av 2 estetica
3 pág.

av 2 estetica


DisciplinaEstética e História da Arte Contemporânea903 materiais20.204 seguidores
Pré-visualização1 página
1a Questão (Ref.: 201202259503)
	Pontos: 0,2  / 1,5
	A arte contemporânea está intimamente ligada a arte modernista. Muitos movimentos modernos ganharam o título de vanguardistas não por acaso, mas porque anteciparam muito do que viria a ser produzido na segunda metade do século XX. Um destes movimentos foi o Expressionismo. Apresente 3 (três) técnicas deste movimento:
		
	
Resposta: objetividade, a realidade
	
Gabarito: 1. Cores resplandecentes, vibrantes fundidas ou separadas; 2. Textura áspera, devido à grande quantidade de tinta empregada nas telas; 3. Uso do empaste ou empasto, formado por uma massa grossa de pintura a óleo (às vezes com mistura de acrílico, no expressionismo contemporâneo), a qual era martelada e áspera; 4. Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando (camada após camada sendo sobreposta) ou provocando inesperadas ¿explosões¿ (de camadas jogadas a tela de empasto de tinta).
	
Fundamentação do(a) Professor(a): 1. Cores resplandecentes, vibrantes fundidas ou separadas; 2. Textura áspera, devido à grande quantidade de tinta empregada nas telas; 3. Uso do empaste ou empasto, formado por uma massa grossa de pintura a óleo (às vezes com mistura de acrílico, no expressionismo contemporâneo), a qual era martelada e áspera; 4. Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando (camada após camada sendo sobreposta) ou provocando inesperadas "explosões" (de camadas jogadas a tela de empasto de tinta).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202259445)
	Pontos: 0,2  / 1,5
	"Anular a condição colonialista é assumir e deglutir os valores positivos dados por essa condição, e não evitá-los como se fossem miragem" Com esta afirmação Helio Oiticica apresenta sua intenção de explicitar as contradições do processo cultural brasileiro. Dentro deste processo Oiticica apresenta 3 (três) temáticas em suas obras. Quais são?
		
	
Resposta: o folclore brasileiro, diversidade de culturas
	
Gabarito: 1. Apropriação, visando a incorporação da estrutura a uma ideia estética; 2. Antiarte, baseada na incorporação de posturas do cotidiano; e 3. Ambiente ou Arte ambiental, relativizando as concepções de espaços que são abordados de forma ¿minimalista¿, caso das instalações.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): 1. Apropriação, visando a incorporação da estrutura a uma ideia estética; 2. Antiarte, baseada na incorporação de posturas do cotidiano; e 3. Ambiente ou Arte ambiental, relativizando as concepções de espaços que são abordados de forma "minimalista", caso das instalações.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202841775)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito de estética nasceu baseando-se nos princípios da beleza clássica. Quais são esses princípios?
		
	
	Equilíbrio, simetria, harmonia e dinamismo.
	 
	Equilíbrio, simetria, harmonia e proporção.
	
	Tensão, simetria, harmonia e proporção.
	
	Equilíbrio, assimetria, harmonia e proporção.
	
	Equilíbrio, simetria, contraste e proporção.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202888627)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O período Neolítico, também conhecido por Idade da Pedra Polida, teve início com a chamada Revolução Neolítica. Assinalar a única opção INCORRETA apresentada na questão:
		
	 
	Período da Pré-História caracterizado pela fabricação de ferramentas e outros objetos de pedra, ossos e madeira, os homens eram nômades;
	
	No Neolítico os homens começaram a prever o tempo e, com isso, desenvolveram a capacidade de abstração.
	
	Desenvolvimento das primeiras indústrias, a cerâmica por exemplo;
	 
	A Revolução Neolítica deu-se com o domínio sobre a agricultura e os animais;
	
	Abandono da vida nômade e escolha de locais propícios para a vida;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202837493)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Pós-Impressionismo surgiu na História da Arte por volta de 1885. É considerado por estudiosos como o marco inicial dos movimentos artísticos :
		
	
	Dadaísmo e Realismo.
	 
	Romantismo e Dadaísmo
	
	Cubismo e Expressionismo Abstrato
	 
	Expressionismo e Cubismo
	
	Realismo e Fauvismo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202837551)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação ao Expressionismo e ao Impressionismo, assinalar a única opção correta:
		
	
	o Expressionismo surgiu no final do século XIX com características que ressaltam a objetividade.
	
	muitas obras de arte expressionistas retrataram a vida prazeirosa na Alemanha no período do entre-guerras.
	
	os impressionistas sempre evitaram retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, nunca pintavam ao ar livre.
	
	para os artistas impressionistas, as figuras deveriam ter contornos nítidos, as sombras nunca deveriam ser luminosas e coloridas.
	 
	embora sendo movimentos antiéticos, foram movimentos realistas que exigiram a dedicação total do artista à questão da realidade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202885903)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Co-criador do Cubismo, ao lado de Georges Braque, no qual o visível era geometricamente desconstruído, o pintor deu um passo decisivo na instituição de uma nova crença, a de que o produtor artístico deve sempre adicionar algo novo ao real, e não meramente reproduzi-lo. A partir de então o artista é livre inclusive para escolher outros materiais que não os convencionais, complementando meios como a pintura e a escultura com colagens e outros artefatos. Este conteúdo apresentado na questão está relacionado a:
		
	
	Claude Monet
	
	Salvador Dalí
	
	Marcel Duchamp
	
	Juan Gris
	 
	Pablo Picasso
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202245449)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Movimento bastante organizado e doutrinário, fundamentado nos estudos de Freud acerca do inconsciente. Salvador Dali e Man Ray estão entre seus artistas. Que movimento é este?
		
	
	d) Futurismo
	
	a) Expressionismo
	
	c) Simbolismo
	
	e) Dadaísmo
	 
	b) Surrealismo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202248742)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um tipo de arte radicalmente abstrata surgiu nos EUA logo após a Segunda Guerra, tornando Nova York o principal centro das artes, em substituição a Paris. Essa nova arte ficou conhecida como Expressionismo Abstrato ou Action Painting. Assinale a opção que NÃO apresenta fatores políticos e econômicos do Expressionismo Abstrato:
		
	 
	Desinteresse europeu pela arte no período
	
	Estabelecimento do consumo de arte
	
	Criação do mercado de arte
	
	Afirmação de uma nova arte americana
	
	Eclosão da segunda Guerra Mundial
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202488014)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Manifesto Antropófago ou Antropofágico que foi escrito por Oswald de Andrade, publicado em 1928, foi um marco no Modernismo brasileiro, pois não somente mudou a forma do brasileiro de encarar o fluxo de elementos culturais do mundo, mas também colocou em evidência a produção própria, a característica brasileira na arte. Oswald tem como objetivo neste trabalho:
		
	
	Promover a exportação de traços culturais brasileiros para países latino americanos.
	
	Alertar o governo da "República Velha" para investimentos na arte brasileira.
	
	Mobilizar a opinião pública na luta para impedir a entrada de cultura estrangeira no país.
	
	Promover a oposição radical a qualquer traço da civilização moderna industrial.
	 
	Repensar a questão da dependência cultural no Brasil