FISICA II-completo-500questões.
151 pág.

FISICA II-completo-500questões.


DisciplinaFísica II14.704 materiais259.611 seguidores
Pré-visualização36 páginas
um movimento harmônico simples com uma amplitude de 0,157 m e uma frequência angular de \u3c0 rad/s. Qual das expressões abaixo representa a aceleração da bola, em m/s2, em função do tempo?
R: a = - 1,55 cos (\uf070 t )
	Uma pessoa está a 3,5 metros de um espelho plano vertical, observando sua imagem. Em seguida, ela se aproxima até ficar a 1,0 metro do espelho. Calcule quanto diminuiu a distância entre a pessoa e sua imagem.
R: Gabarito: 5,0 metros.
	Uma panela contendo 1 litro de água, inicia a fervura (ebulição), neste instante é adicionado 0,5 litro de água à 10°C. Qual a temperatura do equilíbrio do sistema? Dados: Ponto de ebulição da água 100°C; Calor latente de vaporização da água: L=540cal/g Calor específico da água: c=1cal/g.°C Calor específico do vapor: c=0,5cal/g.°C Densidade da água: d:1g/cm³ 1L=1dm³=1000cm³
R: 70°C
	Uma barra de alumínio (K = 0,5cal/s.cm.ºC) está em contato, numa extremidade, com gelo em fusão e, na outra, com vapor de água em ebulição sob pressão normal. Seu comprimento é 25cm, e a seção transversal tem 5cm2 de área. Sendo a barra isolada lateralmente e dados os calores latentes de fusão do gelo e de vaporização da água (LF = 80cal/g; LV = 540cal/g), determine:
A massa do gelo que se funde em meia hora (180 s).
R: 33,3g
	Uma pessoa que inicialmente estava encostada em um espelho plano começa a se afastar dele com velocidade de 2m/s. Qual deve ser a distância entre a pessoa e a sua imagem depois de 10s?
R: 40 m
	O índice de refração de um material é a razão entre:
R: a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no material.
	Uma substância é aquecida de -26ºF até 170ºF. Qual sua variação de temperatura em graus centígrados?
R: 108,88ºC.
	A energia térmica em trânsito, devido à diferença de temperatura, que flui do sistema de temperatura mais alta para o de temperatura mais baixa é:
R: o calor que os corpos podem possuir.
	Nos supermercados ,lojas, meios de transportes, sempre observamos a presença de um espelho com campo de visão amplo, esse espelho é o chamado espelho convexo, que sempre produz imagens com as seguintes caracterísiticas:
R: virtuais, reduzidas e direitas.
	As dimensões de uma jangada de madeira (massa específica: 150 kg/m3) são 3,0 m × 3,0 m × 1,0 m. Qual é a carga máxima que a jangada pode transportar em água salgada (massa específica: 1020 kg/m3)?
R: 7800 kg
	Um fluido escoa no regime estacionário. Isso significa que:
R: a velocidade em um dado ponto do fluido não varia com o tempo.
	Uma barra de alumínio de 50cm de comprimento e área de seção transversal de 5cm², tem uma de suas extremidades em contato térmico com uma câmara de vapor de água que está a 100°C. A outra extremidade está imersa em uma cuba que contém uma mistura bifásica de gelo fundente (0°C). Sabe-se que o coeficiente de condutibilidade térmica do alumínio vale 0,5cal/s cm °C, qual o fluxo de calor através da barra , considerando regime estacionário?
R: 5,0 cal/s
	Dos tipos de ondas abaixo, qual é considerada tridimensional
R: Um raio de luz
	As tampas metálicas dos recipientes de vidro são mais facilmente removidas quando o conjunto é imerso em água quente. Tal fato ocorre porque:
R: o metal dilata-se mais que o vidro, quando ambos são sujeitos à mesma variação de temperatura.
