Av2  2015 Planejamento de carreira e sucesso profissional
4 pág.

Av2 2015 Planejamento de carreira e sucesso profissional


DisciplinaPlanejamento de Carreira15.794 materiais115.969 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Avaliação: GST0917_AV2_201202409121 » PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201202409121 - CRISTIANO COSME LEÃO DIAS
	Professor:
	ELAINE ABRANCHES SUCUPIRA
NELSON ROQUE SCHNEIDER
	Turma: 9061/CI
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 15/06/2015 11:09:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201202680567)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	É inegável que o sucesso profissional depende de muitos fatores. Naturalmente, o conhecimento teórico fundamenta uma significativa parcela de nossa trajetória profissional, mas a pergunta é: ele sozinho é capaz de sustentar seu o sucesso? JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA.
		
	
Resposta: O conhecimento técnico sozinho não é capaz de sustentar um sucesso profissional, pois existem fatores como o bom relacionamento interpessoal, onde há troca de conhecimentos, a maneira de como o profissional utiliza sua técnica. A capcidade de resolver problemas.
	
Gabarito: Claro que não! O aluno deve demonstrar claramente em seu discurso que temos muitos outros fatores que devem ser igualmente desenvolvidos para alicerçarem nosso desenvolvimento rumo ao sucesso profissional; habilidades, conhecimentos, valores e atitudes, entre outros, serão necessários para cumprir satisfatoriamente uma determinada ação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203035269)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos problemas mais comentados em termos de Educação no Brasil refere-se à carência de qualidade da Educação Básica, em especial do Ensino Médio. Neste contexto, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I- 39 é a colocação do Brasil no ranking que avalia o nível da educação em 40 países, de acordo com pesquisa realizada pela Pearson International em 2012.
 PORQUE
II- Ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de Matemática e de 27% em Língua Portuguesa.
		
	
	A afirmativa I é falsa e segunda verdadeira
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira
	
	Ambas as afirmativas são falsas
	
	A afirmativa I é verdadeira e a segunda falsa
	 
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202719622)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Howard Gardner (1994) existem inteligências múltiplas que estão relacionadas diretamente com a nossa capacidade de resolver problemas. Ele descreveu cientificamente oito tipos de inteligência. Aquela que é a capacidade de interpretar as intenções, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas e responder adequadamente é considerada um tipo de inteligência:
		
	
	linguística
	 
	interpessoal
	
	lógico-matemática
	
	intrapessoal
	
	musical
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202691990)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Gestão financeira pessoal é a metodologia pela qual o indivíduo administra recursos, buscando a otimização destes por meio da:
		
	
	igualdade entre receitas e gastos.
	
	minimização das receitas e minimização dos gastos.
	
	maximização das receitas e maximização dos gastos
	
	minimização das receitas e maximização dos gastos.
	 
	maximização das receitas e minimização dos gastos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203016141)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que as aplicações financeiras são acompanhadas de risco, podendo ser este maior ou menor, a depender do tipo de aplicação. Esta condição se apresenta como um critério a ser considerado no momento de escolher a opção mais adequada de investimento. Quando nos referimos ao RISCO, estamos relacionando-o a que fatores?
		
	
	possibilidades der ganhos relativamente superiores aos de outras aplicações disponíveis no mercado
	
	possibilidade de ganhos inferiores aos de outros tipos de investimentos disponíveis no mercado
	
	fatores relacionados ao ambiente cultural e jurídico no interior do qual se realiza a aplicação financeira
	
	fatores relacionados ao montante disponível para realização da aplicação financeira
	 
	possibilidade de rendimento zero ou negativo, imprevisibilidade, ausência ou baixa segurança
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201203019546)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Nossa educação segue ao aprendermos: como andar, para evitarmos tombos; como nos alimentarmos sozinhos; como nos relacionarmos com pessoas da mesma idade e também com os mais velhos. E assim vamos aprendendo coisas fundamentais que nos constituirão como humanos/ adultos/membros de determinadas comunidades. Com o passar do tempo a humanidade começou a gerar um tipo de conhecimento que vai além do necessário para vivermos o dia a dia. Um conhecimento que procura explicar o porquê das coisas. Esse tipo de conhecimento reflexivo e que vai procurar responder o porquê das coisas, é o que depois, integrado por uma metodologia, virá a chamar-se___________________"
Fonte: Da graduação para o mercado de trabalho:caminhos para o sucesso, org., Hugo Santos Jr, Estácio - Seses, 1ª edição, Rio de Janeiro, 2014.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
		
	
	conhecimento construtivista sem necessidade de educação informal.
	 
	conhecimento empírico sem necessidade de educação formal.
	 
	conhecimento científico com necessidade de educação formal.
	
	conhecimento consuetudinário sem necessidade de educação informal.
	
	conhecimento positivista com necessidade de educação informal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202696969)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um estudo conduzido na década de 80, liderado pelo psicólogo Howard Gardner, identificou que existem diferentes formas de aprender, habilidades desenvolvidas de acordo com a nossa capacidade de resolver problemas. Nesse estudo, Gardner identificou 8 tipos de inteligência, dentre estas a inteligência intrapessoal. Assinale abaixo qual alternativa corresponde ao significado da inteligência INTRAPESSOAL:
		
	
	Capacidade de controlar adequadamente os movimentos de seu corpo, manejando objetos com habilidade.
	 
	Capacidade de reconhecer os próprios sentimentos, conhecendo suas forças e fraquezas de forma a orientar seu comportamento.
	
	Capacidade de interagir e se comunicar adequadamente com outras pessoas em seus diversos ambientes.
	
	Capacidade de interpretar intenções, temperamentos e motivações de si próprio e de outras pessoas.
	
	Capacidade de analisar os sentimentos, motivações e expectativas de outras pessoas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202741528)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Os elementos da instrução (...) devem ser apresentados a mente na infância, mas não com qualquer obrigação. O conhecimento adquirido por obrigação não se fixa na mente. Portanto, não use a obrigatoriedade, mas permita que a educação inicial seja uma espécie de diversão; isso facilitará a descoberta da inclinação natural da criança." Platão, A República. O ensino superior já é uma etapa a frente desta, destacada por Platão.
A maturidade e consciência profissional precisam ser despertadas durante a formação acadêmica universitária. Neste sentido, pede-se transcrever de que forma está se preparando nesta etapa da jornada universitária para o mundo do trabalho?
		
	
Resposta: Procurando conhecer a fundo a profissão, fazendo pesquisas e trabalhos para o enriquecimento e aumento de conteúdo profissional.
	
Gabarito: O aluno precisa abordar a sua mudança de postura de estudante/passivo, para estudante/ativo. A busca pelo conhecimento e construção da vida profissional requerem disciplina, reflexão e tomada de decisão. É preciso sair da "mesmice" e encarar o estudo como ponte para o mundo do trabalho, sua independência econômica e realização pessoal.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201203020480)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Trabalhe direitinho