1-QUESTIONÁRIO MÁQUINAS ELÉTRICAS 2015
8 pág.

1-QUESTIONÁRIO MÁQUINAS ELÉTRICAS 2015


DisciplinaMáquinas Elétricas I2.447 materiais23.032 seguidores
Pré-visualização3 páginas
QUESTIONÁRIO MÁQUINAS ELÉTRICAS 2013-2 - AV-2 / AV-3
1) O que são Sensores Ultra-sônicos, como funcionam e onde são aplicados?
R: Os sensores de proximidade ultra-sônicos podem ser usados como dispositivos de detecção sem contato em muitas áreas da automação. O princípio de funcionamento dos sensores ultra-sônicos está baseado na emissão de uma onda sonora de alta freqüência, e na medição do tempo levado para a recepção do eco produzido quando esta onda se choca com um objeto capaz de refletir o som. Eles emitem pulsos ultra-sônicos ciclicamente. Quando um objeto reflete estes pulsos, o eco resultante é recebido e convertido em um sinal elétrico. A detecção do eco incidente depende de sua intensidade e esta da distância entre o objeto e o sensor ultra-sônico. Os sensores ultra-sônicos funcionam medindo o tempo de propagação do eco. Isto é, o intervalo de tempo medido entre o impulso sonoro emitido e o eco do mesmo. A construção do sensor faz com que o feixe ultra-sônico seja emitido em forma de um cone. Permitem detectar de forma precisa, flexível e confiável objetos de materiais, formas, cores e texturas diversos. As possibilidades de aplicação são diversas como: Detecção de nível e altura; Medida de separação;Medida de diâmetro em bobinas; Contagem de objetos Materiais transparentes, independentes de cor e presentes em ambientes sujos ou com vapores, podendo até mesmo estar em estado líquido, podem ser detectados com total segurança.
2) Cite, pelo menos, uma aplicação dos geradores CC.
R: Geradores CC são utilizados quando necessitamos de corrente contínua a partir de força mecânica.
3) Quais são as tensões para as quais os motores monofásicos são projetados para trabalhar no Brasil?
R: 220 V/127 V.
4) Que tipos de ensaios são realizados em transformadores trifásicos?
R: Ensaio de polarização por tensão CA e Ensaio de polarização por golpe indutivo.
5) O que são Sensores Capacitivos, como funcionam e onde são aplicados?
R: São sensores capazes de detectar a aproximação de objetos sem a necessidade de contato físico, tal qual os sensores indutivos, porém com principio de funcionamento baseado na variação da capacitância. Geram um campo eletrostático e detectam mudanças causadas neste campo quando um alvo se aproxima da face ativa. As partes internas do sensor consistem em uma ponta capacitiva, um oscilador, um retificador de sinal, um circuito de filtragem e um circuito de saída. Na ausência de um alvo, o oscilador está inativo. A capacitância do circuito com a ponta de compensação é determinada pelo tamanho do alvo, sua constante dielétrica e distância até a ponta. Quanto maior o tamanho e a constante dielétrica de um alvo, mais este aumenta a capacitância. Quanto menor a distância entre a ponta e o alvo, maior a capacitância.
6) Como é constituído um contator e como ele atua nos dispositivos e máquinas elétricas ?
R: O contator é composto de uma bobina, contatos principais e auxiliares, mola e núcleo magnético. Sua atuação acontece quando os contatos da bobina são energizados, ocorrendo o atracamento dos contatos, ou seja, os contatos NF abrem seus contatos e os contatos NA fecham os seus contatos.
7) Quem já estudou circuitos elétricos sabe que com o aumento da corrente solicitada pela carga há um aumento da queda de tensão na resistência interna da fonte e, consequentemente, redução na tensão de saída. Como o gerador  CC série pode ser utilizado para aumentar a regulação de tensão nesse circuito?
R: Com o aumento da corrente solicitada pela carga, o gerador série produz mais tensão induzida, o que compensa as perdas na tensão transmitida à carga 
8) Qual o princípio de funcionamento, quais as características e onde são utilizados os relés de sobrecarga?
R: São dispositivos baseados no princípio da dilatação de partes termoelétricas (bimetálicos). A operação de um relé está baseado nas diferentes dilatações que os metais apresentam, quando submetidos a uma variação de temperatura. Relés de sobrecarga são utilizados para proteger equipamentos elétricos, como motores e transformadores, de um possível superaquecimento. O superaquecimento de um motor pode. Por , exemplo, ser causado por : sobrecarga mecânica na ponta do eixo; tempo de partida muito alto, rotor bloqueado; falta de uma das fases; desvios excessivos de tensão e frequência da rede.
9) Quase são os três componentes principais de um gerador CC ?
R: Enrolamento de estator, armadura e comutador
10) Industrialmente, a permeabilidade magnética utiliza, qual unidade de medida ?
R: Henry por metro ( H/m)
11) Como funcionam os Soft- Starters ?
R: Os Soft- Starters são equipamentos eletrônicos destinados ao controle de partida de motores elétricos de corrente alternada. São utilizados basicamente para partidas de motores de indução CA do tipo gaiola, em substituíção aos métodos estrela-triângulo, chaves compensadora ou partida direta. Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitar a corrente de partida, evitar picos de correntes e ainda incorporar paradas suave e proteções. Essas chaves contribuem para a redução dos esforços sobre acoplamentos e dispositivos de transmissão durante as partidas e para o aumento da vida útil do motor.
	12) Como são aplicados e como funcionam os Relés de tempo com retardo na energização? 
	
	R: São aplicados no sequenciamento de comandos e interrupções, painéis de comando e chaves compensadoras. O relé comuta seus contatos de saída, após transcorrido o tempo selecionado na escala, sendo o início da temporização dado quando da energização dos terminais de alimentação A1 e A2. Pode possuir um ou dois contatos reversores.
	13) O que diferencia um Disjuntor comum do Disjuntor para manobra e proteção de motores? 
	
	R: O Disjuntor para manobra e proteção de circuitos de distribuição e de entrada industrial, comercial ou residencial. Aqueles utilizados para manobra e proteção de motores devem admitir a partida e a manobra de motores (dependendo do motor e da carga a ser acionada, este valor pode ser de 6 a 8 vezes a corrente nominal durante o tempo de partida), assim como ter a capacidade de ligar e interromper correntes de sobrecarga e de curto-circuito. 
	
	14) Contato é a parte de um dispositivo de manobra, através da qual um circuito é ligado ou interrompido. Identifique o que é NF e NA.
	
	R: Contato NF (Normalmente Fechado): Contato que abre, quando do estabelecimento, e fecha quando da interrupção; 
Contato NA (Normalmente Aberto): Contato que fecha, quando do estabelecimento, e abre quando da interrupção; 
	15) Qual a finalidade do Ensaio de Polarização por Golpe Indutivo?
	
	R: O objetivo é determinar a polaridade das bobinas do trafo através de golpe indutivo aplicado no lado da tensão mais alta.
	16) Qual é o nome específico atribuído à dimensão de relutânciada `RR`?
	
	R: Nenhum nome espec[ífico é atribuído à dimensão de relutância, sendo referida como tantas unidades de relutância. 
	17) Qual a finalidade do Ensaio de Polarização por Tensão CA?
	
	R: O objetivo é organizar as bobinas do trafo trifásico de modo que possam ser executadas as ligações previstas, mantendo-se o equilíbrio entre as tensões e correntes do primário e secundário, em que acontecem as respostas de tensões desejadas. 
	18) Em quais ambientes o Transformador Trifásico é empregado?
	
	R: Na indústria e sistemas de distribuição.  
	19) Como funcionam e quais características especiais possuem as Chaves Eletromecânicas? 
	
	R: São chaves de posição simples e múltiplas com atuadores eletromecânicose indutivos, que operam como unidades de controle em controladores automáticos e sistemas, em praticamente qualquer aplicação, especialmente para posicionamento e fim de curso em linhas de transferência e máquinas-ferramenta. As chaves eletromecânicas garantem comutação segura e confiável, em qualquer posição que for necessária. São especialmente projetadas e testadas para uso durante décadas em condições extremas, como vibração,