Buscar

Estetica e historia da arte contemporanea AV3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A reflexão filosófica sobre a arte nasceu na Grécia, no século VI a.C. Os primeiros filósofos, chamados de físicos, por Aristóteles, fundaram uma tradição de investigação da natureza. No século V a.C. os sofistas introduziram o ponto de vista reflexivocrítico, característico da filosofia. Os filósofos os criticaram por sua falta de rigor e principalmente por usar a habilidade de raciocínio para confundir os adversários e se beneficiar disso. A propósito dos gregos é correto afirmar que:
Sócrates foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
No mundo contemporâneo pode ser afirmado que vivemos a "civilização da imagem". Analisar os tópicos abaixo e assinalar a única opção correta:
A estética é o ramo da filosofia que estuda a arte, tem por objetivo o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte.
Eliseu Visconti é considerado o maior artista impressionista brasileiro. Marque a opção que apresenta uma característica pictórica do movimento impressionista, presente nas telas de Visconti, e em todas as outras obras impressionistas.
As sombras não são escuras ou pretas, tal como é a impressão visual que nos causam na natureza, mas fundamentadas na Teoria das Cores Complementares, ou seja, as cores do objeto e sua sombra são complementares.
Em 1886 realizouse a última exposição coletiva do grupo de artistas impressionistas. Dessa exposição participaram Georges Seurat (18591891) e Paula Signat (18631935) dois pintores que dariam uma nova direção ao movimento. Qual o nome desta nova tendência ?
A nova tendência foi chamada de pontilhismo e divisionismo.
Antes da semana de arte moderna de 1922 , uma exposição apoiada por Di Cavalcanti, só não foi ignorada graças a um artigo de Monteiro Lobato. Ele chega a contar uma anedota, na qual a pintura produzida pela cauda de um burro chegou a ser confundida e admirada como uma novidade do Cubismo, na crítica para depreciar o Modernismo que se apresentava nos trabalhos dessa artista pioneira, reconhecendolhe, contudo, o talento. A artista criticada foi:
Anita Malfatti
"Divergências à parte, observase uma tendência em localizar na França do século XIX o início da arte moderna. A experiência urbana ligada à multidão, ao anonimato, ao contingente e ao transitório é enfatizada pelo poeta e crítico francês Charles Baudelaire (1821 1867) como o núcleo da vida e da arte modernas. O moderno não se define pelo tempo presente nem toda a arte do período moderno é moderna , mas por uma nova atitude e consciência da modernidade, declara Baudelaire, em 1863, ao comentar a pintura de Constantin Guys (1802 1892)." Extraído de site da Fundação ItauCultural. A Arte Moderna constituiuse de duas vertentes. A vertente que estabeleceu o projeto formal moderno, com as correntes construtivistas e o Cubismo que operaram uma transformação no interior das linguagens, mas não refletiram criticamente sobre o estatuto social dessas mesmas linguagens como prática na sociedade. E, a vertente crítica da arte moderna, que representou respostas culturais, articuladas de modos diversos, mas tendo em vista uma mesma situação: a falência de valores estéticos, filosóficos e morais do século XIX e o confronto com a nova realidade que superou os limites do racionalismo no século XX, evidenciada com a guerra. Assinale a alternativa que apresenta os movimentos que constituíram a vertente crítica da arte moderna.
Dadaísmo e Surrealismo
Suprematismo, movimento artístico concebido no interior da arte abstrata, baseado em figuras geométricas primordiais, o quadrado e o círculo. A arte suprematista não tem preocupação com as ilusões formais, nem com a luz e a cor. É considerado o grande nome do Suprematismo:
Kazimir Malevitch
Um tipo de arte radicalmente abstrata surgiu nos EUA logo após a Segunda Guerra, tornando Nova York o principal centro das artes, em substituição a Paris. Essa nova arte ficou conhecida como Expressionismo Abstrato ou Action Painting. Assinale a opção que NÃO apresenta fatores políticos e econômicos do Expressionismo Abstrato:
Desinteresse europeu pela arte no período
Com relação à Arte Conceitual, assinalar a única alternativa correta:
o mais importante para a Arte Conceitual são as idéias, a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância.
"[...] o modernismo induz intelectuais latinoamericanos a redescobrir o povo, o que pode leválos a descobrir camponeses e operários, ou índios e negros. O vínculo com a cultura universal não impõe necessariamente um caráter dependente ou ¿alienado¿ à totalidade de nossa cultura." (IANNI, O. apud. PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 1994. textos e documentos, v. 4, p. 88.)
O modernismo proporcionou aos artistas e intelectuais brasileiros a formação de uma consciência social, de caráter nacionalpopular, valorizando a cultura nacional.

Outros materiais