Buscar

Atividade 1 UC 4 - Executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA VIVENCIAL I
1 – Cite os profissionais habilitados para ministrar o treinamento, justificando sua resposta levando em consideração os assuntos que devem ser abordados no treinamento da NR 10. 
Parte técnica na área de eletricidade
Estarão habilitados para ministrar o treinamento na parte técnica na área de eletricidade os engenheiros eletricistas ou técnicos em eletrotécnica, por conta da exigência da NR 10, quando se trata da formação de trabalhadores autorizados. 
Com uma a carga horária mínima exigida de 40 horas e, conteúdo programático muito específico, principalmente dos itens 1 ao 5 desta NR, entende-se que estes, são os referidos instrutores que conseguirão transmitir aos alunos, esta parte necessária para o trabalho com segurança destes profissionais. 
Parte técnica na área de proteção e combate a incêndios
Bombeiro militar ou civil; técnico em segurança do trabalho ou qualquer outro profissional que atenda a proficiência exigida na NBR 14276/2016 (3.23 Instrutor em incêndio); Além da proficiência citada, deve-se solicitar referências em relação a vivência do instrutor sobre o assunto.
Médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico em enfermagem do trabalho, bombeiro militar ou civil; técnico em segurança do trabalho ou qualquer outro profissional que atenda a proficiência exigida na NBR 14276/2016 14276/2016 (3.24 Instrutor em primeiros socorros); Além da proficiência citada, deve-se solicitar referências em relação a vivência do instrutor sobre o assunto.
Profissional com formação em segurança do trabalho
Engenheiro ou técnico em segurança do trabalho ministrará os itens que têm relação com a prevenção de acidentes, irá detalhar as rotinas e procedimentos de trabalho sempre respaldados pelas NRs e NBRs pertinentes.
2 – Descreva como e que informações serão repassadas aos profissionais antes de aplicarem o treinamento. 
Passaremos para os instrutores que o treinamento será ministrado para uma turma de 20 eletricistas, que trabalham com tensão igual ou inferior a 50 Volts em corrente alternada ou 120 Volts em corrente contínua; que terá a carga horária de 40 horas distribuídas se segunda a sexta-feira das 8h as 17h com um intervalo as 12h para almoço e outros intervalos a critério dos instrutores.
Será importante passar para os instrutores, sobre os acidentes da empresa, e que estes aconteceram por uma série de desvios como a falta da aplicação das medidas de controle; sem seguir os procedimentos específicos do trabalho; sem o uso das vestimentas adequadas aos níveis de risco dentre outros. Pedi-los também, para que deem ênfase no treinamento, sobre as limitações da autorização quanto ao nível de tensão e a importância de seguirem criteriosamente os procedimentos da empresa.

Outros materiais