APOL 5 ETIQUETA EMPRESARIAL E TECNICAS SECRETARIAS
11 pág.

APOL 5 ETIQUETA EMPRESARIAL E TECNICAS SECRETARIAS


DisciplinaEtiqueta48 materiais137 seguidores
Pré-visualização3 páginas
contratos, e a divulgação do evento. Tudo que é bem pesquisado, advertido e analisado reduz as chances de falhar.  
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. A falta de planejamento   
II. A escolha de datas
III. Programação de atividades 
IV. Elaboração de orçamento 
(  ) Se a preferência por um certo período não aderir com o momento disponível entre os participantes do evento é um problema não menos importante, a criatividade e a ousadia vai fazer a diferença. Com certeza haverá mudanças de períodos de tempo ou inovação de parceiros e novas experiências, na área de eventos. 
(  ) As redes sociais, publicam diariamente a programação e os eventos, socializando os acontecimentos, um meio de comunicação eficaz que em um curto período de tempo divulga os eventos para um grande número de pessoas. Saber escolher a ferramenta de comunicação de acordo com o perfil do público selecionado traz bons resultados.
(  ) Os contatos durante a organização do evento ou networking é ingrediente para o sucesso, por isso mesmo o relacionamento com os clientes, amigos e fornecedores faz parte do processo de registro para preparação de orçamento com dados básicos para poder detectar os erros e acertos, do planejamento do evento.
(  ) A grande falha na organização de eventos é a falta de planejamento, uma vez que ao observar os pontos principais de um planejamento é a falta de programação, infraestrutura e a organização do evento. No entanto, os recursos financeiros, planilha de custos, patrocínio, contratos, possíveis riscos e formas de divulgação necessitam de um plano de ação, específico por datas e prazos para cada tarefa a ser realizada.
	
	A
	 III \u2013 IV \u2013 II \u2013 I 
	
	B
	 I \u2013 II \u2013 III \u2013 IV 
	
	C
	 II \u2013 III \u2013 IV \u2013 I
	
	D
	 VI \u2013 II - III \u2013 I 
	Questão 7
Todas as refeições, formais ou informais, exigem um planejamento, que tem por finalidade criar um ambiente harmonioso entre o serviço, o local e os convidados, onde se formaliza o evento. Preparar um roteiro para o evento, além dos tipos básicos de Buffet e os tipos de cardápio, tudo vai variar de acordo com o horário, o local e tipo de festa, por isso mesmo sempre é importante conferir as opções pelo serviço mais adequado ao roteiro correspondente.
Associe a coluna B com a coluna A e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna A \u2013 tipos de cerimônias 
(I) Churrasco
(II) Buffet à francesa
(III) Buffet à inglesa 
(IV) Buffet americano
(V) Coquetel 
(VI) Brunch
Coluna B \u2013 roteiros de cerimônias 
(  ) É uma refeição informal e ocorre no final da manhã. O cardápio inclui alimentos tradicionalmente servidos no café da manhã como leite, café, chás, sucos de frutas, achocolatados, pães e bolos variados, biscoitos, frios, geleias, assim como pratos mais encorpados como crepes, panquecas, suflê, torta, saladas e frutas frescas.
(  ) Acontecimento indicado para recepções à tarde ou à noite. Refeição informal, mas de requinte e de boa opção para salões que não dispõe de muito espaço para mesas e cadeiras. Os garçons passam com bandejas entre os convidados e cada um pega o quitute que mais lhe agrada. 
(  ) Os convidados se servem e retornam as mesas, que tem lugares demarcados e de boa opção para salões espaçosos.  
(  ) Os convidados são servidos nas mesas pelos garçons, portanto o garçom traz o prato pronto e as travessas são colocadas em um aparador. 
(  ) Considerado o serviço mais requintado e cerimonioso. O garçom serve os convidados seguindo a sequência entrada, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesas. 
(  ) É uma comemoração bem despojada, mas para que tudo ocorra a contento é importante verificar os detalhes, principalmente se o local e horário são adequados. E pode ser servido entre o final da manhã e o meio da tarde e os locais ideais para este tipo de evento são sítios, chácaras ou em um salão de festas com área ao ar livre.
	
