FISICA II-completo-500questões.
151 pág.

FISICA II-completo-500questões.


DisciplinaFísica II14.701 materiais259.560 seguidores
Pré-visualização36 páginas
espelhada e plana incide um raio de luz com ângulo de 60 º com a reta normal. Qual deve ser o valor do ângulo formado entre a superfície do espelho e a do ângulo refletido?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	30 º
	
	
	
		4.
		Em uma simulação, conforme representadao na figura abaixo, a um pêndulo com constante elástica igual a 15 N/m, foi acoplada uma massa de 10 kg em sua extremidade, sendo a amplite de oscilação igual a 0,08 m, podemos afirmar que a energia mecânica do sistema é igual a :
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	0,0480J
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		A luz se propaga no vácuo com velocidade c = 3,0.108 m/s e, através de certo material transparente, com velocidade v = 2,5.108 m. O índice de refração desse material é:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	1,20
	
	
	
	
	
	
		6.
		Sendo o ângulo entre um raio incidente e o refletido numa superfície curva igual a 60 º, qual será o ângulo de reflexão medido em relação à reta normal?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	30 º
	
	
		1.
		(PUC MG 99). Quando seguramos uma casquinha com uma generosa bola de sorvete, sentimos nossa mão esfriar quando ela está abaixo da bola, mas não temos essa sensação se posicionarmos a mão alguns centímetros acima da bola. Isso indica que a transferência de calor está se dando preferencialmente por:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	condução.
	
	
	
		2.
		Uma garrafa de cerveja e uma lata de cerveja permanecem durante vários dias numa geladeira. Quando se pegam com as mãos desprotegidas a garrafa e a lata para retirá-las da geladeira, tem-se a impressão de que a lata está mais fria do que a garrafa. Este fato é explicado pelas diferenças entre:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	as condutividades térmicas dos dois recipientes.
	
	
	
	
	
	
		3.
		Ulisses prestou um concurso para trabalhar como engenheiro em Furnas Centrais Elétricas, que é uma subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, atuando no segmento de geração e transmissão de energia em alta tensão . Uma das questões do concurso pedia aos inscritos que calculassem o trabalho realizado no ciclo ABCA descrito no gráfico abaixo e caracterizasse o tipo de transformaç o de A-B e de C-A. Apesar de ter estudado muito, Ulisses errou essa questão. Marque a resposta que os candidatos deveriam ter assinalado como correta:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	6,0.105 J, isocórico e isobárico
	
	
		4.
		Um objeto situado a 40 cm de um espelho côncavo, possui uma imagem aumentada três vezes e direita. Qual deve ser a distância focal esse espelho?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	60 cm
	
	
	
		5.
		Numa antiga propaganda de uma grande loja X de departamentos, existia o seguinte refrão:
- Quem bate?
- É o frio!
- Não adianta bater, pois eu não deixo você entrar, os cobertores da loja X é que vão aquecer o meu lar!
 
Do ponto de vista da Física, o apelo publicitário é:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	incorreto pois não tem sentido falar em frio entrando ou saindo já que este é uma sensação que ocorre quando há trocas de calor entre corpos de diferentes temperaturas.
	
	
	
		6.
		Um espelho usado em um salão permite que o cliente, bem próximo ao espelho, possa ver seu rosto ampliado e observar detalhes da pele. Este espelho é:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	côncavo
	
	
		1.
		Com base nos princípios termodinâmicos, é correto afirmar que :
	
	
	
	
	 
	no processo isobárico a pressão é constante e no processo isocórico o volume é constante.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		A luz amarela se propaga em um determinado vidro com velocidade de 250.000 km/s. Sendo 400.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, determine o índice de refração absoluto do vidro para a luz amarela:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	n=1,6
	
	
		3.
		Muitos compositores descrevem em suas canções o encanto e a magia que a luz provoca nas pessoas. Leia um trecho de canção escrita por Caetano Veloso que cita a luz:
Luz do Sol
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver denovo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...
Céu azul
Que venha até
Onde os pés
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...
De acordo com as Leis da óptica é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	a luz que recebemos é o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol,a cor da luz do Sol são as cores do arco íris.
	
	
		4.
		Para a verificação das Leis da Calorimetria, durante uma aula de laboratório, os estudantes colocaram uma pedra de gelo em fusão com massa igual a 200g dentro de um calorímetro de capacidade térmica desprezível.  A esse calorímetro fez-se chegar vapor de água a 100°C. O sistema atingiu o equilíbrio térmico a 60°C. É correto afirmar que a massa de vapor de água existente nesse momento no calorímetro foi igual a:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	48,27g
	
	
		5.
		O caminhão utilizado para transportar equipamentos eletrônicos de uma indústria possui  motor a gasolina, em média consome 10000 J  de calor e realiza 2000 J de trabalho mecânico em cada ciclo. O calor é obtido pela queima de gasolina com calor de combustão Lc = 5,0.104 J/g. Com base nessas  informações, é correto afirmar que a quantidade de calor rejeitada e a quantidade de gasolina queimada  em cada ciclo são respectivamente  iguais a :
Dados : Q = m.L         Q = m.c.\u2206\uf071           W = P. \u2206V       \u2206U = Q - W
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	-8000 J e 0,20g
	
	
	
		6.
		Durante uma aula de laboratório, os estudantes fizeram associação de espelhos planos. Os espelhos foram posicionados fazendo um ângulo de 60° entre si, entre os espelhos foi colocado um pequeno objeto. O número de imagens formado foi igual a:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	5
	
	 1a Questão (Ref.: 201302123255)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Calcular o empuxo recebido por um corpo de 0,800 m3 quando totalmente imerso em água de densidade absoluta 1,00x103 kg/m3, num lugar onde a aceleração da gravidade foi medida em  g = 9,80 m/s2.
		
	
	Gabarito: R: 7,84x103 N
	
	 2a Questão (Ref.: 201302123436)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A equação de Bernoulli pode ser demonstrada a partir da lei de conservação:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	da energia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302123476)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O freio hidráulico e o macaco hidráulico se baseiam em um princípio da pressão dos fluidos, segundo o qual:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	as variações de pressão são transmitidas igualmente a todos os pontos de um fluido.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301972721)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Quando um corpo quente aquece um outro frio, está correto dizer que a temperatura flui de um corpo para outro?
		
	
	Gabarito: Não, quem flui de um corpo para outro é o calor.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302506388)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um dispositivo vibrador com frequência de 50 Hz em contato com a água produz ondas