RECURSOS HUMANOS AV1
3 pág.

RECURSOS HUMANOS AV1


DisciplinaRecursos Humanos6.499 materiais21.123 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Professor:
	ANA MARIA CARVALHO
	
	Data: 15/05/2015 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301389667)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando os estudos realizados sobre a linha histórica ou evolução histórica da ARH no nosso país, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:
		
	 
	Os anos 50 ficaram marcados pelo crescimento da indústria siderúrgica, petrolífera, química, farmacêutica e a implantação da indústria automobilística. A expansão das indústrias contribuiu para a criação de novas oportunidades de emprego. Em decorrência disso, surge a necessidade de um profissional que, além das atividades desempenhadas na seção de Pessoal, fosse capaz de gerenciar os problemas de pessoal.
	
	No período de 1968 a 1973, o Brasil viveu o ¿milagre econômico¿, mas a partir de 1973 o país começou a exploração de petróleo como nunca visto. Nessa época o administrador de empresas passa a ser valorizado como profissional de RH por descentralizar as funções dessa área.
	
	Os anos 80 constituíram-se em um período que ficou marcado pela recessão, pelos altos índices inflacionários e pelo desemprego. Nesse período as organizações voltaram-se para a redução de despesas e houve um enxugamento de pessoal nas empresas.
	
	Na década de 80, os processos de reengenharia, downsizing, qualidade total, just in time e de reestruturação se tornaram populares. A área de RH também sofreu consequências dos novos modelos de gestão e teve alguns de seus setores desativados. Isso representou um forte investimento nas áreas de treinamento e desenvolvimento.
	 
	Nas três primeiras décadas do século XX ocorreram transformações significativas, influenciadas fortemente pela globalização e as atividades de recursos humanos, estas eram voltadas para o desenvolvimento das competências da mão-de-obra.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301723998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa ABC possui 60 empregados na área de produção sendo que 30 deles são operadores de máquinas e outros 30 trabalham como auxiliar de produção dando suporte aos operadores de máquinas. Um novo produto lançado no início do ano, foi um sucesso de vendas, superando as expectativas do planejamento e ocasionando a necessidade de contratação de mais 10 operadores de máquinas que vão trabalhar num segundo turno. A diretoria está muito preocupada com os custos das contratações em caráter de urgência e com a motivação dos colaboradores que há algum tempo não tinham oportunidades de crescimento na estrutura organizacional e colocou essa questão para o RH. Qual deve ser a estratégia de recrutamento e seleção para esse caso?
		
	
	Contratar mão-de-obra terceirizada
	
	Fazer um recrutamento externo para trazer experiências de outras empresas
	 
	Fazer um recrutamento interno entre os auxiliares de produção, por ser mais econômico, mais rápido e apresentar maior índice de segurança, além de motivar as pessoas
	
	Fazer um recrutamento externo para mexer coma acomodação das pessoas
	
	Contratar uma empresa especializada em recrutamento e seleção para dar maior agilidade ao processo
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301199740)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por que outros profissionais, que não são da área de Administração, necessitam conhecer a ARH?
		
	
	Porque administrar recursos humanos requer uma formação específica em Psicologia.
	
	Porque administrar recursos humanos é mais ou menos parecido com as outras administrações.
	
	Porque administrar recursos humanos depende apenas de alguns conhecimentos em Psicologia.
	 
	Porque administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional.
	
	Porque administrar recursos humanos é tão comum quanto fazê-lo em qualquer outra área.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301199760)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre os públicos que a empresa necessita considerar em suas ações encontramos comunidade / acionistas / clientes / fornecedores e principalmente :
		
	
	Limpeza dos banheiros.
	
	Creche local.
	 
	Empregados.
	
	Concorrentes.
	
	Cozinha terceirizada.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301400879)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Documento necessário para uma avaliação preliminar de possibilidade de emprego :
		
	 
	currículo
	
	desligamento
	
	referências
	
	cartão de visita
	
	entrevista
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301336924)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para ser um competente profissional em Recursos Humanos, devem-se ter determinadas características PESSOAIS. Assinale abaixo o conjunto correto:
		
	
	Postura consultiva, agente de mudanças, ganhar bom salário
	
	Compromisso com o negócio, visão administrativa, saber utilizar as redes sociais
	
	Capacidade de negociação, ter bom emprego, trabalhar em equipe
	 
	Comunicação, interesse pela natureza humana, consciência social
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301415619)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A rotatividade de pessoal gera custos para a organização. Estes podem ser de recrutamento, de seleção, de treinamento ou de desligamento. Assinale a alternativa que contém a descrição de um custo de desligamento:
		
	
	Programas de integração
	
	Entrega de fardamento
	
	Aplicação de provas de conhecimento
	
	Avaliação psicológica
	 
	Pagamento de salários e quitação dos direito trabalhistas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301770985)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As empresas estão sempre mostrando diferentes características na sua estrutura e nos seus processos com o passar dos tempos. Assim, segundo vimos em aula, podemos considerar três eras das organizações - A Era da Industrialização Clássica, A Era da Industrialização Neoclássica e Era da Informação. Sobre a Era da Informação podemos afirmar que (assinale a única alternativa correta):
		
	 
	Nesse período a tecnologia da informação provocou o surgimento da globalização da economia. Assim, a competitividade tornou-se mais acirrada entre as empresas.
	
	Nesse período o ambiente era estável e a tecnologia fixa.
	
	Nesse período o modelo burocrático era o vigente.
	
	É o período iniciado logo após a Segunda Guerra Mundial, onde o velho modelo burocrático, centralizador e piramidal tornou-se vagaroso demais para acompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente.
	
	Nessa período havia um pequeno movimento de inovação e capacidade de mudanças.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301168813)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Chiavenato (2004), empregabilidade é "o conjunto de competências e habilidades necessário para que uma pessoa possa manter-se colocada em uma empresa". A aplicação deste conceito em processos seletivos está relacionado à:
		
	
	definição por recrutamento interno ou externo e do tipo de anúncio que será veiculado para divulgar a vaga.
	
	escolha de um processo de integração que possibilite uma adaptação rápida e adequada à cultura organizacional.
	 
	avaliação diagnóstica e prognóstica, pois, além de ser adequado à vaga, o candidato deve ter capacidade para atuar bem na empresa e se desenvolver nela.
	
	seleção, preferencialmente, de pessoas que tenham formação e experiência na área em que atuarão, reduzindo, assim, custos futuros com treinamento.
	
	rotatividade de pessoal, que representa a flutuação de pessoal existente em uma organização em um determinado período de tempo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301413402)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É papel da área de Gestão de Pessoas, EXCETO:
		
	 
	Realizar todas as entrevistas de demissão dos funcionários, sem a necessidade do contato prévio da chefia imediata com o funcionário que será desligado.
	
	Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos e alcance dos objetivos
Marilza
Marilza fez um comentário
Weldo Gomes, muito obrigada
0 aprovações
Welder
Welder fez um comentário
Q 8 - Nesse período a tecnologia da informação provocou o surgimento da globalização da economia. Assim, a competitividade tornou-se mais acirrada entre as empresas.
1 aprovações
Carregar mais