	A
	VI \u2013 V \u2013 IV \u2013 III \u2013 II - I 
	
	B
	II \u2013 V \u2013 I \u2013 III \u2013 IV - VI 
	
	C
	IV \u2013 I \u2013 III \u2013 II \u2013 V - IV 
	
	D
	II \u2013 IV \u2013 III \u2013 V \u2013 I - VI 
	Questão 8
O tipo de serviço à mesa é um detalhe muito importante, porém a facilidade em organizar jantares e almoços decorre da preparação do checklist. Portanto, no almoço ou no jantar, o planejamento e o cerimonial devem ser adequados à ocasião e elaborados segundo suas necessidades: à francesa, à inglesa ou americana.   
Associe a primeira coluna em relação à segunda e, em seguida, assinale a alternativa correta.  
I.        Serviço à americana  
II.       Serviço à inglesa   
III.      Serviço à francesa
IV.     Tipos de serviço à mesa
(  ) Nesse serviço as pessoas se servem à vontade, o cardápio quente fica disposto em réchauds (travessas em banho maria), porém há necessidade da distribuição de algumas mesas em posições estratégicas, para apoio de copos, guardanapos e demais utensílios utilizados. Alguns garçons devem ficar atentos para manter os locais sempre limpos e organizados.  
 (  ) Esse serviço é caracterizado quando todos os convidados estão sentados à mesa e, os pratos são servidos pelo garçom. O garçom traz o prato pronto e as travessas são colocadas em um aparador ou mesa de apoio. Na mesa estão dispostos os talheres, louças e os copos específicos para cada alimento que será servido. 
  
(  ) Quando se refere à conduta do profissional a imagem está diretamente relacionada com a habilidade de organização no ambiente de trabalho. O checklist dos tipos de serviço à mesa deve conter a lista de convidados, convite impresso ou via telefone, preparação dos cartões de mesa, plano de mesa, decoração, escolha do cardápio e montagem das mesas de acordo com a ordem de precedência.  
(  ) É um serviço mais sofisticado e formal os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), com o nome do convidado à frente do local onde deve se sentar, os pratos são servidos pelo garçom, o convidado serve a si próprio da quantidade que desejar.
		
	A
	I \u2013 IV \u2013 II \u2013 III 
	
	B
	I \u2013 II \u2013 IV \u2013 III 
	
	C
	IV \u2013 I \u2013 III \u2013 II
	
	D
	II \u2013 IV - III \u2013 I 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Questão 9
Os eventos, ao serem organizados, devem ser planejados buscando minimizar as chances de erro, ou falhas. No entanto, por mais que se tente evitar que falhas ocorram, é provável que em momento ou outro algum imprevisto acontecerá e isso pode prejudicar o andamento do evento. Neste sentido, e com base no conteúdo apresentado em aula, analise as afirmativas a seguir com relação aos motivos das falhas que podem ocorrer na realização de um evento e marque V para Verdadeiro e F para Falso:
 
(   ) A elaboração de uma planilha de custos deve estar em consonância com o orçamento disponível para a realização do evento.
(   ) A escolha do local do evento deve ser feita a priori, considerando o lugar a ser alugado, sua aparência e destaque na região.
(   ) O planejamento deve ser elaborado, preferencialmente, por uma equipe multidisciplinar para que mais possibilidades sejam analisadas.
(   ) Contratar um mestre de cerimônias capacitado e recomendado é importante, pois isso impedirá que sejam cometidos erros durante o evento.
 
Assinale a alternativa que corresponde a ordem correta:
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	B
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
	
	C
	V \u2013 V \u2013 V - F
	
	D
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	E
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 F 
	Questão 10
No seu dia a dia, o profissional de secretariado pode se deparar com os mais variados tipos de eventos e situações que demandem uma organização mais apurada e mesmo a utilização de cerimonial e protocolo. Para isso, é importante que para lidar com a realização de evento o profissional apresente um perfil específico. 
Neste contexto, com relação ao perfil do profissional de evento, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. O profissional de eventos é dinâmico, espontâneo, proativo e