ATPS DE DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO
13 pág.

ATPS DE DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO


DisciplinaCiências Sociais11.214 materiais41.709 seguidores
Pré-visualização4 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA \u2013 UNIDERP
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Direito Empresarial e Tributário
Tutor EAD: Luiz Manuel Palmeira
Tutor Presencial: 
SUMÁRIO 
	1. INTRODUÇÃO
	03
	2. ETAPA 01- DIREITO COMERCIAL E TRIBUTÁRIO
	03
	3. ETAPA 02-A FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA
	05
	4. ETAPA 03 - TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
	07
	5. ETAPA 04- O NOVO DIREITO EMPRESARIAL COM ÊNFASE NA FUNÇÃO SOCIAL E NA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA, É COERENTE E ADEQUADO À ATUALIDADE.
	
11
	6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
	12
	7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
	13
INTRODUÇÃO
O dia a dia das pessoas é regulamentado por normas e princípios advindos da Constituição Federal, que regulam não só o funcionamento político e financeiro dos órgãos públicos como os direitos e deveres do cidadão. É aplicada genericamente a sociedade e a todos os cidadãos, e a ninguém é dado o direito de desconhecê-la ou descumpri-la, para que não sofra sanções, pelo descumprimento das obrigações da mesma.
Abordaremos neste relatório, em especial, informações sobre o Direito Empresarial ou Comercial que trata da atividade econômica de fornecimento de bens e serviços, que podemos denominar de empresa, por meio da lei, que tem como objetivo estudar os casos de superação de conflitos envolvendo empresários ou assuntos relacionados. E o Direito Tributário que regulamenta os tributos (prestação pecuniária compulsória, em moeda, que não constitui ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa) impostos a sociedade.
Assim, nesse trabalho apresentaremos os direitos comerciais, empresarias e as funções sociais das empresas e algumas teorias gerais dos títulos de créditos, através de pesquisas realizadas pela equipe. 
ETAPA 01 - DIREITO COMERCIAL E TRIBUTÁRIO
É no direito comercial que se tem como ênfase a caracterização de quem seria o comerciante, os títulos de crédito, direito marítimo, também o direito de capitais e o bancário. A doutrina consagrou que disposições de vários ramos diferentes se explicam de forma separada, isso acontece da natureza específica de cada atividade do ramo, já que a atividade de direito tem como objetivo de regulamentação distinto, expressões próprias que visam atender dificuldades sociais diferenciadas. Isso não faz desaparecer o direito comercial, apenas a regulamentação de atos praticados na economia entre indivíduos privado passou a ser feito pelo Código Civil, entre eles: criatividade e iniciativa, liderança e o Direito Comercial ou ainda direito empresarial são normas dadas a mesma atividade das ciências jurídicas, constituindo uma subdivisão que é denominada Direito Privado, tal que a divisão irá cuidar de atividade empresarial e de seu executante, o empresário, obedecendo a uma demanda de regras disciplinadoras importantes na condução harmônica da atividade com interesses dos coletivos. 
	Para a realização da ATPS de Direito Comercial e Tributário trabalharemos com a Empresa SERVCON - SERVIÇOS DE CONTABILIDADE e para tal faz-se necessário a sua descrição, conforme informações abaixo:
Endereço: Rua 17 de Outubro, 1340, Centro, Jijoca de Jericoacoara \u2013 CE.
CNPJ: 10.604.093/0001-17
CGF: Isento
Responsável: Francisco Erivando de Vasconcelos
CPF: 603.372.313-00
CNAE: 69.20-6-01 Atividades de Contabilidades
Nº de Funcionários: 34 empregados
OPTANTE DO SIMPLES NACIONAL \u2013 REGIME DE RECOLHIMENTO \u2013 MICROEMPRESA
	MÊS
	SERVIÇOS
	%
	DAS
	PG
	RBA
	JANEIRO
	77.539,88
	7,53
	5.838,75
	PG
	77.539,88
	FEVEREIRO
	79.028,15
	7,53
	5.950,82
	PG
	156.568,03
	MARÇO
	79.838,50
	7,53
	6.011,84
	PG
	236.406,53
	ABRIL
	80.128,17
	7,53
	6.033,65
	PG
	316.534,70
	MAIO
	82.758,67
	7,53
	6.321.73
	PG
	399.293,37
	JUNHO
	83.496,7O
	7,53
	6.287,30
	PG
	482.790,07
	
	
	
	
	
	
Definição Da Empresa (Quem Somos):
Somos uma empresa voltada para o ramo contábil, fiscal, e trabalhista, composta por profissionais, prestações serviços de qualidade e eficiência com um sistema operacional de trabalho totalmente informatizado. No mercado desde fevereiro de 2000, estamos sempre buscando os requisitos para atender as expectativas de nossos clientes.
Objetivo:
Prestar serviços eficientes e ágeis, buscando sempre soluções e resultados positivos, permitindo assim quem nossos clientes tenham maior autonomia para concentrarem mais atenção na sua atividade principal, maximizando resultados e estabelecendo parceiros duradouros com nossa empresa.
Missão:
Fornecer serviços contábeis e ideias a nossos clientes, para que multipliquem resultados e tenham uma boa visão organização confiabilidade e precisão dos serviços prestados.
Assessoria:
Auxilio técnico dentro da nossa área de conhecimentos especializados, principalmente em assuntos contábeis, fiscais, trabalhistas e previdências (pessoa física e jurídica), para atendimento das necessidades da administração da empresa e cumprimento das normas legais.
É necessário também distinguir os conceitos empresa e empresário, ainda confundido por muitas pessoas. O empresário é um individuo de direito que exerce a empresa, ou seja, aquele que coordena profissionalmente uma atividade econômica, ou melhor, busca gerar lucro pra a empresa, há dois tipos de empresário: pessoa física (empresário individual) e pessoa jurídica (sociedade empresarial). Os integrantes de uma sociedade empresária (sejam eles empreendedores ou investidores) não são empresários; o empresário é a própria sociedade, sujeito de direito com personalidade autônoma em relação aos sócios. 
 As empresas são uma unidade econômica, que é formada por indivíduos e elementos materiais e técnicos, que tem como ênfase ter fatores produtivos como, por exemplo, capital, terra e trabalho, e se classificam de acordo com a atividade econômica desenvolvida, outra classificação igualmente possível para as empresas é de acordo com a sua constituição jurídica. Existem empresas individuais (que pertencem a uma única pessoa) e societárias (constituídas por várias pessoas). No último grupo, as sociedades, por sua vez, podem ser anônimas, de responsabilidade limitada e de economia social (as chamadas cooperativas), entre outras.
ETAPA 02-A FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA.
Nas últimas décadas observamos como as empresas tem se apresentado diante das grandes transformações sofridas na sociedade em que vivemos e diante disso está a Constituição Federal de 1988, na qual através da mesma abriram-se portas antes não vistas, nesse elo entra o papel fundamental das empresas, construir uma sociedade com direitos mais justos, onde cada indivíduo possa se sentir um cidadão Brasileiro respeitado e dignidade, independente de níveis sociais, cargos ou departamentos.
Quantas vezes em debates e até mesmo em livros, revistas ou jornais ouvimos e lemos alguém expressar que o objetivo principal de uma empresa é o lucro, não se pode fugir desse fato, no entanto o mercado vem ganhando uma nova face nos últimos anos, na qual o que faz uma empresa desenvolver não é somente lucrar e sim trazer para a sociedade atual, contribuições visíveis, esse diferencial tem sido um grande desafio mundial para as empresas de hoje, pois o lucro é uma consequência de uma empresa com visão do seu meio social, resultando assim uma responsabilidade que o código civil de 2002 transpareceu ao frisar os interesses da cidadania.
A empresa SERVCON, é uma microempresa de contabilidade e conhecedora da legislação e Constituição Brasileira, procura contribuir com a sua parcela social visando um crescimento na sociedade em que atua, pois a mesma é integrante de alguns projetos sociais como: O Natal Solidário, onde a SERVCON se mobiliza trazendo para a comunidade local ajuda com cestas básicas, brinquedos, livros infantis, existe outro projeto de alfabetização comunitária, onde pessoas que não sabem ler escrever são ensinadas
Roseli
Roseli fez um comentário
Maravilhoso conteúdo
0 aprovações
Carregar mais