FISICA II-completo-500questões.
151 pág.

FISICA II-completo-500questões.


DisciplinaFísica II14.704 materiais259.611 seguidores
Pré-visualização36 páginas
à reta normal.
	Uma barra homogênea é aquecida de 100oC até 150oC. Sabendo-se que o comprimento inicial da barra é 5m e que o coeficiente de dilatação linear da barra vale 1,2x10-5 oC-1, podemos afirmar que a dilatação ocorrida, em m, é igual a:
R: 10-3
	É correto afirmar que dois corpos:
R: de massas diferentes podem estar em equilíbrio térmico.
	Uma pessoa, nas proximidades de um grande obstáculo, emite um grito forte. Para que essa pessoa possa perceber o eco de seu grito, ela deverá estar a uma distância, d, do obstáculo, tal que o tempo gasto pelo som para percorrer, ida e volta, essa distância, seja, no mínimo, um décimo de segundo. Se a velocidade do som no ar é vs = 340 m/s, determine o valor mínimo ded.
R: dm = 340 x 0,10 /2,0 = 17 metros.
	Para o estudo do equilíbrio térmico o professor de Física solicitou aos estudantes que todos os colocassem em um recipiente termicamente isolado, com capacidade térmica desprezível, 200 g de água a 10°C e em seguida, adicionassem um bloco de ferro de 500g a 140°C. Qual a temperatura final do equilíbrio térmico?
Dados : calor específico da água : 1 cal/gC calor específico do ferro : 0,12 cal/g°C
R: 40°C
	A luz amarela se propaga em um determinado vidro com velocidade de 250.000 km/s. Sendo 400.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, determine o índice de refração absoluto do vidro para a luz amarela:
R: n=1,6
	Quando há separação de cargas num corpo neutro devido à proximidade de um corpo eletrizado, está ocorrendo
R: Indução
	Considere duas esferas carregadas respectivamente com +2,5 µC e -1,5 µC, dispostas horizontalmente e distantes 30 cm uma da outra. Sendo a constante eletrostática no vácuo K igual a 9x109 N.m2/C2, podemos afimar que a força eletrostática, em Newtons, entre as partículas, vale:
R: 0,375
	Ao receber uma quantidade de calor Q=80J, um gás realiza um trabalho igual a 16J, sabendo que a Energia interna do sistema antes de receber calor era U=120J, qual será esta energia após o recebimento?
R: U= 184 J
	Dois funcionários de uma indústria automobilística, que atualmente cursam engenharia iniciaram uma conversa sobre os processos termodinâmicos estudados nas aulas de Física. Discutiram sobre as transformações gasosas, porém, ao falarem sobre a transformação isocórica (isovolumétrica) houve certa divergência, dentre as várias teorias discutidas , a única correta é a que diz que:
R: Na transformação isocórica não há realização de trabalho.
	Considere um corpo oscilando na extremidade de uma mola, o movimento ocorre no eixo vertical. Sendo a constante elástica da mola iguala k = 10 N/m e a elongação da mola 0,20 m. Qual a energia potencial da mola neste instante:
R: 0,2 J
	Uma chapa de prata de 3,0 cm de espessura e 4,5 m² de área tem suas faces mantidas de forma estacionária a 220ºC e 20ºC. Se a condutibilidade térmica da prata é de 427 W/m.K, calcular o fluxo de calor que atravessa a chapa de prata. 
R: 64,05 KW
	Uma chapa de cobre de 5,0 cm de espessura e 2,5 m² de área tem suas faces mantidas de forma estacionária a 170ºC e 30ºC Se a condutibilidade térmica do cobre é de 398 W/m.K, calcular o fluxo de calor que atravessa a chapa de cobre.
R: 27,86 KW
	Uma chapa de alumínio de 2,0 cm de espessura e 4,0 m² de área tem suas faces mantidas de forma estacionária a 150ºC e 40ºC. Se a condutibilidade térmica do alumínio é de 237 W/m.K, calcular o fluxo de calor que atravessa a chapa de alumínio.
