Avaliação-av2-tecnologia da Informação e Comunicação
4 pág.

Avaliação-av2-tecnologia da Informação e Comunicação


DisciplinaTecnologia da Informação e Comunicação2.815 materiais16.604 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Avaliação: CCT0100_AV2_201101423633 » TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201101423633 - CESAR ALEX AURICHIO MARTINS
	Professor:
	MAGNA ALBINO BRANDAO
	Turma: 9010/J
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 15/06/2015 16:12:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201101707038)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Estácio investe na criação de aplicativos para tablets e smartphones
 Com uma equipe formada por programadores, revisores, webdesigners, redatores web e analistas, o campus da Universidade Estácio de Sá, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro, abriga há cerca de um ano o projeto Fábrica de Conhecimento, dedicado a formular, testar e implementar os aplicativos para dispositivos móveis com conteúdo didático. Segundo o diretor da Fábrica de Conhecimento, Roberto Paes, o grande desafio é aliar tecnologia e didática.
"É um equívoco achar que tecnologia não precisa ser combinada com metodologia. Nosso conteúdo é criado com o auxílio dos professores da Estácio, com o foco na aprendizagem autônoma", afirma. Embora os aplicativos da Estácio tenham sido pensados inicialmente para atender as necessidades da sala de aula, Paes explica que essa condição foi superada e atualmente são produzidos apps úteis para o público geral, e não somente para os alunos da universidade. No entanto, aplicativos para a sala de aula também são desenvolvidos. É o caso do Legis Explorator, que auxilia estudantes da faculdade de Direito a terem acesso às leis, de forma atual e bastante simples. Disponíveis gratuitamente para as plataformas Android, iOS e Windows Phone, muitos dos 60 apps já lançados são de uso geral. É o caso do Conversor de Unidades e do Quiz de Português, produto mais baixado, com cerca de 20 mil downloads. Os apps da Estácio totalizam, juntos, aproximadamente, 30 mil downloads. O número, na opinião de Paes, deve ter uma alta expressiva em 2013, quando serão lançados mais 15 aplicativos nas áreas de Educação, Comunicação e Artes, Saúde, Gestão e Negócios, Engenharia e Direito.
Fonte: Site Mobile Time http://www.mobiletime.com.br/08/02/2013/estacio-investe-na-criacao-de-aplicativos-para-tablets-e-smartphones/324857/news.aspx
De que maneira ações como essa, desenvolvidas pela Fábrica do Conhecimento, para o uso do tablet e demais recursos móveis na Educação podem colaborar com a sustentabilidade?
		
	
Resposta: A geração de softwares/aplicativos de uso ao público geral pode auxiliar, principalmente, no meio ambiente. Se for possivel consultar uma informação de forma rápida e na tela de um aparelho (celular, micros. notebooks e etc) isso evitará a impressão em papel. Sabemos que a impressão em papel agride muito ao nosso ambiente, pois precisamos de reservas de florestas para produzir papeis. Resumindo, pode criar uma forma mais limpa, saudável e correta!
	
Gabarito: Ao deixarmos de utilizar o papel já estamos colaborando com o meio ambiente, outra característica importante a ser destacada é o fato de que esses recursos digitais móveis consomem pouca energia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101531887)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadieras (V) ou Falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta de preenchimento dos parênteses. 
(  ) Há conceitos diferenciados sobre sociedade, ciência e tecnologia, variando de acordo com o período histórico, a cultura, o contexto e a abordagem que lhe são atribuídos. 
(  ) Sociedade, ciência e tecnologia mantêm uma relação contínua entre si, em constante interação, entretanto não determinam impactos mútuos em sua evolução. 
(  ) A ciência e a tecnologia, bem como seus fatos e artefatos, são neutros e universais, não cabendo, portanto, ao profissional de TIC avaliar antecipadamente os impactos de sua ação no contexto regional e organizacional de sua atuação. 
(  ) A abordagem da associação em rede nos traz uma visão mais ampla das relações entre sociedade, ciência e tecnologia, com atores protagonistas, que em sua atuação em rede, geram fatos e artefatos tecnológicos, de acordo com interesses específicos, direcionando a evolução científica e tecnológica num determinado momento.
		
	
	F, V, F, V.
	
	V, V, V, F.
	
	F, F, F, V.
	
	V, F, V, V.
	 
	V, F, F, V.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101531873)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na análise da evolução social, científica e tecnológica do homem contemporâneo podemos identificar quatro abordagens principais. Assinale qual das abordagens apresentadas abaixo está realcionada à definição: "A ciência e a tecnologia não são boas ou más, são neutras, e sua evolução seria o resultado do seu progressivo desvelamento e da contínua descoberta da verdade, e por isso, único, universal e coerente com o progresso".
		
	 
	Neutralidade
	
	Sociedade da Informação
	 
	Determinismo tecnológico
	
	Dialética
	
	Associação em rede
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101530447)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A sociedade está sempre em constante mutação e evolução e, até chegarmos ao período atual, podemos perceber claramente quatro fases principais de evolução da sociedade:
		
	
	Sociedade Primitiva; Sociedade Caótica; Sociedade Informacional; Sociedade ortodoxa
	
	Sociedade Primitiva; Sociedade Burocrática; Sociedade Industrial; Sociedade do Terceiro Setor
	 
	Sociedade Primitiva; Sociedade Agrícola; Sociedade Industrial; Sociedade do Conhecimento
	
	Sociedade Primária; Sociedade Agrícola; Sociedade do Terceiro Setor; Sociedade Revolucionária
	
	Sociedade Passiva; Sociedade Aristocrática; Sociedade Inovadora; Sociedade do Conhecimento
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102098904)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fenômeno definido, genericamente, como consequência da ausência ou dos obstáculos encontrados no acesso às novas tecnologias digitais disponíveis, sobretudo, mas não exclusivamente, a Internet:
		
	
	Desigualdade social.
	
	Sociedade da Informação.
	 
	Exclusão digital.
	
	Informação digital.
	
	Cultura digital.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102090578)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Podemos perceber que a rápida evolução tecnológica pode originar nas empresas: graus de incerteza na adoção de novas tecnologias, um ritmo muito acelerado de mudanças que afetam os processos de negócio e um gap de desenvolvimento da infraestrutura de TI. As formas de trabalho na área de TI também têm se modificado bastante com diversas formas. Marque a opção que não esta de acordo com o TEMA acima.
		
	 
	teletrabalho
	
	terceirização
	
	mobilidade
	
	e-learning
	 
	e-arpanet
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101530397)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O uso e a aplicação das TIC em diferentes contextos e situações da vida humana tem originado reflexões e debates sobre os aspectos legais relacionados, principalmente, ao mundo virtual suportado pela Internet, podendo ser citados, entre outros:
		
	
	Direito público à imagem; Direito particular à informação; Virtualização; Pirataria
	
	Direito público à imagem; Direito particular à informação; Virtualização; TI Verde
	 
	Direito privado à imagem; Direito público à informação; Crimes Virtuais; Pirataria
	
	Nenhum direito à informação; Todos os direito de imagem; Computação na nuvem; Distribuição gratuita de software proprietário
	
	Direito privado à imagem; Direito público à informação; Crimes Virtuais; Intranet
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101704547)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Apresente uma análise comparativa entre os impactos, dependências e oportunidades geradas pelas TIC na sociedade e organizações. Cite exemplos para representar.
		
	
Resposta: Existe uma sequência nesses três tópicos.... A TIC cresce conforme existe a necessidade de uma sociedade gerando oportunidades,