matriz Objetiva Sistemas de Inf Gerenciais
7 pág.

matriz Objetiva Sistemas de Inf Gerenciais


DisciplinaSistemas de Informações Gerenciais2.039 materiais17.651 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina(s):
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
	Data de início:
	19/05/2015 17:34
	Prazo máximo entrega:
	19/05/2015 18:34
	Data de entrega:
	19/05/2015 18:13
Questão 1/10
Uma definição de ERP que abrange o termo de forma didática o conceitua como um sistema de informação adquirido na forma de pacotes comerciais de software que permitem a integração entre dados dos sistemas de informação transacionais e dos processos de negócios de uma organização.  E após a escolha do produto ERP mais adequado a uma determinada empresa, o próximo desafio é vencer os obstáculos que podem surgir no momento da sua implantação. 
Desta forma, identifique o conceito equivalente e assinale a alternativa correta para a seguinte afirmação: 
\u201cAspectos relativos às pessoas são considerados um fator crítico de sucesso. Quando há mudanças em uma empresa, geralmente há resistência por parte das pessoas. Diversos projetos de implantação de ERPs fracassam devido ao fato de as organizações não prepararem sua força de trabalho para as novas formas de organização impostas pelo sistema.\u201d
	
	A
	Resistência à mudança
Você acertou!
RESISTÊNCIA À MUDANÇA: Aspectos relativos às pessoas são considerados um fator crítico de sucesso. Quando há mudanças em uma empresa, geralmente há resistência por parte das pessoas. Diversos projetos de implantação de ERPs fracassam devido ao fato de as organizações não prepararem sua força de trabalho para as novas formas de organização impostas pelo sistema (ver item 6.5, p. 106-108). Livro base: Sistemas Integrados de gestão ERP: Uma abordagem gerencial / Autor: Cícero Caiçara Junior.
	
	B
	Cultura organizacional
	
	C
	Treinamento inadequado
	
	D
	Altos custos com consultoria
Questão 2/10
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	Apenas a afirmativa II.
	
	C
	I e II.
Você acertou!
A informação confiável depende da fonte da informação. A informação relevante é importante para o tomador de decisões. A informação precisa não tem erros (veja item 1.5, p. 28-29). Livro base: Sistemas Integrados de gestão ERP: Uma abordagem gerencial / Autor: Cícero Caiçara Junior.
	
	D
	Apenas a afirmativa III.
É de fundamental importância para uma organização a qualidade da informação adquirida e/ou processada, pois esse aspecto reflete na efetividade do processo de tomar decisões em uma empresa. Para Rezende e Abreu (2000), as informações de qualidade devem ser comparativas, confiáveis, geradas em tempo hábil e no nível de detalhe adequado, conforme algumas características da informação abaixo. 
I - A informação confiável depende da fonte da informação. 
II - A informação relevante é importante para o tomador de decisões. 
III - A informação precisa pode conter alguns erros. 
No que se refere às características da boa informação, marque apenas as afirmativas corretas:
Questão 3/10
	
	A
	Alto grau de repetição no processamento.
Você acertou!
De acordo com o capítulo de número 4 do livro didático, a resposta correta é aquela que indica \u201calto grau de repetição no processamento\u201d, pois dá suporte às operações mais básicas, tais como contas a pagar e receber. Livro base: Sistemas Integrados de gestão ERP: Uma abordagem gerencial / Autor: Cícero Caiçara Junior, p. 78.
	
	B
	Emite relatórios: periódicos ou programados, sob demanda e de exceção.
	
	C
	Realiza análises do tipo: \u201ce se\u201d.
	
	D
	É específico para a área funcional da empresa (produção/finanças/RH/etc.).
Os SPTs podem ser considerados como sistemas de nível operacional. Constituem os SIs mais antigos usados pelas organizações e, embora seu papel se restrinja ao processamento de transações, são indispensáveis para o sucesso de qualquer empresa, pois dão suporte às operações mais básicas, tais como contas a pagar e a receber, folha de pagamento de pessoal e entrada e saída de mercadorias em estoque, entre outras. 
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que corresponde às características de um sistema de processamento de transações:
Questão 4/10
Em um dos estudos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social \u2013 BNDES  verificamos que o segmento de sistemas integrados de gestão se divide em três: grande porte (31%), médio porte (41%) e pequeno porte (28%). Os dois primeiros são dominados por grandes grupos internacionais. O mercado de fornecedores ERP é bastante amplo e dinâmico, tanto no Brasil quanto em outros países, e passa por um momento intenso de aquisições e fusões. O mercado apresenta diversos fornecedores de sistemas ERP. 
Quanto aos principais  fornecedores de sistemas ERP e seus respectivos países, assinale a opção correta:
	
	A
	Apple.
	
	B
	Microsoft.
	
	C
	SAP (Alemanha).
Você acertou!
SAP Alemanha (veja cap. 6). Livro base: Sistemas Integrados de gestão ERP: Uma abordagem gerencial / Autor: Cícero Caiçara Junior.
	
	D
	Samsung.
Questão 5/10
Os sistemas ERP começaram a ser utilizados mundialmente no início da década de 1990. No Brasil, as primeiras implementações ocorreram por volta de 1997 e 1998. Devido ao seu alto valor, eram viáveis apenas às grandes corporações e multinacionais. Podemos caracterizar os sistemas ERP como a evolução dos MRPs \u2013 Material Requirement Planning, cuja principal função é calcular as necessidades de materiais em manufatura, e dos MRPs II \u2013 Manufacturing Resource Planning, que envolvem o planejamento de recursos de manufatura, abrangendo todos os processos de produção. 
Quanto aos conhecimentos gerais sobre um sistema ERP é correto afirmar:
	
	A
	Sistemas ERP são genéricos, podendo ser implantados em qualquer tipo de empresa.
De acordo com o capítulo 6 do livro Sistemas integrados de Gestão \u2013 ERP: uma abordagem gerencial, a alternativa correta e a que traz: sistemas ERP são genéricos, podendo ser implantados em qualquer tipo de empresa (veja item 6.3, p.101-104). Livro base: Sistemas Integrados de gestão ERP: Uma abordagem gerencial / Autor: Cícero Caiçara Junior.
	
	B
	Sistemas ERP são desenvolvidos utilizando os principais processos da maioria das empresas.
	
	C
	Sistemas ERP são customizados, sendo modificados para cada empresa de acordo com as suas necessidades pelos seus fabricantes.
	
	D
	Sistemas ERP possuem qualidade, mas sofrem quanto a sua confiabilidade devido ao uso da WEB, com a necessidade de muita segurança por parte das empresas antes de implantá-los.
Questão 6/10
CPU ou unidade central de processamento é o componente encarregado de processar informações. Também chamado de processador ou microprocessador, é o responsável por executar a função de processar os cálculos ou requisições do usuário, podendo ser considerado o cérebro do computador.  Atualmente, duas arquiteturas de CPUs dominam o mercado. Uma delas \u201crefere-se a um conjunto de instruções complexas. Devido ao fato de muitas dessas instruções nem sempre serem utilizadas, conferem ao produto mais capacidade do que normalmente é exigida pelo usuário. Tal fato acarreta um custo elevado do produto\u201d.  
A definição acima se refere a qual tipo de arquitetura?
	
	A
	Cisco
	
	B
	Cisc
Você acertou!
Cisc - refere-se a um conjunto de instruções complexas. Devido ao fato de muitas dessas instruções nem sempre serem utilizadas, conferem ao produto mais capacidade do que normalmente é exigida pelo usuário. Tal fato acarreta um custo elevado do produto (veja item 2.2.1, página 37). Livro base: Sistemas Integrados de gestão ERP: Uma abordagem gerencial / Autor: Cícero Caiçara Junior.
	
	C
	Unix
	
	D
	Risc
Questão 7/10
Os módulos fundamentais para que um ERP cumpra sua finalidade como ferramenta de gestão empresarial são os responsáveis pelas atividades de backoffice. Portanto, independentementedo fornecedor, esses módulos são contemplados nas diversas soluções disponíveis no mercado. Os módulos dos sistemas ERP disponíveis no mercado enquadram-se em diversas categorizações. Porém, nesta disciplina estudamos os módulos mais comumente encontrados. 
Sendo assim, identifique