AV Legislação Tributária 2014.1
3 pág.

AV Legislação Tributária 2014.1


DisciplinaDireito Tributário I20.537 materiais266.494 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Avaliação: GST0278_AV_201202109111 » LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	EDSON VIEIRA DE PAULA JUNIOR
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 08:25:57
	\ufffd
	 1a Questão (Ref.: 201202193136)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre os impostos assinale a afirmação INCORRETA:
	
	 
	tem por fato gerador situação independente de qualquer atividade do Estado;
	 
	pode ser cobrado quando houver a prática de um ilícito por parte do sujeito passivo;
	
	é cobrado sobre uma atividade ou situação que se relacione à riqueza do contribuinte;
	
	terá sempre uma lei que o regulamente ¿ princípio da legalidade.
	
	também conhecido como tributo não vinculado;
	
	\ufffd
	 2a Questão (Ref.: 201202349340)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	José detém a posse de um apartamento que fica em um conjunto habitacional de prédios, construído pela prefeitura, e invadido há 5 anos. A prefeitura, desde o início da invasão, cobra IPTU sobre o imóvel. Segundo nossa legislação, essa cobrança é:
	
	
	c) indevida, pois se considera contribuinte, além do proprietário do imóvel e o titular do domínio útil, o possuidor que detenha a posse a título oneroso
	
	d) absolutamente indevida, já que o imóvel se acha em mãos de terceiros
	
	e) devida com restrições, pois o imposto deverá ser pago apenas pelo dono do imóvel
	 
	a) devida, pois se considera contribuinte o possuidor do imóvel a qualquer título.
	
	b) indevida, pois se considera contribuinte, para efeitos de IPTU, o proprietário do imóvel ou o titular de seu domínio útil, e não o possuidor
	
	\ufffd
	 3a Questão (Ref.: 201202136086)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muito se tem discutido acerca da repartição da receita oriunda dos royalties do petróleo. A batalha política, legislativa e jurisprudencial tem em meta atender aos interesses e às reais necessidades financeiras de cada ente da federação interessado. O tema cuida em especial de previsão constitucional que assegura "nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da Administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração"(art. 20, §1º da CRFB/88). Tais recursos são importantes para o ente federativo e fazem parte de seu orçamento como:
	
	
	crédito público suplementar
	 
	receita pública originária
	
	despesa pública ordinária
	
	receita pública derivada
	
	faturamento público
	
	\ufffd
	 4a Questão (Ref.: 201202355405)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Artigo 2º da LICCB que trata dos critérios normativos para soluções de antinomias aparentes, que diz quando duas normas forem conflitantes, e do mesmo nível ou escalão, prevalecerá a que foi editada por último. Esta afirmativa está relacionada ao critério:
	
	
	Hierárquico;
	
	Da especialidade;
	
	Da discricionariedade;
	 
	Cronológico;
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	\ufffd
	 5a Questão (Ref.: 201202294830)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É sujeito passivo da relação tributária:
	
	
	Contribuinte e maiores de 18 anos de idade;
	
	Contribuinte e poder público;
	 
	Contribuinte e o responsável;
	
	Devedor e contribuinte;
	
	Todas as opções estão incorretas.
	
	\ufffd
	 6a Questão (Ref.: 201202295120)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	João, morador do Rio de Janeiro, acaba de comprar um veículo automotor, como existe uma lei ordinária do Estado do Rio de Janeiro estabelecendo que esta situação é um fato gerador para o pagamento do tributo devido, deverá João pagar o:
	
	
	ITR
	
	Taxa de Serviço
	
	Contribuição de Melhoria
	
	IPTU
	 
	IPVA
	
	\ufffd
	 7a Questão (Ref.: 201202349491)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Assim que verificada a situação definida em lei como hipótese de incidência tributária, nasce a obrigação tributária, que é um vínculo jurídico entre credor e devedor tendo por objeto uma prestação em dinheiro. Defina o que entende por obrigação tributária
	
	
Resposta: Nasce com o fato gerador do tributo, mas ainda não é liquida e certa, só poderá ser cobrado depois do devido lançamento e apuração do crédito tributário.
	
Gabarito: Denomina-se "obrigação tributária" o dever de fazer de um contribuinte, responsável ou terceiro em função da lei.
	
	\ufffd
	 8a Questão (Ref.: 201202167112)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O Crédito tributário como estudado se refere à própria obrigação tributária. No entanto, tal obrigação poderá ser extinta, suspensa e até sofrer exclusão. Demonstre como cada uma dessas situações pode ocorrer; seja apresentando exemplos práticos após a explicação da ocorrência, bem como indicando algumas modalidades de cada uma.
	
	
Resposta: Extinção - o crédito tributário se extingue pelo respectivo pagamento ou perdão da dívida. Ex. pagamento, compensação, resilição Suspensão - decorre de alguma ação judicial qeu suspende o pagamento até sua decisão final. Ex. Moratória, consignação em pagamento Exclusão - excluí a obrigação tributária, o crédito tributário não é inscrito Ex. Isenção, Anistia
	
Gabarito: De fato o crédito tributário pode ser extinto, suspenso e até excluído. A extinção só pode ocorrer mediante lei, pelo princípio da reserva legal ¿ art. 97, IV . Como modalidades de extinção do crédito tributário tem-se: o pagamento, a compensação, a transação, a remissão, a prescrição e a decadência, a conversão de depósito em renda, o pagamento antecipado e a homologação do lançamento, a consignação em pagamento, a decisão administrativa irreformável, a decisão judicial passado em julgado e a dação em pagamento em bens imóveis. Já a suspensão se dá em quatro hipóteses, quais sejam: Moratória ¿ onde o prazo para pagamento do tributo é alongado, de modo geral ou individual, só pode ocorrer através de lei e atingirá os créditos definitivamente constituídos ou que o lançamento tenha sido iniciado ¿ art. 154 do CTN. O Depósito integral do valor do tributo em eventual discussão administrativa ou judicial sobre o crédito tributário, cessando ou melhor não incidindo multa e juros. A Concessão de liminar em mandado de segurança - Em caso de questionamento judicial sobre a cobrança ou constituição do crédito tributário, e conforme a matéria e as circunstâncias fático-legais, o juiz pode conceder de imediato medida liminar suspendendo a exigibilidade do crédito tributário até sentença. Já a exclusão é modalidade pela qual se dispensa o tributo, ou a não obrigatoriedade do pagamento do tributo, a qual se dá pela isenção e pela a anistia, nos termos do art. 175 do CTN.
	
	\ufffd
	 9a Questão (Ref.: 201202139009)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ação para cobrança do crédito tributário está sujeita a prazo:
	
	
	prescricional de 180 (cento e oitenta) dias, contados da inscrição do crédito tributário na divida ativa.
	
	decadencial de 5 (cinco anos), contados do primeiro dia do exercício civil seguinte àquele em que o lançamento poderia ser efetuado.
	
	prescricional de 20 (vinte) anos, contados do vencimento do prazo para pagamento.
	
	decadencial de 180 (cento e oitenta) dias, contados da inscrição do crédito tributário na dívida ativa.
	 
	prescricional de 5 (cinco) anos, contados da data da sua constituição definitiva.
	
	\ufffd
	 10a Questão (Ref.: 201202356654)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou ação fiscal na empresa XYZ, em 20 de junho de 2002, para verificar o cumprimento de obrigações tributárias, inclusive o recolhimento de contribuições devidas à seguridade social, ocasião
Pricilla
Pricilla fez um comentário
14
0 aprovações
Carregar mais