Buscar

AV - Introdução a Administração - 07.11.2013

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0251_AV_201307126456 » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	PAULO RODRIGUES FERNANDES PEREIRA
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 2,4        Nota de Partic.: 1,2        Data: 07/11/2013 
	
	 1a Questão (Ref.: 201307192624)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Marque a opção que apresenta pontos que representam o Mix do Marketing.
		
	
	produto, preferência, preço e praça
	 
	produto, preço, promoção e preferência
	
	preço, promoção, produto e pesquisa
	 
	produto, promoção, praça e preço
	
	preço, promoção, preferência e praça
	
	 2a Questão (Ref.: 201307186379)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Os planos podem ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência. Em relação ao plano operacional, descreva sua abrangência e horizonte temporal.
		
	Resposta: 
	Gabarito: O plano operacional tem abrangência específica por estar relacionado às ações de tarefa dos funcionários e seu horizonte temporal é de curto prazo.
	
	 3a Questão (Ref.: 201307184643)
	DESCARTADA
	O essencial na função administrativa ................, é que os resultados alcançados e registrados no relatório produzido sejam adotados pela empresa como uma verificação.
		
	
	Direção
	 
	Controle
	
	Planejamento
	 
	Coordenação
	
	Execução
	
	 4a Questão (Ref.: 201307152929)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O interesse das organizações pelo processo motivacional de seus colaboradores se deve em grande parte pelo impacto de tal comportamento no desempenho organizacional. O desafio está em canalizar os esforços individuais no calcance das metas organizacionais sem nos esquecermos das __________________ do colaborador, pois estas dão início à busca pela satisfação das mesmas.
		
	
	vontades
	
	Atitudes
	 
	Necessidades
	
	Competências
	
	Aptidões
	
	 5a Questão (Ref.: 201307152935)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Segundo Sobral e Peci (2008), a partir de 1950, foi desenvolvida uma gama considerável de teorias que visavam identificar os fatores que poderiam afetar a motivação. Estas teorias iam além das abordagens de homem econômico e homem social, trabalhando com o pressuposto do homem complexo. Estas teorias foram, então, agrupadas em três categorias:
		
	
	Teoria da expectativa, teoria da equidade e teoria dos dois fatores
	
	Hierarquia das necessidades, teoria ERC e teoria dos dois fatores
	 
	Perspectivas de conteúdo, processo e reforço acerca da motivação
	
	Teoria do estabelecimento de objetivos, teoria ERC, teoria do reforço
	 
	Teoria da equidade, teoria do reforço e teoria dos dois fatores
	
	 6a Questão (Ref.: 201307328360)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	De acordo com Montana e Charnov (2010, p.106), a função Controle "pode ser analisada sob dois aspectos: controle gerencial e controle operacional". Considerando tal categorização, é correto afirmar-se que ao primeiro tipo compete:
		
	 
	Garantir que as tarefas sejam executadas eficiente e eficazmente, enquanto que ao segundo tipo assegurar que os recursos sejam processados eficiente e eficazmente.
	 
	Assegurar o uso eficiente e eficaz dos recursos, enquanto que ao segundo tipo possibilitar que as tarefas sejam realizadas eficiente e eficazmente.
	
	Possibilitar apenas o uso eficiente de recursos, enquanto que ao segundo tipo garantir que as tarefas sejam apenas executadas de forma eficaz.
	
	Possibilitar apenas o uso eficiente e eficaz dos recursos materiais, enquanto que ao segundo assegurar que apenas as tarefas praticadas no nível tático da empresa sejam executadas de forma eficiente e eficaz.
	
	Assegurar a execução tanto de recursos quanto de tarefas de forma eficiente e eficaz, enquanto que ao segundo tipo compete possibilitar o controle do processo.
	
	 7a Questão (Ref.: 201307174639)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Eunice Kwasnicka (2004, p. 111) define o ambiente organizacional como a agregação de todas as condições, eventos e influências que envolvem e interagem nesse ambiente. No entanto, existem elementos da sociedade que influenciam todas as organizações, que são os pertencentes ao ambiente geral e existem elementos que pertencem apenas a um grupo específico de organizações, que são os elementos de tarefas.
Partindo deste princípio, quais os itens a seguir fazem parte do ambiente geral que influenciam todas as organizações.
I. Político-legal e Natural,
II. Política e Recursos Internos,
III. Histórico e Econômico,
IV. Cultural e Social,
V. Tecnologia e Processos Administrativos.
		
	
	Apenas os itens I, II e III
	 
	Apenas os itens I, III e IV
	
	Apenas os itens II, III e IV
	 
	Apenas os itens I, III e V
	
	Apenas os itens I, II e V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307156917)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Sabe-se que as organizações permeiam toda a nossa sociedade, através de recursos como conhecimento, pessoas, dinheiro, tecnologia, informação. As organizações desempenham tarefas por meio do trabalho coletivo que nenhum indivíduo isoladamente conseguiria desempenhar. Portanto, sendo esta uma entidade social, composta de pessoas que trabalham juntas e é estruturada em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum precisa ser organizada em níveis e com pessoas habilitadas para tais níveis. 
I. Nível Institucional é o nível estratégico da organização, para isso precisa de pessoas com habilidades conceituais, que tenham a capacidade de compreender a complexidade da organização.
II. Nível Institucional é o nível mais elevado da organização, para isso precisa de pessoas com habilidades humanas, que tenham a capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas e liderar grupos de pessoas.
III. Nível Intermediário é o nível que articula internamente na organização, também é conhecido como gerencial ou tático, para isso precisa de pessoas com habilidades humanas, que tenham a capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas e liderar grupos de pessoas.
IV. Nível Intermediário é o nível que articula internamente na organização, também é conhecido como gerencial ou tático, para isso precisa de pessoas com habilidades técnicas, que utilizam conhecimentos, métodos, técnicas para o desempenho de suas tarefas.
V. Nível Operacional é o nível que está em contato direto com a execução e realização das tarefas na organização, para isso precisa de pessoas com habilidades técnicas, que utilizam conhecimentos, métodos, técnicas para o desempenho de suas tarefas. Analisando as alternativas acima, pode-se dizer que:
		
	
	Apenas a I, II e IV estão corretas
	 
	Apenas a I, III e V estão corretas.
	
	Apenas a I, II e III estão corretas
	
	Todas estão erradas
	
	Todas estão corretas
	
	 9a Questão (Ref.: 201307315006)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização de seus recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas através da preocupação com os meios. Este é o conceito de:
		
	 
	Eficiência.
	 
	Eficácia.
	
	Objetivo.
	
	Liderança.
	
	Efetividade.
	
	 10a Questão (Ref.: 201307315005)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Representa a primeira função administrativa, serve de base para as demais funções, lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz. Essa função administrativa é:
		
	 
	Planejamento.
	
	Direção.
	
	Controle.
	
	Organização.
	
	Liderança.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201307199302)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O pressuposto do homem complexo busca identificar os fatores que poderiam afetar a motivação, classificando-as em três categorias. Quais seriam estas categorias?
		
	
Resposta: -Gabarito: R. Perspectivas de conteúdo, processo e reforço acerca da motivação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes