capsídeo.
	
	parede celular formada por substâncias mucocomplexas.
	 
	enzima especial, a transcriptase reversa, para produzir DNA.

Outros materiais