DIREITO TUTELAR COLETIVO TRABALHO
11 pág.

DIREITO TUTELAR COLETIVO TRABALHO


DisciplinaDireito Tutelar Coletivo Trab25 materiais127 seguidores
Pré-visualização3 páginas
de 1988, é correta a seguinte alternativa:
A - O STF definiu que somente é exigível dos filiados ao sindicato respectivo; 
B - o STF definiu que é exigível de todos os trabalhadores, independentemente de filiação; 
C - o STFdefiniu que é exigível de todos os trabalhadores, independentemente de filiação, assegurado o direito individual de oposição; 
D - o STF definiu que é exigível somente quem pertence a uma categoria diferenciada. 
Alternativa(A)
Módulo 4 \u2013 Contrato Coletivo de Trabalho
1- Assinale a alternativa correta:
A - A empresa que tem empregado de categoria profissional diferenciada está sujeita às normas dos instrumentos coletivos desta categoria, ainda que distinta a categoria econômica da sua atividade preponderante e mesmo que não tenha sido representada no acordo ou convenção coletiva. 
B - A Consolidação das Leis do Trabalho não prevê a possibilidade de extensão do instrumento normativo para fora das categorias nele representadas. Eventual interesse em extensão do conteúdo de um acordo ou convenção deverá observar as formalidades legais necessárias a um novo instrumento normativo. 
C - O empregado que participa da greve tem direito à remuneração dos dias de paralisação, em razão da garantia do direito de greve estabelecida no texto constitucional. 
D - É constitucional o art. 544 da Consolidação das Leis do Trabalho quando estabelece preferência ao empregado sindicalizado para a admissão nos trabalhos de empresas que explorem serviços públicos ou mantenham contrato com os poderes públicos. 
Alternativa(B)
2- Qual não é característica do contrato coletivo de trabalho?
A - É um instrumento negocial de âmbito nacional e interprofissional. 
B - Seu âmbito não é delimitado e pode ser nacional, categorial, intercategorial ou empresarial. 
C - Somente o sindicato tem legitimidade para negociação do contrato coletivo. 
D -Prestigia a autonomia privada coletiva, em substituição às regras de ordem pública ou de natureza constitucional. 
Alternativa(C)
3- Como se solucionaria o problema da hierarquia entre os instrumentos normativos negociados, com a inclusão do contrato coletivo de trabalho?
A - A solução deve ser fundar no princípio do "in dubio pro misero". 
B - A solução deve ser fundar no princípio da condição mais benéfica ao trabalhador. 
C - A solução deve ser fundar no princípio da autonomia de vontade. 
D - A solução deve ser fundar no princípio da norma mais favorável ao trabalhador. 
Alternativa(D)
4- Assinalar quais são fatores inibidores do contrato coletivo de trabalho.
A - Aprovação em assembleia geral da categoria profissional. 
B - Negociação entre Centrais Sindicais da categoria profissional e da categoria econômica. 
C - Unicidade sindical e Representação por categoria 
D - Poder normativo da Justiça do Trabalho aprovar a realização desse contrato. 
Alternativa(C)
Módulo 5 \u2013 Representação dos Trabalhadores na Empresa
1- Quanto à representação dos trabalhadores nas empresas, considerando a contextualização constitucional e as Convenções da Organização Internacional do Trabalho, está correta a alternativa:
A - A representação de trabalhadores, nas empresas, aplica-se apenas no caso de inexistência de sindicato representante da categoria, devendo a legislação ou a negociação estabelecer garantia de emprego e canais diretos de entendimento entre trabalhadores e empresas. 
B - A eleição dos trabalhadores representantes será levada a cabo pelos próprios obreiros interessados, em processo democrático de votação, em que a empresanão poderá ter nenhuma ingerência, nem tampouco os sindicatos poderão participar de qualquer ato relacionado à escolha pelos trabalhadores interessados, a fim de assegurar plenamente a independência neste tipo de representação. 