	Uma barra de determinado material com 0,5 Kg de massa deve ser aquecida de 300oC até 500oC. Sendo 0,11 cal/g.oC o calor específico do material em questão, podemos afirmar que a quantidade de calor que a barra receberá vale, em cal:
R: 11.000
	Uma panela com água está sendo aquecida num fogão. O calor se transmite através da parede do fundo da panela para a água que está em contato com essa parede e daí para o restante da água. Na ordem desta descrição, o calor se transmitiu predominantemente por
R: condução e convecção
	O vapor contido numa panela de pressão, inicialmente à temperatura T0 e à pressão P0 ambientes, é aquecido até que a pressão aumente em cerca de 20% de seu valor inicial. Desprezando-se a pequena variação do volume da panela, a razão entre a temperatura final T e inicial T0 do vapor é:
R: 1,2
	Um fluido incompressível de viscosidade desprezível é bombeado continuamente para a extremidade mais estreita de um cano longo, cuja largura aumenta continuamente, e sai do cano na outra extremidade. A pressão na entrada é maior que a pressão na saída. Uma possível explicação é que:
R: a saída está em um ponto mais alto que a entrada.
	Numa área de praia, a brisa marítima é uma consequência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar). À noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira:
R: O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma área de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.
	Um fluido incompressível de viscosidade desprezível é bombeado para cima com vazão constante em um cano vertical de seção reta uniforme. A diferença de pressão entre a saída e a entrada do cano:
R: é a mesma que seria observada se o fluido estivesse em repouso.
	Sabemos que no verão, sob sol a pino, a temperatura da areia da praia fica muito maior do que a da água. Para avaliar quantitativamente este fenômeno, um estudante coletou amostras de massas iguais de água e de areia e cedeu a cada uma delas a mesma quantidade de calor. Verificou, então, que enquanto a temperatura da amostra de areia sofreu um acréscimo de 50oC, a temperatura da amostra de água sofreu um acréscimo de apenas 6oC. Considere o calor específico da água 1,00 cal/g.oC. Calcule o calor específico da areia.
R: careia = 0,12 cal/g.oC.
	Um detector de ondas senoidais em referencial Oxy encontra-se defeituoso, só permitindo a detecção de ondas com freqência igual a 2Hz. Considerando esta informação encontre o termo "A" da seguinte expressão y(x,t)=10sen[2\uf070x-At].
R: A=4\uf070.
	Uma barra homogênea de determinado material sofre uma dilatação de 0,0015m quando é submetida a uma variação de temperatuta de 100oC. Sabendo-se que o comprimento inicial da barra era de 3m, encontre o coeficiente de dilatação linear da barra, em C-1.
R: Gabarito: 5x10-6
	O escaravelho africano Stenaptinusinsignis é capaz de jorrar substâncias químicas pela extremidade móvel de seu abdômen; seu corpo possui reservatórios com duas substâncias diferentes, quando sente que está sendo ameaçado, esse pequeno animalzinho jorra essa substância que é misturada em uma câmara de reação, produzindo um composto que varia sua temperatura de 20ºC para até 100ºC pelo calor da reação, tendo uma alta pressão. Sabendo-se que o calor específico do composto disparado é igual a 4,19.103 J/kg.K e sua é massa é 0,1 kg, o calor da reação das substâncias é igual a :
Dados : Q = m.L Q = m.c.\u2206T W = P. \u2206V
R: 33 520J
	O índice de refração de um material é a razão entre:
R: a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no material.
	A cidade de Rio Branco - AC está aproximadamente a 160 m de altitude, sendo a pressão atmosférica em torno de 9,9 x 10 4 Pa. Em épocas de cheias a pressão no fundo do Rio Acre triplica esse valor. Qual a profundidade do Rio Acre nessa época? (Dado g = 10m/s2, d água = 1 g/cm3)
R: 19,80 m
	Um pêndulo demora 0,2 segundo para restabelecer sua posição inicial após passar por todos os pontos de oscilação,logo sua frequência é:
R: 5 Hz
	Uma plataforma retangular com massa de 90 toneladas deve ser apoiada por estacas com seção transversal quadrada de 10 cm por 10 cm. Sabendo que o terreno onde as