FISICA II-completo-500questões.
151 pág.

FISICA II-completo-500questões.


DisciplinaFísica II14.704 materiais259.611 seguidores
Pré-visualização36 páginas
área, que tem suas faces mantidas a 100ºC e 20ºC em um equipamento industrial. Admita que o regime é estacionário. Sabendo que a condutibilidade térmica do cobre é de 320 kcal/h.m.ºC, podemos afirmar que a quantidade de calor que atravessará a chapa em 0,5 hora será igual a: 
R: Q = 6,4.10^5kcal
	Sendo o ângulo entre um raio incidente e o refletido numa superfície curva igual a 60 º, qual será o ângulo de reflexão medido em relação à reta normal?
R: 30 º
	Dois espelhos planos são associados em um ângulo de 45 graus. Um objeto é colocado em frente a esta associação de espelhos planos. Calcular o número de imagens deste objeto formadas por esta associação.
R: 7
	Dois espelhos planos são associados em um ângulo de 60 graus. Um objeto é colocado em frente a esta associação de espelhos planos. Calcular o número de imagens deste objeto formadas por esta associação.
R: 5
	Você recebeu a missão de usar um pêndulo simples para medir o valor local de g, a aceleração da gravidade. Considere os seguintes parâmetros: (1) comprimento do pêndulo; (2) massa do objeto pendurado na ponta do pêndulo; (3) período do pêndulo; (4) amplitude da oscilação do pêndulo. Quais desses parâmetros você teria que conhecer para calcular o valor de g?
(1) e (3). 
	Em uma simulação, conforme representadao na figura abaixo, a um pêndulo com constante elástica igual a 15 N/m, foi acoplada uma massa de 10 kg em sua extremidade, sendo a amplite de oscilação igual a 0,08 m, podemos afirmar que a energia mecânica do sistema é igual a :
R: 0,0480J
	UFMG-96) Caminhando descalço dentro de casa, ao passar da sala, que tem o chão coberto por tábuas de madeira, para a cozinha cujo piso é de granito, tem-se a sensação de que o piso da cozinha está mais frio que o da sala. Essa sensação é devido ao fato de
R: a condutividade térmica do piso de granito ser maior que a das tábuas de madeira.
	A ponte pênsil Tacoma Narrows, localizada nos EUA, foi notícia há muitos anos, ela entrou em oscilação e segundos depois caiu, os engenheiros e geólegos da época estudaram as causas do desastre, facilmente foi constatdo que a ponte caiu devido a um fenômeno físico denominado :
R: ressonância 
	Uma garrafa de cerveja e uma lata de cerveja permanecem durante vários dias numa geladeira. Quando se pegam com as mãos desprotegidas a garrafa e a lata para retirá-las da geladeira, tem-se a impressão de que a lata está mais fria do que a garrafa. Este fato é explicado pelas diferenças entre:
R: as condutividades térmicas dos dois recipientes.
	Um espelho esférico de raio 40 cm é utilizado para projetar em uma tela uma imagem ampliada 5 vezes de um objeto real. Qual deve ser a distância entre a tela e o vértice do espelho?
120 cm
	Ulisses prestou um concurso para trabalhar como engenheiro em Furnas Centrais Elétricas, que é uma subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, atuando no segmento de geração e transmissão de energia em alta tensão . Uma das questões do concurso pedia aos inscritos que calculassem o trabalho realizado no ciclo ABCA descrito no gráfico abaixo e caracterizasse o tipo de transformaç o de A-B e de C-A. Apesar de ter estudado muito, Ulisses errou essa questão. Marque a resposta que os candidatos deveriam ter assinalado como correta:
R: 6,0.105 J, isocórico e isobárico
	Espelhos esféricos produzem imagens com características variadas. Na figura abaixo temos uma vela (ponto A) diante de um espelho, a sua imagem é representada pela vela menor (ponto B), é correto afirmar que :
R: a imagem conjugada é real, sendo o espelho côncavo.
	Muitos compositores descrevem em suas canções o encanto e a magia que a luz provoca nas pessoas. Leia um trecho de canção escrita por Caetano Veloso que cita a luz:
Luz do Sol
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver denovo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...
Céu azul
Que venha até
Onde os pés
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...
De acordo com as Leis da óptica é correto afirmar que:
R: a luz que recebemos é o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol,a cor da luz do Sol são as cores do arco íris.
	A segunda Lei da Termodinâmica tem aplicação na natureza, é importante na obtenção de energia pelos seres vivos. A energia solar é absorvida pelos vegetais fotossintetizantes e realiza uma série de transformações, em cada um dos processos, a energia útil torna-se menor, dessa forma, os seres vivos não são capazes de sintetizar seu próprio alimento. O entendimento básico das leis da Física, leva-nos a buscar soluções para os problemas ambientais que o planeta tem vivenciado, como o efeito estufa, os furacões, terremotos, etc. A Segunda lei da Termodinâmica pode ser enunciada da seguinte forma: 
R: é impossível ter um sistema que converta completamente e continuamente a energia térmica em outra forma de energia.
	No estudo da termodinâmica, temos vários tipos de processos, com características peculiares, de acordo com as Leis da termodinâmica, é correto afiormarque :
R: no processo iscórico, a variação de volume é igual a zero, ou seja, o trabalho é igual a zero.
	A luz amarela se propaga em um determinado vidro com velocidade de 250.000 km/s. Sendo 400.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, determine o índice de refração absoluto do vidro para a luz amarela:
R: n=1,6
	Um objeto situado a 40 cm de um espelho côncavo, possui uma imagem aumentada três vezes e direita. Qual deve ser a distância focal esse espelho?
60 cm
 
	 1a Questão (Ref.: 201401394960)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(PUC - PR) Um trabalho publicado em revista científica informou que todo o ouro extraído pelo homem, até os dias de hoje, seria suficiente para encher um cubo de aresta igual a 20 m. Sabendo que a massa específica do ouro é, aproximadamente, de 20 g/cm3, podemos concluir que a massa total de ouro extraído pelo homem, até agora, é de, aproximadamente:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	1,6.105 Kg
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401572108)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um dos lados de um tubo em forma de U tem um diâmetro duas vezes maior que o outro. O tubo contém um fluido incompressível e dispõe de um pistão em cada lado, ambos em contato com o fluido. Quando o pistão do lado mais estreito desce uma distância d, o pistão do lado mais largo sobe uma distância:
		
	 
	d/4.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401423045)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com o objetivo de prender fotografias tiradas em uma viagem, uma adolescente comprime um alfinete contra um painel de cortiça, exercendo uma força de 20N. Sabendo-se que a ponta do alfinete tem área de 0,10 mm2, podemos afirmar que a pressão exercida pela ponta do alfinete vale:
		
	
	
	
	
	 
	2x108 N/m2
	
	
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401571894)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em uma prensa hidráulica o embolo menor  tem área igual a a = 10,0 cm2 e o embolo maior A = 100,0 cm2. Se aplicarmos, no embolo menor, uma força  f = 20,0 N, qual o módulo da força transmitida ao embolo maior?
		
	 
	200 N
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401947700)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em um recipiente com água é colocado um cubo de madeira de densidade igual a 0,6 g/cm3. Sabe-se que o cubo permanece em repouso e que ele possui aresta igual a 10 cm. Qual deve ser a altura da parte submersa do cubo? (Dado: d água = 1 g/cm3)
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	6 cm
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401572072)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um cano contém um fluido em repouso. Para aplicar a equação de Bernoulli