C - Quando uma empresa contar ao mesmo tempo com representantes sindicais e representantes eleitos, medidas adequadas deverão ser tomadas, cada vez que for necessário, para garantir que a presença de representantes eleitos não venha a ser utilizada para o enfraquecimento da situação dos sindicatos interessados ou de seus representantes e para incentivar a cooperação, relativa a todas as questões pertinentes, entre os representantes eleitos, por uma parte, e os sindicatos interessados e seus representantes, por outra parte. 
D - Segundo a Constituição da República, nas empresas de mais de 200 empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores, porém, não poderão celebrar convenção coletiva de trabalho, salvo estabelecer acordos coletivos, restritos ao âmbito da empresa da representação respectiva. 
E \u2013 
Alternativa(C)
2- O que se entende por representação de trabalhadores na empresa? Assinale a alternativo correta abaixo:
A - A representação dos trabalhadores é o conjunto de meios destinados a promover os interesses dos trabalhadores com os empregadores sobre condições de trabalho. 
B - A representação dos trabalhadores é o conjunto de meios destinados a organização de um novo sindicato de uma categoria profissional em certa base territorial. 
C - Arepresentação dos trabalhadores é o conjunto de meios destinados a promover os interesses da empresa sobre produtividade, competitividade e condições de trabalho. 
D - A representação dos trabalhadores na empresa é proibida no Brasil. 
E \u2013 
Alternativa(A)
3- Qual alternativa não se enquadra na previsão da lei para o estabelecimento de representação de trabalhadores em empresa?
A - Nas empresas de mais de 200 empregados, é assegurada a eleição de um representante destes. 
B - A representação de trabalhadores na empresa tem a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. 
C - As empresas com menos de 200 empregados não será obrigatória a eleição de representante. 
D - O representante dos trabalhadores na empresa deve ser sindicalizado. 
E \u2013 
Alternativa(D)
4- No tocante à representação dos trabalhadores na empresa, assinale a alternativa correta abaixo:
A - Os sindicatos têm manifestado grande interesse em relação à implementação do art. 11, CF, visto que pode atuar na influência do empregador, quanto aos interesses dos trabalhadores. 
B - Apesar no o art. 11, CF ser auto-aplicável, há necessidade de lei regular a representação dos trabalhadores nas empresas no que diz respeito à duração, à estabilidade, às facilidades para cumprimento do mister constitucional confiado, ao número de representantes em empresas que tenham muitos empregados, como mais de 1.000, à possibilidade de reeleição, etc. 
C - Representação dos trabalhadores na empresa atua igualmente o dirigente sindical. 
D - A eleição do representante dos trabalhadores é porestabelecimento da empresa. 
E - 
Alternativa(B)
Módulo 6 - Conflitos Coletivos de Trabalho
1- O que é autodefesa e quais as suas características? Assinale a alternativa incorreta:
A - Consiste na solução direta entre os litigantes pela imposição de um sobre o outro, i.e, impondo à outra parte um sacrifício não consentido por esta. 
B - Os ordenamentos jurídicos autorizam a autodefesa de maneira generalizada, apesar da solução dos conflitos advir de apenas uma das partes interessadas. 
C - Há o concurso de 2 notas: a ausência de juiz distinto das partes e a imposição da decisão por uma das partes à outra. 
D - Autodefesa no direito do trabalho são as manifestações de greve, locaute (\u201clock-out\u201d), o \u201cexercício do pode disciplinar do empregador\u201d, a legítima defesa, etc. 
E \u2013 
Alternativa(B)
2- O que é heterocomposição e quais as suas características? Assinale a alternativa correta:
A - As partes chegam a um acordo pela aceitação da proposta de uma delas, pela convergência e acerto das duas propostas ou pela aceitação da proposta de terceira pessoa. 
B - São exemplos de heterocomposição: arbitragem e jurisdição. 
C - A decisão para a solução de conflitos pela heterocomposição