Buscar

AVALIAÇÃO ESTRUTURADA ERGONOMIA_2019

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201902321164)
	Muito se discute até aonde vai realmente o poder de uma empresa em relação à consideração sobre a Segurança e a Medicina do Trabalho. Neste caso, pode-se dizer que uma empresa:
		
	
	Possui poder de expedir instruções gerais a seus empregados quanto às precauções a serem tomadas para evitar acidentes e doenças laborais
	
	Não é responsável por todo tipo de acidente que ocorre em seus ambientes de trabalho.
	
	Possui poder de obrigar todos os trabalhadores a permanecerem em seus postos de trabalho além do expediente normal de trabalho, por tempo indeterminado.
	
	Possui o poder de apenas sugerir que os seus trabalhadores utilizem equipamento de segurança em atividades quando acharem mais conveniente.
	
	Não pode ser inspecionada em caso de acidente de trabalho.
	2a Questão (Ref.: 201902321397)
	O conhecimento sobre antropometria auxilia os Engenheiros e Técnicos a definirem dimensões que podem ser utilizadas em projetos de postos de trabalhos. E sobre as situações que são utilizadas para se obter as medidas necessárias, pode-se afirmar que:
		
	
	A Antropometria Funcional considera que não é necessário movimento algum para se realizar uma função.
	
	A Antropometria Estática não realiza medida, mas apenas recomenda postura correta do trabalhador.
	
	A Antropometria Estática considera as medidas das dimensões do corpo quando o indivíduo se encontra em postura neutra, em movimento.
	
	A Antropometria Dinâmica considera as medidas de cada parte do corpo, estando o resto do corpo estático.
	
	A Antropometria Dinâmica não mede os alcances dos movimentos.
	 3ª Questão (Ref.: 201904222242)
	A Ergonomia é vista como uma ciência que possui objetivos práticos que são orientados para a busca do conforto, bem-estar, segurança e saúde de pessoas que exercem uma atividade produtiva e que estão inseridas em sistemas de trabalho. Do ponto de vista da ergonomia organizacional, pode-se dizer que é conceituada como macroergonomia, que trata da gestão de recursos de pessoas, de projetos de trabalho, cultura organizacional, comunicação, entre outros pontos. Sendo assim, é correto afirmar que a ergonomia organizacional:
		
	
	Não tem relação direta com a correta definição das atribuições e tarefas.
	
	Objetiva reduzir a monotonia, mas não considera a fadiga e os erros.
	
	Satisfaz aos requisitos sociais e aos requisitos individuais do ocupante do cargo dentro de uma firma.
	
	Considera normalmente o estudo da carga de trabalho.
	
	Possui grande preocupação com as posturas corretas de cada recurso humano dentro da empresa.
	4a Questão (Ref.: 201902321153)
	A Associação Brasileira de Ergonomia estabelece alguns domínios da Ergonomia, entre os quais procura relacionar a Ergonomia com o conhecimento de como o sistema deve ser usado, suas estruturas organizacionais e de processos. Neste caso, assinale a alternativa que está relacionada com esse tipo de domínio:
		
	
	Física.
	
	Ambiental.
	
	Organizacional.
	
	Cognitiva.
	
	Espacial.
	5a Questão (Ref.: 201902338679)
	Como você entende a contribuição da Ergonomia na busca por melhorias nas condições de trabalho em ambientes de chão de fábrica?
		
	
	Procura orientar a gestão responsável pela fábrica na busca por soluções que tragam uma melhor relação homem-máquina e homem-ambiente, como por exemplo: diminuição de ruídos de máquinas, ajuste de luminosidade conforme o local de trabalho, climatização adequada para ambientes com muitos trabalhadores, entre outros aspectos.
	
	Atua como responsável pela manutenção de equipamentos operados por todos os trabalhadores nas áreas de trabalho.
	
	É uma área do conhecimento que permite entender o trabalho, procurando selecionar e definir a contratação de funcionários capacitados para trabalhar em processos de fabricação.
	
	Tem foco no dimensionamento dos postos de trabalhos de uma fábrica, mas não tem preocupação quanto à sinalização dos mesmos.
	
	É responsável pela análise que tipo de impacto financeiro pode acarretar na lucratividade do negócio devido à ausência de um funcionário que atua em uma linha de produção de uma fábrica.
	
	6a Questão (Ref.: 201902321158)
	No Brasil, a ISO é representada pela ABNT. Uma série de normas abordam conhecimentos estudados em Ergonomia. Selecione a norma que trata essencialmente da Ergonomia da interação humano-sistema.
		
