Buscar

AV2 Farmacognosia Pura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

av2 Farmacognosia pura
PERGUNTA 1
Com as amostras dos extratos fracionados, é possível melhorar o processo de purificação por meio de técnicas cromatográficas mais complexas (instrumental, operacional, detectores, etc.) e específicas, como a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e a Cromatografia Gasosa (CG). A cromatografia instrumental em coluna, seja CLAE ou CG, é utilizada não apenas na identificação de substâncias como também para sua determinação quantitativa. Para isso, diversos métodos estão disponíveis. Sobre estes métodos, selecione a afirmativa INCORRETA dentre as opções abaixo:
	
	a.
	Não é possível realizá-la de forma acoplada com Espectrômetros de Massas (EM) e de Ressonância Magnética Nuclear (RMN).
	
	b.
	A CLAE é uma técnica mais indicada para analisar e quantificar amostras de matéria-prima vegetal, principalmente, devido à sua ampla compatibilidade com diversos tipos de amostras.
	
	c.
	Na normalização, é necessário que todas as substâncias presentes na amostra sejam eluídas e que a resposta do detector seja idêntica para todas.
	
	d.
	Na padronização interna, adiciona-se quantidade conhecida de uma substância na amostra e relaciona-se sua área com a área da substância a ser determinada.
	
	e.
	Na extrapolação linear por adição de analito, adicionam-se quantidades conhecidas do analito a quantidades conhecidas da amostra.
1 pontos   
PERGUNTA 2
Ensaios cromatográficos têm por objetivo o isolamento de um metabólito específico (processo preparativo) ou verificar a presença e o teor deste composto em um determinado extrato (processo analítico). Acerca de técnicas cromatográficas, assinale a opção CORRETA:
	
	a.
	Na técnica de cromatografia em camada delgada (CCD) é a técnica mais indicada para caracterizar qualitativamente a presença de um determinado grupo de constituintes bioativos.
	
	b.
	A diferença de peso molecular dos componentes de uma mistura é o que permite a separação desses componentes por cromatografia.
	
	c.
	A cromatografia líquida de alta eficiência tem alto poder de resolução devido ao tamanho da coluna cromatográfica utilizada, que pode atingir até 1m de comprimento.
	
	d.
	Na cromatografia gasosa, a fase estacionária é sólida e a fase móvel é um gás inerte.
	
	e.
	É impossível utilizar a cromatografia gasosa para a investigação de substâncias voláteis.
1 pontos   
PERGUNTA 3
Se o extrato bruto apresentar algum efeito biológico de interesse terapêutico, é recomendado prosseguir com uma extração mais específica (partição líquido-líquido), usando solventes orgânicos mais adequados e com polaridades crescentes. Das alternativas abaixo, qual a alternativa está CORRETA, a respeito dos solventes orgânicos (extração líquido-líquido) para o isolamento específico de alguns metabólitos secundários presentes em plantas:
	
	a.
	Hexano: Terceiro solvente utilizado, principalmente para isolamento de Esteroides, Terpenos e Acetofenonas.
	
	b.
	Diclometano: Segundo solvente utilizado, principalmente para isolamento de Lignanas, Flavonoides metoxilados, Sesquiterpenos, Lacionas, Triterpenos e Cumarinas. 
	
	c.
	Acetato etila: Segundo solvente utilizado, principalmente para isolamento de Flavonoides glicosilados, Taninos, Saponinas e Carboidratos.
	
	d.
	Hexano: Primeiro solvente utilizado, principalmente para isolamento de Lignanas, Flavonoides metoxilados, Sesquiterpenos, Lacionas, Triterpenos e Cumarinas.
	
	e.
	Butanol: Quarto solvente utilizado, principalmente para isolamento de Taninos, Xantonas, Ácidos triterpênicos, Saponinas, Compostos fenólicos em geral e Flavonoides.
1 pontos   
PERGUNTA 4
Analise as afirmativas abaixo sobre conceitos, métodos e operações, aplicados às práticas farmacêuticas, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(  ) A destilação é um método que pode ser usado para separar uma mistura de substâncias, sendo fundamentado na diferença do ponto de fusão dessas substâncias;
(  ) O aumento da temperatura facilita o processo de extração sólido-líquido porque determina uma diminuição da viscosidade do solvente e aumenta a solubilidade dos sólidos em líquidos;
(  ) Os métodos de extração são processos utilizados para a transferência dos constituintes das plantas nas quais estão dissolvidos ou dispersos para outra fase, objetivando-se isolar e purificar tais constituintes;
(  ) O método de extração em aparelho de Soxhlet permite a extração dos constituintes das plantas de forma eficiente, porém requer volumes relativamente grandes de solventes, os quais devem ser não voláteis.
	
	a.
	F-V-V-F.
	
	b.
	F-V-F-V.
	
	c.
	V-V-V-V.
	
	d.
	V-V-V-F.
	
	e.
	V-F-V-V.
1 pontos   
PERGUNTA 5
De acordo com as principais reações químicas, utilizadas para identificar constituintes bioativos de plantas medicinais, avalie as afirmativas de I a IV a seguir:
I. Reações específicas de Alcaloides: Mayer, Dragendorff, Wagner e Bertrand;
II. Reações específicas de Triterpenos Esteroides: Lieberman-Buchard;
III. Reações específicas de Glicosídeos Heterocíclicos: Shinoda;IV. Reações específicas de Taninos: Murexida.
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	As afirmativas I, II e IV estão CORRETAS.
	
	b.
	As afirmativas III e IV estão CORRETAS.
	
	c.
	Todas as afirmativas estão CORRETAS.
	
	d.
	As afirmativas I e II estão CORRETAS.
	
	e.
	As afirmativas II, III e IV estão CORRETAS.
1 pontos   
PERGUNTA 6
As plantas medicinais são aquelas que exercem ação terapêutica, utilizadas tradicionalmente desde a antiguidade por diversos povos de todo o mundo. Sobre as diferentes etapas envolvidas no estudo farmacognóstico de uma planta, leia as alternativas que seguem e marque a opção CORRETA.
I. O material colhido não deve ser comprimido ou esmagado, evitando também processos de degradação química dos compostos de interesse, os quais são responsáveis pelo efeito terapêutico;
II. As plantas medicinais podem ter um período do ano em que seus compostos químicos (metabólitos secundários) apresentam maior teor, sendo importante a colheita nessa fase do ano;
III. O ideal é proceder com a técnica de amostragem por quarteamento, segundo a Farmacopeia Brasileira.
	
	a.
	I e III estão corretas.
	
	b.
	III está correta.
	
	c.
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	d.
	I, II e III estão corretas.
	
	e.
	I e II estão corretas.
1 pontos   
PERGUNTA 7
A Eletroforese Capilar (EC) é uma técnica útil para investigar uma grande variedade de amostras, desde moléculas pequenas e mais simples, até moléculas mais volumosas e complexas, tais como: hidrocarbonetos aromáticos, alcaloides, flavonoides, ácidos fenólicos, terpenos, vitaminas hidro e lipossolúveis, amino ácidos, íons inorgânicos, ácidos orgânicos, catecolaminas, substâncias quirais, proteínas, peptídeos e outros. Sobre os parâmetros cromatográficos abaixo, selecione a alternativa CORRETA:
	
	a.
	A principal diferença da EC, em relação às outras técnicas de purificação e caracterização, é a sua capacidade única para separar macromoléculas carregadas eletricamente de interesse biotecnológico e terapêutico.
	
	b.
	Por meio da EC, não é viável executar análises qualitativas pela comparação dos tempos de migração dos padrões com os tempos de migração das substâncias presentes na amostra de interesse.
	
	c.
	O tempo de retenção ajustado (ou corrigido) é a diferença entre o tempo em que as moléculas do soluto estão na fase móvel e o tempo em que o componente analisado permanece no sistema cromatográfico.
	
	d.
	Principais vantagens: não serve para a determinação de compostos voláteis, não polares e de massa molar baixa, em que são melhores determinados por cromatografia gasosa. Também, não é muito adequada para a análise de polímeros não iônicos de massa molar alta e não é tão sensível quanto à cromatografia líquida de alta eficiência.
	
	e.
	Principais limitações:é uma técnica rápida, versátil, de baixo custo, com alto poder de separação (resolução) e consumo mínimo de amostras, reagentes e solventes. Além disso, oferece a possibilidade de automação e detecção on-line.
1 pontos   
PERGUNTA 8
Após a correta coleta do material vegetal de interesse, é possível iniciar os processos de tratamento, que têm como finalidade torná-lo adequado para a produção do medicamento fitoterápico desejado. De acordo com os processos preliminares de tratamento, assinale as afirmativas CORRETAS:
I- Informações sensoriais (coloração, forma, textura e odor) do material vegetal, não ajudam a fortalecer a sua correta identificação;
II- No caso de material de origem vegetal, é recomendado retirar partes da planta que não possuam a substância química desejada, evitando, assim, a presença de impurezas na matéria-prima final;
III- Uperização: emprega-se o calor (seco ou úmido) por meio de vapor de água ou etanol, sob pressão normal ou elevada, promovendo a perda de água e a desnaturação proteica, o que inviabiliza a crescimento microbiano e a atividade de enzimas;
IV- Em alguns casos, a fragmentação deve ser feita sob refrigeração (criomoagem) para se evitar a destruição térmica, química ou física dos seus componentes.
	
	a.
	I e IV.
	
	b.
	I, II e IV.
	
	c.
	I e III.
	
	d.
	II e IV.
	
	e.
	II e III.
1 pontos   
PERGUNTA 9
A obtenção de drogas requer o emprego de métodos de extração, que consistem na dissolução do material vegetal em um solvente orgânico ou em uma mistura de solventes (etanol, acetona, etc.), para a retirada de alguns constituintes químicos de interesse terapêutico. Sobre esses métodos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a.
	A extração exaustiva pode ser obtida por maceração, bastando para isso aumentar o tempo de imersão do vegetal no líquido extrator.
	
	b.
	A extração sob refluxo consiste em submeter o material vegetal imerso em solvente fervente, que vai sendo adicionado ao sistema.
	
	c.
	Decocção é sinônimo de infusão, porque ambas consistem na extração pela permanência do vegetal em água fervente.
	
	d.
	O processo de extração independe do grau de fracionamento de vegetais, porque se podem escolher solventes de polaridade crescente.
	
	e.
	A turbolização consiste em proceder à extração concomitante com a redução de tamanho das partículas vegetais.
1 pontos   
PERGUNTA 10
A caracterização e a comprovação da presença de um determinado grupo de metabólitos secundários, em um extrato de origem vegetal, podem ser realizadas de forma rápida e simples por intermédio de reações químicas clássicas. São VERDADEIRAS as afirmativas:
I. As reações fitoquímicas são pouco eficazes como único método de identificação, sendo recomendada a realização de outros ensaios complementares sempre que possível;
II. Reação de Liebermann-Burchard usada para detecção de um composto esteroide que pode ser observado pela coloração azul-esverdeada;
III. A principal vantagem desta técnica é que as reações químicas não são específicas, o que pode mascarar os resultados (falso-negativos ou falso-positivos).
	
	a.
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	b.
	I e III, apenas.
	
	c.
	I, II e III.
	
	d.
	I e II, apenas.
	
	e.
	II e III, apenas.

Outros materiais