Buscar

Avaliando+ av1 e av2 E.Ambiental (gabarito)!!!

Prévia do material em texto

AVALIANDO O APRENDIZADO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – AULA 1
1- O meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente com definições_______________ Esse é um dos desafios primordiais do século XXI para a preservação do meio ambiente Qual alternativa completa a frase acima
R: Biológicas
2- Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
R: O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
3- A degradação ambiental que hoje se apresenta é decorrente da profunda ______________, econômica, filosófica e política que atinge toda a humanidade, resultado da introjeção de valores e práticas que estão em desacordo com as bases necessárias para a manutenção de um ambiente sadio e que favoreça uma boa qualidade de vida a _____________ os membros da sociedade Qual alternativa abaixo completa a frase
R: crise social; todos
4- A educação ambiental tem como proposta principal a superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através:
R: da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.
5- As modificações ambientais decorrentes do processo antrópico de ocupação dos espaços e de urbanização, que ocorrem em escala global, especialmente as que vêm acontecendo desde os séculos XIX e XX, impõem taxas incompatíveis com a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais.
Em relação a esta afirmação marque a alternativa correta:
R: É razoável supor, que mantidos os níveis de consumo e ocupação atuais, a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais se esgotará rapidamente.
6- "...os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade". A definição acima, refere-se a:
R: Educação Ambiental
AVALIANDO O APRENDIZADO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – AULA 2
1- Se o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana, e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes. Quais são os componentes?
R: Utilitário, comunicação e psicológico.
2- Há três níveis ou sistemas distintos de existência, quando pensamos em desenvolvimento sustentável. Quais são eles?
R: Físico, biológico e social.
3- Em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA:
R: Crescimento e desenvolvimento podem ser entendidos como similares, já que os dois conceitos estão relacionados com um aumento da renda nacional.
4- O impacto humano com o crescimento exagerado populacional das últimas décadas sobre o mundo natural continuará e, segundo diversas estimativas, poderíamos alcançar, simultaneamente, ____________ de quase todas as espécies não domesticadas.
Qual alternativa completa a frase?
R: a extinção
5- O saber usar para nunca faltar está relacionado a qual item abaixo?
R: Consumo sustentável
6- Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere às questões de consumo e desenvolvimento sustentável.
Identifique a ordem correta:
I. Todos têm o direito de ter tantos filhos quanto desejarem.
II. Cada membro da espécie humana tem o direito de utilizar quantos recursos desejar.
III. Os indivíduos deveriam ter o direito de fazer o que quiserem com as terras que possuem, independente da biodiversidade existente nelas.
IV. Todas as formas de vida têm um valor intrínseco e, portanto, têm o direito de existir.
R: F, F, F, V.
AVALIANDO O APRENDIZADO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – AULA 3
1- O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, foi aprovado pelo Fórum de ONGs e Movimentos Sociais em qual grande evento ambiental no mundo?
R: Rio – 92
2- A Conferência do Rio, ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced ou Earth Summit), veio contrariar os que gostam de tornar as coisas mais complicadas. Através do capítulo 4, Seção IV da Agenda 21, a Rio-92 corroborou as recomendações de Tbilisi para a EA. Ficou patente a necessidade do enfoque interdisciplinar e da prioridade das seguintes áreas de programas, exceto:
R: Incentivar os menores custos referentes a compra e venda dos recursos naturais.
3- A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, criou novos entendimentos que influenciaram a percepção da relação entre desenvolvimento e meio ambiente no mundo. Porém, naquele momento, o Brasil passava por um período que não favoreceu um envolvimento imediato do nosso país com esta nova visão. A razão disto se deveu ao fato de que:
R: Passávamos por um período de governos militares em que a prioridade era o desenvolvimento econômico.
4- Assinale a afirmativa incorreta:
R: A cidade do Rio de Janeiro sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972 que foi a primeira conferência temática da ONU.