	
	ABNT NBR ISO 11226:2013.
	
	ABNT NBR ISO 11228-3:2014.
	
	ABNT NBR ISO 10993-12:2005.
	
	ABNT NBR ISO 9241-143:2014.
	
	ABNT ISO/TR 16982:2014
	7a Questão (Ref.: 201902484090)
	A Administração Científica foi um movimento pioneiro que ajudou a repensar uma série de condições relacionadas com a forma de se realizar o trabalho, cujo era realizado de forma bastante intensiva e mecânica pelos operários dentro das fábricas. Taylor foi o principal nome dessa época. Sobre ele e considerando o impacto do seu pensamento sobre o resultado que era buscado em relação à realização de tarefas, pode-se afirmar que Taylor:
		
	
	Abordava cada operário na linha de produção, corrigindo a sua postura e alertando sobre as possíveis consequências para a saúde em caso de algum movimento equivocado.
	
	Calculava a carga de trabalho para cada operário e não permitia esforço muito grande feito pelo trabalhador.
	
	Defendia a garantia de todos os benefícios ao trabalhador se alguma tarefa provocasse algum dano sobre a sua respectiva saúde.
	
	Concentrou seu argumento na busca pela otimização do trabalho, que envolvia realizar as tarefas de uma maneira mais racional e com a máxima economia de esforço físico.
	
	Não exigia a realização de tarefas de forma racional, pois o método de trabalho não era mais importante do que o resultado de produção alcançado.
	
	8a Questão (Ref.: 201902484095)
	Considerando pesquisas científicas feitas há muitos anos atrás, é possível afirmar que em plenas condições físicas e mentais, homens e mulheres têm capacidades diferentes de gerar força muscular. Isto é justificado pelo fator decorrente da estrutura anatômica e fisiológica de ambos. Assim, marque a única sentença correta em relação à proporção da força muscular entre mulher e homem:
		
	
	a mulher, normalmente, tem cerca de 2/3 da força do homem.
	
	a mulher, normalmente, tem cerca de 1/4 da força do homem.
	
	a mulher tem a mesma força do homem.
	
	a mulher, normalmente, tem cerca de 1/3 da força do homem.
	
	a mulher, normalmente, tem a metade da força do homem.
	9a Questão (Ref.: 201902338898)
	Sabendo da relevância da aplicação das Normas Regulamentadores e mais especificamente sobre a Norma NR-17, assinale a alternativa correta a respeito do seu uso para facilitar o trabalho em pé de pessoas diante de bancadas em áreas industriais.
		
	
	A maioria das indústrias não possuem trabalhadores exercendo o trabalho em pé. Logo não precisam da NR-17.
	
	Nos últimos anos, a NR-17 não tem sido objeto de atenção dentro dos locais de trabalho, sobretudo para a adequação de mobiliários dentro de ambientes indústrias. Na prática, não existe a necessidade de aplicar esta norma para o trabalho em pé.
	
	Sobre o mobiliário dos postos de trabalho, a NR-17 orienta sobre a necessidade de condições de boa postura, visualização e de operação para trabalho manual tenha de ser feito em pé.
	
	Muitos especialistas acreditam que a NR-17 não tem efeito prático sobre a proteção do trabalhador que precisa permanecer em pé enquanto desempenha a sua tarefa.
	
	A NR-17 não deve ser necessariamente aplicada a trabalhadores em pé diante de suas bancadas. Todo o trabalhador tem o direito de escolher como vai executar o seu trabalho, assumindo toda a responsabilidade em caso de acidentes.
	
	10a Questão (Ref.: 201902321399)
	Problemasrelatados pelos trabalhadores abrem muitos questionamentos dentro das empresas, forçando a gestão do trabalho a tomar uma série de decisões que envolvem a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Assinale a única opção correta que traduz um desses questionamentos:
		
	
	Uma firma não pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos seus trabalhadores. Isto cabe aos sindicatos.
	
	A qualidade de vida no trabalho é algo irrelevante, pois todas as empresas buscam sempre o lucro em seus negócios e não estão atentas aos seus trabalhadores.
	
	Os trabalhadores estão satisfeitos com o desempenho durante a realização de suas atividades.
	
	Em muitos casos não existem motivos que podem justificar a insatisfação dos trabalhadores no trabalho.
	
	A aplicação dos conhecimentos de ergonomia aplicada poderia auxiliar na busca pela qualidade de vida dos trabalhadores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes