Buscar

Competências Gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0615_AV_201107044251 » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201107044251 - CLAUDIA ALVES NOVAES BILO SANTANA
	Professor:
	SANDRA MARTINS LOHN VARGAS
CARLOS EDUARDO LUGATI BRAGA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 0        Data: 07/11/2014 19:25:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201107317448)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Cite e comente pelos menos três fontes de poder.
		
	
Resposta: Líderes - São responsáveis pelos planejamentos das ações. Gestores - São responsáveis pelos resultados das equipes. Coordenadores - São responsáveis pela execução dos trabalhos.
	
Gabarito: O aluno deverá citar: Poder formal - posição que a pessoa ocupa dentro da organização. Poder coercitivo: ameaças para obtenção de resultados; Poder de recompensa: recompensar comportamentos (ex.: oferecer promoções); Poder legítimo: poder que a pessoa tem de usar e controlar todos os recursos da organização. Poder pessoal - não necessariamente quem tem o poder formal (conferido pela organização) tem o poder pessoal (características pessoais que geram poder sobre outras pessoas). Poder de talento: influência que a pessoa exerce como resultado de uma especialidade. Poder de referência: fruto da admiração do outro; Poder carismático: conquista de pessoas por meio de características pessoais, assunção de riscos, comportamentos não-convencionais e motivadores.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): deverá citar: Poder formal - posição que a pessoa ocupa dentro da organização. Poder coercitivo: ameaças para obtenção de resultados; Poder de recompensa: recompensar comportamentos (ex.: oferecer promoções); Poder legítimo: poder que a pessoa tem de usar e controlar todos os recursos da organização. Poder pessoal - não necessariamente quem tem o poder formal (conferido pela organização) tem o poder pessoal (características pessoais que geram poder sobre outras pessoas). Poder de talento: influência que a pessoa exerce como resultado de uma especialidade. Poder de referência: fruto da admiração do outro; Poder carismático: conquista de pessoas por meio de características pessoais, assunção de riscos, comportamentos não-convencionais e motivadores.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201107280824)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentro do pressuposto da visão da comunicação existe uma distinção entre a transmissão da informação e a compreensão do receptor, este modelo clássico definido por Shannon-Weaver, apresenta quatro componentes básicos, renomeados como:
		
	
	Informação, Transmissor, Receptor e Interpretação
	
	Informação, Transmissor, Receptor e Ruído
	
	Informação, Emissor, Receptor e Interpretação
	 
	Informação, Mensagem, Receptor e Interpretação
	 
	Informação, Transmissor, Receptor e Destino
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201107101580)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um grupo de colaboradores do setor de produção da empresa Cat Ltda., durante o expediente, começou a conversar sobre a programação de cada um para o carnaval. O papo transcorria bastante animado quando o supervisor interveio dizendo que o serviço estava esperando e que depois, durante o intervalo do almoço, eles colocassem o papo em dia sobre suas respectivas programações carnavalescas. A intervenção do supervisor foi, tendo como referência a teoria dos grupos sociais, baseada nos princípios dos:
		
	 
	Grupos formais.
	
	Grupo temporários.
	
	Grupos autônomos.
	 
	Grupos informais.
	
	Grupos organizacionais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201107617816)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Evidente que a atividade dos gerentes têm se tornado mais e mais importante, principalmente quando consideramos as demandas das organizações modernas, garantindo que suas equipes alcancem resultados positivos. Por isso, é necessário que os gerentes sejam capazes de julgar comportamentos e processos realizados por seus colaboradores. Caso contrário, favorecem o surgimento de um fenômeno chamado de 'subgerenciamento'. Segundo Bruce Tulgan, este fenômeno ocorre por:
		
	
	Falta de interesse dos gerentes em se aproximar dos colaboradores para estruturar e consolidar suas equipes.
	 
	Falta de interesse dos gerentes de realizarem suas funções seja por falta de tempo, incapacidade ou receio de julgar as pessoas.
	
	Os gerentes estão mais preocupados em manter seu status dentro da organização do que em realizar corretamente o seu trabalho.
	
	Incapacidade dos colaboradores de reconhecerem o esforço dos gerentes em realizar corretamente as suas atividades.
	
	Os gestores (ou, executivos) não costumam dar a necessária liberdade e autoridade para que os gerentes cumpram suas funções básicas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201107624565)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando se identifica um empregado-problema, algumas ações devem ser realizadas para corrigir a situação na empresa. A estrutura de ação nesse caso consiste primeiramente em:
		
	
	Coordenar quando necessário;
	
	Recrutar novos empregados para a empresa;
	 
	Diagnosticar o problema;
	
	Demitir o empregado identificado como problema.
	
	Organizar uma discussão de melhoria de desempenho;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201107623106)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas, as quais são dotadas de paradigmas que fazem parte de sua cultura organizacional, está relacionada com:
		
	 
	a gestão de mudanças
	
	a administração de transições
	
	a reengenharia de processos
	
	o desenho do serviço
	
	a gestão corporativa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201107624024)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Indicada como uma das estratégias para execução do trabalho, as equipes são tema de discussão de estudiosos na área. Acerca desse tema, identifique a afirmativa que o complementa:
		
	
	a composição das equipes deve buscar a disciplinaridade, uma vez que os trabalhos desenvolvidos podem ser específicos das áreas envolvidas.
	
	o trabalho de equipe nem sempre é adequado a qualquer situação, independentemente de fatores como prazo e tipo de demanda.
	 
	o trabalho em equipe pode trazer algumas vantagens, tais como sinergia, eficiência, eficácia e clima saudável de trabalho.
	
	os elementos considerados essenciais ao trabalho em equipe incluem responsabilidade mútua, objetivos comuns e falta de dependência dos membros.
	
	os participantes devem atentar para a necessidade de desenvolver a percepção e sensibilidade em relação ao universo a sua volta, com o objetivo único de fazer julgamentos através das diferenças.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201107619442)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere à liderança a diferença entre a teoria dos traços e a comportamental é respectivamente:
		
	
	A teoria dos traços acredita que as características de liderança podem ser adquiridas através de treinamento enquanto a teoria comportamental acredita na sua personalidade que o definem como um líder nato.
	
	A teoria os traços propõe um processo de formação adequada da personalidade para garantir a liderança enquanto a teoria comportamental propõe educar os líderes através do exemplo.
	
	A teoria dos traços pode ser aprendida enquanto a teoria comportamental não pode ser aprendida.
	
	A teoria comportamental propõe que o líder trace um perfil de comportamentos que deve ser adotado inquestionavelmente por seus subordinados enquanto a teoria dos traços define a liderança ideal para cada grupo.
	 
	A teoria dos traços acredita o indivíduo apresenta na sua personalidade características que o definem como um líder nato enquanto a teoria comportamental acredita que as características de liderança podem ser adquiridas através de treinamento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201107624543)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Por que é importante realizar a avaliaçãode desempenho?
		
	
Resposta: O motivo principal é a verificação de possíveis aumentos salariais, porém a avaliação de desempenho demonstra os acertos e os erros cometidos pelos grupos e equipes, visando aperfeiçoar a qualidade do trabalho em um todo.
	
Gabarito: A realização da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado deles.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201107318747)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma organização um líder atua de forma a compensar a falta de agilidade de seus colaboradores e assim complementa o que lhes falta. Baseados nesta afirmação, podemos dizer que o líder irá adaptar-se às situações que possam vir a surgir na organização. Portanto, assinale a resposta que indica o tipo de teoria que pode ser utilizada neste caso.
		
	
	Caminho-meta
	
	Nível de prontidão
	
	Ciclo de vida
	
	Estrutura das tarefas
	 
	Teoria de Fielder

Outros materiais