R: 52,14 KW
	Uma caixa de volume variável possui um gás ideal em seu interior. Inicialmente o volume da caixa é 3 m^3 e a pressão inicial do gás é 4000 Pa. O volume da caixa é reduzido para 1 m^3 mantendo-se apressão constante. Neste processo o sistema recebeu, em módulo, 3000 J de calor. A variação da energia interna foi de:
R: +11000 J
	Durante a elaboração do projeto para a implantação de equipamentos para a geração de energia eólica, alguns técnicos e engenheiros verificaram que uma longa extensão de um rio seria prejudicada porque a luz seria impedida de atingir sua superfície. A presença de luz, é essencial para a existência de algas que são fontes básicas de alimento no meio aquático, além disso, são responsáveis pela produção endógena de oxigênio. Para tentar resolver esse problema, um dos técnicos sugeriu o uso de um espelho côncavo, para a convergência dos raios de luz em uma região específica, porém, a distância focal do espelho não foi informada pelo fabricante. Para resolver esse problema, foi verificada que a distância de uma imagem real ao vértice do espelho é de 3m para um objeto situado a 2 m do vértice do espelho. Com base nessas informações, determine o valor da distância focal do espelho.
R: 1,20 m
	A massa específica de um sólido é 6,19g/cm3 a 6ºC e 6,12g/cm3 a 56ºC. O coeficiente de dilatação linear do sólido, em ºC-1, é:
R: 7,62 x 10-5
	Um fluido incompressível escoa no cano mostrado na figura.
Qual é a razão de velocidades v2/v1 ?
R: A1/A2
	Antenas de transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas operam eficientemente quando têm um comprimento igual à metade docomprimento de onda da onda transmitida ou recebida. Usando esse fato e o valor c = 3,0 x108 m/s para a velocidade da luz, calcule o valor que deve ter o comprimento da antena de um telefone celular que opera eficientemente com ondas de frequência igual a 1,5 x109Hz.
Gabarito: Usando a relação entre comprimento de onda \u3bb, velocidade de propagação c e a frequência f, \u3bb = c / f , obtemos para aantena um comprimento \u3bb /2 = c / (2f) = 3,0×108(m/s) / (2×1,5×109Hz) , isto é, 0,10 m.
	Um bloco está preso a uma das extremidades de uma mola ideal horizontal e repousa em uma superfície sem atrito. A outra extremidade da mola está presa a uma parede. O bloco é deslocado uma distância x0 em relação à posição que ocupava com a mola relaxada e recebe uma velocidade inicial v0 ao ser liberado. Qual dos parâmetros abaixo deve ser conhecido, além de x0 e v0, para calcular a amplitude do movimento harmônico simples subsequente?
R: Período.
	Um vaso contém um líguido de densidade 2,56/cm³. Dentro do dolíguido, encontra-se um corpo de volume 1000 cm³, que está totalmente imerso. Sendo g=10m/s². O empuxo sofrido por este corpo é de:
R: 25,6N
	(PUC - PR) Um trabalho publicado em revista científica informou que todo o ouro extraído pelo homem, até os dias de hoje, seria suficiente para encher um cubo de aresta igual a 20 m. Sabendo que a massa específica do ouro é, aproximadamente, de 20 g/cm3, podemos concluir que a massa total de ouro extraído pelo homem, até agora, é de, aproximadamente:
R: 1,6.10^5 Kg
	O nitrogênio é muito utilizado nos laboratórios. Os microscópios eletrônicos necessitam de nitrogênio a baixa temperatura, geralmente essa temperatura fica na marca dos 77K. Um estudante de iniciação científica ficou com a tarefa de alimentar o microscópio eletrônico de varredura de seu laboratório sempre que esse fosse utilizado, porém, no recipiente contendo o nitrogênio a temperatura marcada estava em graus Celsius, o estudante deve utilizar o nitrogênio contido no recipiente que estiver marcando a temperatura de:
R: -196°C
	O físico e matemático Simon Stevin estudou o comportamento da pressão no interior de um líquido. De acordo com o princípio de Stevin qual é a relação entre as pressões nos pontos Q e R, da figura abaixo.
R: PQ <PR ;
	Sabemos que a temperatura é um fator crítico para determinar o sucesso de uma ninhada. Devido a esse fato as chocadeiras ecológicas possuem um sistema onde a temperatura é controlada eletronicamente com alta precisão através de um circuito eletrônico, há ainda nessas chocadeiras um humidostato digital, sendo possível dessa forma, controlar tanto a temperatura como a umidade. Para um bom resultado, ovos de galinha devem ficar encubados por 21 dias a temperatura de aproximadamente 37ºC, houve um erro por parte de um funcionário e boa parte dos pintinhos nasceu prematuramente, isso porque a temperatura foi calibrada