atividade virtual filosofia 2015.1
6 pág.

atividade virtual filosofia 2015.1


DisciplinaFilosofia43.048 materiais655.478 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVERSIDADE SALVADOR \u2013 UNIFACS
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITUS
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
sssssssssssssssssssssssssssssssss
FILOSOFIA: ATIVIDADE INDIVIDUAL
SALVADOR-BA
2015
ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
FILOSOFIA: ATIVIDADE INDIVIDUAL 
Trabalho apresentado com requisito parcial de aprovação na disciplina Filosofia do curso de graduação Bacharelado em Serviço Social da Unifacs \u2013 Universidade de Salvador, EAD, Pólo Iguatemi. Solicitado pela Prof.ª rrrrrrrrrr, tutora rrrrrrrrrrrr.
SALVADOR-BA
2015
ATIVIDADE VIRTUAL
QUESTÕES
No texto \u201cA Pipoca\u201d, Rubem Alves faz referência, dentre outras questões, ao movimento transformador. Nessa perspectiva e com atenção à metáfora do milho/pipoca, explique as características \u201cnegativa\u201d e \u201cpositiva\u201d da atitude filosófica e escreva de forma coerente a respeito das semelhanças entre a atitude filosófica e a disponibilidade às mudanças/transformações. (Valor: 2,0).
R: Este texto me fez refletir sobre a vida de todos os seres humanos no planeta terra. Na realidade me fez pensar mesmo que na lei da sobrevivência vença o mais forte devemos aprender que os obstáculos, as provações fazem parte da vida e de nosso aprendizado. Portanto não tenhamos medo das dificuldades, mas sim com coragem para enfrentá-las e vence-las. Sejamos pipoca na vida, passemos sem traumas pelas transformações que se mostrarem necessárias. A vida e uma grande brincadeira. Fiquei a pensar: sou pipoca neste mundo capitalista, individualista em meio a toda esta transformação. Estou passando pelo fogo com o cenário brasileiro atual. Estou no meio do fogo de um pais com o governo mais corrupto do mundo, onde o povo brasileiro e refém das vontades políticas que administram a máquina estatal movidos por interesses escusos. Somos pipoca no meio desse fogo cruzado que está passando a nossa economia brasileira a maior crise financeira em nossos pais. Onde o lema da bandeira é: Ordem e Progresso. E é isto o que não temos. Por que? A realidade brasileira hoje e que somos entre os países mais desigual do planeta. Onde o povo se vê desvalido de direitos sociais básicos, enquanto que as elites políticas não articulam democracia política com democracia social, pois o país Brasil, pátria amada e uma das maiores economias do mundo e também e uma das maiores desigualdades sociais. E em meio a tudo isso temos que sair com o espirito critico reflexivo e com a coragem cidadã em luta pela democracia e justiça social.
Rubem Alves afirma que \u201c[...]a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.\u201d Quanto às superações dos processos ideológicos de dominação social, quando é necessário ir além dos conceitos impostos, quando é necessário criar as próprias formas de compreensão/intervenção sobre a sociedade, superando as vias de alienação; o \u201cpoder do fogo\u201d tende a presentar-se de formas diversificadas, tocam tanto às demandas pessoais quanto podem tocar às inquietações sociais. Nesse sentido, escolha duas dentre as características (estudadas no E-book de Filosofia) da Ideologia, explique cada uma delas e aponte caminhos possíveis para superá-las, em prol da emancipação. (Valor: 2,0) 
R: A reunião dos saberes deseja emancipação através da autonomia, bem como as posturas filosóficas éticas para conquistar.
Representação social- a ideologia tem a capacidade de representar a realidade, criando imagens e conceitos que dão significados ás relações sociais objetivas. Ela trabalha com símbolos e criações mentais. Um exemplo e a concepção de pátria-mãe, que conota a proteção e amparo a todos os cidadãos, como se não existissem diferenças de tratamento e assistência aos problemas sociais. ( ARAUJO, 2006, p. l64 )
Universalização- as ideias e os valores do grupo dominante são estendidos a todos; por exemplo, apesar dos interesses divergentes, o empregado adota os valores do patrão como se fossem também os seus.
 
Escolha um dentre os temas abaixo e elabore um comentário explicativo, devidamente fundamentado quanto ao tema escolhido: (Valor: 1,5) 
Questão 03, opção de tema A \u2013 Ética e Moral 
R: Ética e Moral 
A função da ética e explicar, esclarecer ou investigar a realidade para elaborara conceitos afins. Ela e compreendida como a teoria que reflete sobre o comportamento das pessoas na sociedade.
A moral é compreendida como um sistema que agrega normas, princípios e valores que, por sua vez, vai servir para orientar e regular as relações entre os sujeitos e entre estes e a sociedade.
Caracterize cada uma das concepções de trabalho (grega, medieval e modera). Após caracterizar cada uma das concepções, reflita sobre as relações de trabalho na contemporaneidade, sobre sua área de formação acadêmica e futura atuação profissional, sobre o/a profissional que você deseja ser em sua área de formação... E responda ao questionamento que segue: de que modo sua postura profissional poderá contribuir para uma sociedade capaz de empreender ações transformadoras que desejem a elaboração de dias mais justos? Por quê? (Valor: 1,5)
R: A filosofia grega: a característica desse período é a substituição da vida pública pela vida privada (intimidade e vida interior) nas reflexões filosóficos. Este período caracteriza-se por grandes explicações que buscam entender a realidade como um todo, composto por todas as relações entre os seres humanos e a natureza e esses com a Divindade. As preocupações voltaram-se para a ética, a física e a teologia, uma vez que ocupar-se com a política dia respeito apenas ao imperador. Três grandes sistemas destacam-se nesse período e epicurismo, estoicismo e neoplatonismo.
 A filosofia medieval: nessa época a filosofia ocupava produção filosófica \u2013 teológica. Será o primeiro sistema filosófico a influenciar e fundamentar o serviço social. A filosofia moderna: esse período se caracteriza-se pela preocupação com a formulação de teorias e fundamentos para o processo de compreensão do ser e da realidade pelo próprio ser humano.
 Para a filosofia moderna: as coisas externas apenas conhecidas quando o sujeito as representa intelectualmente, todas as coisas precisam sujeitar-se a razão. 
A minha postura profissional será de comprometimento eticamente com a sociedade, remando contra maré de um mundo atual carente e com perda dos valores legítimos do amor, sentimentos, emoções. Onde o sentimento do povo e de frustação e de abandono político. Estamos no país com o lema; Ordem e Progresso. Onde está? O País da esperança verde e amarelo, o país com o pior governo corrupto, onde cresce as desigualdades e as necessidades de um povo carente. Como Assistente Social posso levantar minha voz na defesa daqueles que tem os seus direitos violados, em busca de uma sociedade justa e igualitária.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 
 ARAÚJO, Sílvia Maria de. As várias faces da ideologia. Para Filosofar .4 ed. São Paulo: Scipione,2003. p. 145-172.