5- Dez anos depois da Conferência de Tbilisi, trezentos especialistas de cem países e observadores da IUCN, reuniram-se (17 a 21 de agosto de 1987) para o Congresso Internacional em Educação e Formação Ambientais, promovido pela Unesco/ Unep/IEEP, conhecido como:
R: Congresso de Moscou
6- Qual foi o país pioneiro nas manifestações que suscitaram a preocupação ambiental?
R: França
AVALIANDO O APRENDIZADO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – AULA 4
1- Impulsionada pela expansão dos mercados, a globalização vem abrindo oportunidades econômicas e trazendo melhor eficiência produtiva. Porém, sabemos que isso não significa garantia de equidade social. Acerca desta afirmação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), assinale a opção que se relaciona corretamente com a sua mensagem.
R: O crescimento econômico mal encaminhado não combate as desigualdades sociais.
2- Nesse cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma. Segundo Luzzi (2009), um novo modelo de desenvolvimento. Marque a resposta errada:
R: Considere o crescimento econômico como um fim e não um meio.
3- Maquinário, equipamentos e produtos, cujas feituras envolvem recursos naturais e humanos estão relacionados a qual tipo de recurso abaixo
R: Manufaturado
4- No meio ambiente, as instituições e órgãos governamentais não se competem:
R: Ajudar em propagandas políticas para partidos ambientalistas
5- Pagnoccheschi et al. (2002, p.101) informa que existe diferença quanto à postura quando se pretende educar "para o meio" e educar "a partir do meio". A primeira proposta pode ser simples demais ao limitar a nossa percepção para realidades imediatistas. A segunda ideia é mais ampla e nos insere integralmente no contexto ambiental, em vez de nos colocar como simples expectadores. Com base nessas considerações é correto afirmar que:
R: Nós somos o próprio ambiente e fazemos parte das interações ecológicas
6- No atual modelo de desenvolvimento, a sociedade rica explora ao máximo a natureza para satisfazer às necessidades luxuosas ou supérfluas, enquanto os mais necessitados a deterioram para prover-se com o mínimo requerido para a subsistência. Com isso, o século XXI começa com uma crescente tensão _________ Qual alternativa completa a frase
R: Socioambiental
AVALIANDO O APRENDIZADO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – AULA 5
1- Quando o Brasil começou seu processo de industrialização, iniciou também o esboço de uma política ambiental. Assinale a opção que corresponde a afirmativa de que podemos apontar a década de 1930 como o início de uma política ambiental efetiva, segundo Barbieri, 2010.
R: Nesta décadaforam promulgados documentos relativos à gestão de recursos naturais: Código de Caça, Código Florestal, Código de Minas, Código de Águas, dentre outros.
2- Considerando a afirmativa (Miller, 2007) de que política é o processo pelo qual indivíduos e grupos influenciam ou controlam as políticas e ações dos governos nos níveis local, estadual, nacional e internacional. A política está preocupada com quem tem poder sobre a distribuição de recursos e quem recebe o quê, quando e como. Identifique a opção que exemplifica uma politica local.
R: Alfabetização de adultos numa obra de edificação residencial.
3- O Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) foi criado pela Lei Federal 6.938, de 1981 e tem como um de seus principais objetivos estabelecer procedimentos de planejamento e controle ambiental articulando:
R: órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
4- A política de comando e controle (CommandandControlPolicy) assumiu duas características muito definidas na segunda metade do séc. XX. Foram elas: I - A imposição de padrões de emissão incidentes sobre a produção final do agente poluidor. II - A determinação da melhor tecnologia disponível para abatimento da poluição. Assinale a opção que melhor reflete as duas afirmações.
R: As autoridades passaram a exigir que as indústrias limitassem suas emissões de gases e efluentes dentro de parâmetros pré-estabelecidos, bem como buscar procedimentos produtivos capazes conter sua liberação no ambiente.
5- A degradação ambiental causada por ações antrópicas tem aumentado gradativamente no mundo todo. Desde 1972, data da realização da I Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, as práticas humanas predatórias têm sido intensamente discutidas; no entanto, poucos resultados tem sido obtidos para reverter esse processo. Neste contexto, assinale a alternativa correta:
R: Os problemas ambientais tornaram-se muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos à saúde por eles ocasionados.
6- Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização. Assinale a opção que exemplifica este preceito.
R: A degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar.
AV1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1- Uma questão que se debate sobre o termo "meio ambiente" se refere a que:
R: O termo emprega duas palavras de sentidos similares e portanto carrega uma certa redundância.
2- Christofoletti (1993) afirma que os impactos da ação humana sobre o ambiente são focados em alguns grandes temas, dentre os quais as alterações nas condições climáticas, hidrológicas, geomorfológicas, pedológicas e biogeográficas, em todas as escalas de tempo e espaço. Sabemos que os impactos climáticos tratam principalmente de alterações na expectativa de temperaturas e de regime de chuvas; que os impactos hidrológicos tratam de alteração na oferta e qualidade dos mananciais hídricos; que os impactos geomorfológicos tratam de alterações no perfil do relevo; que os impactos pedológicos tratam da perda da qualidade dos solos e que os impactos biogeográficos tratam de modificações da distribuição das espécies na natureza. Informe a opção que representa um impacto ambiental que não se enquadra dentro das cinco condições explicitadas acima.
R: A fuligem liberada pelos veículos e indústrias provoca reações alérgicas e comprometem a capacidade respiratória das pessoas.
3- A concepção de desenvolvimento sustentável se liga fundamentalmente:
R: ao compromisso da geração atual com as gerações futuras.
4- A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na:
R: Conferência de Estocolmo em 1972.
5- Dez anos depois da Conferência de Tbilisi, trezentos especialistas de cem países e observadores da IUCN, reuniram-se (17 a 21 de agosto de 1987) para o Congresso Internacional em Educação e Formação Ambientais, promovido pela Unesco/ Unep/IEEP, conhecido como:
R: Congresso de Moscou
6- A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, criou novos entendimentos que influenciaram a percepção da relação entre desenvolvimento e meio ambiente no mundo. Porém, naquele momento, o Brasil passava por um período que não favoreceu um envolvimento imediato do nosso país com esta nova visão. A razão disto se deveu ao fato de que:
R: Passávamos por um período de governos militares em que a prioridade era o desenvolvimento econômico.
7- O processo de globalização cultural unidirecional, liderado pelo livre mercado, gera a massificação das pautas culturais, sepultando as raízes dos povos, a história e a memória coletiva; uma verdadeira armadilha social. Considerando esta preocupação lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), assinale a opção que NÃO estabelece uma relação direta com este contexto.
R: O possibilidade da comunicação direta entre as pessoas através de redes sociais.
8- Nesse cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma. Segundo Luzzi (2009), um novo modelo de desenvolvimento. Marque a resposta errada:
R: Considere o crescimento econômico como um fim e não um meio.
9- Assinale a afirmativa incorreta:
R: É necessário gerar uma globalização com ética, ou seja, com menos violações dos direitos humanos; com equidade, que implique maior disparidade dentro das nações e entre elas.
10- Por seu turno, o ambientalismo coloca-nos a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades. Assim, resgatar a política é fundamental para que se estabeleça _________resultante das lutas ambientalistas (Sorrentino et al., 2005). Qual a alternativa completa a frase acima?
R: uma ética da sustentabilidade
Av2 Educação ambiental
1- Como foi classificado o analfabetismo ambiental na Rio-92, endossando a Conferência de Educação para Todos da Tailândia?
R: Esse tipo de analfabetismo foi classificado como o mais cruel, pernicioso e letal para a perda contínua e progressiva da qualidade de vida no planeta.
2- Todo processo de planejamento deve ter necessariamente algumas etapas. Essas etapas se integram, envolvem-se e ocorrem simultaneamente. Quais são essas etapas e explique aquela que está relacionada a uma etapa permanente no processo de planejamento de projetos em educação ambiental.
R: São 5 etapas: 1 ¿ o conhecimento da realidade; 2 ¿ a concepção de um plano; 3 ¿ a execução do plano; 4 ¿ o acompanhamento, o monitoramento e; 5 - avaliação das ações. A etapa relacionada a permanência é a de conhecimento da realidade, que é subdividida e explicada em subetapas: a)	Delimitação e apreensão do objetivo: definição da área geográfica que será objeto do planejamento (uma região, um município, um bairro, etc) ou grupo/comunidade que será envolvido; b)	Diagnóstico: análise do processo de evolução recente da realidade, que sintetiza a história referente à área e ao público que será envolvido e os fatores ¿ endógenos (de origem interna) e exógenos (de origem externa) ¿ que explicam a situação atual; c)	Definição de prioridades: escolha de prioridades entre os problemas ou potencialidades para a elaboração de planos, projetos ou programas; d)	Prognóstico: exercício de antecipação de futuros possíveis, prováveis e desejáveis (ou seja, futuro que pode acontecer, futuro que provavelmente acontecerá e futuro que desejamos que aconteça em função de valores e prioridades).
3- A questão da definição do ambiente é muito complexa, pois está relacionada com:
R: Os aspectos evolutivos da própria sociedade
4- A concepção dedesenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na:
R: Conferência de Estocolmo em 1972.
5- A concepção de desenvolvimento sustentável se liga fundamentalmente:
R: ao compromisso da geração atual com as gerações futuras.
6- "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (Artigo 225 da Constituição Federal).
Com base no princípio constitucional acima indique a resposta correta:
R: O meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente definições biológicas.
7- Pode-se considerar como objetivo(s) da Gestão Ambiental: I - Prevenir a degradação ambiental. II - Corrigir os processos de deterioração do ambiente. III - Propiciar um bom uso dos recursos naturais. IV - Controlar o capital obtido com a venda de produtos retirados do ambiente.
Falsa Opção Certa	 Somente a alternativa III está correta
Verdadeira Opção Certa Somente as alternativas I, II e III estão corretas
Falsa Opção Certa	 Somente as alternativas II e III estão corretas
Falsa Opção Certa	 Somente as alternativas I e IV estâo corretas
Falsa Opção Certa	 Somente a alternativa I está correta
8- Alguns instrumentos, presentes na legislação ambiental brasileira, como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto no Meio Ambiente (RIMA), asseguram a participação comunitária na gestão ambiental. Nesse sentido, como pode ser avaliada a participação da população, atualmente, no Brasil?
R: A participação da população tem sido restrita, desarticulada e insuficiente.
9- Após o anúncio pela mídia de uma grande tragédia que ocorreu no verão da cidade de Nova Friburgo, RJ, em 2011, na qual várias vítimas tiveram suas casas soterradas, um professor de Biologia levou para sala de aula: um tapete de grama natural (usado na plantação dos gramados); um quilo de argila; duas bacias retangulares; e dois litros de água. Em uma das bacias, colocou o tapete de grama, e na outra espalhou a argila, de tal forma que estes dois substratos ocupassem metade da área da bacia. Ele inclinou cada uma delas, deixando a argila e o tapete de grama na parte mais elevada. Em seguida, distribuiu a água para dois alunos e pediu para que estes a derramassem delicadamente sobre cada um dos dois substratos. Na bacia com o tapete de grama, a água escorreu límpida e o gramado permaneceu íntegro. Por outro lado, na bacia que continha o substrato argiloso formou-se uma poça de lama. Depois deste experimento o professor anotou no quadro o tema da aula: Erosão e desastres naturais e várias perguntas para discussão. Esta metodologia de aula se encaixa em qual teoria?
R: Na teoria Crítica, já que o experimento foi realizado após um grande desastre ambiental que havia sido amplamente divulgado pela mídia e os discentes tiveram a oportunidade de discutir o tema.
10- Segundo Miller Junior (2007), poluição é qualquer acréscimo ao ar, à água, ao solo ou ao alimento que ameace a saúde, a sobrevivência ou as atividades de seres humanos ou de outros organismos vivos. Com base neste conceito é correto afirmar que:
R: Os poluentes podem entrar no meio ambiente de forma natural (erupções vulcânicas) ou por meio de atividades humanas (queima de carvão).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes