Aula_10 2015

Aula_10 2015


DisciplinaEstética e História da Arte Contemporânea903 materiais20.212 seguidores
Pré-visualização2 páginas
é delineada por um espaço muito particular para o qual migram cada vez mais os sujeitos de nossa sociedade: o não-lugar, um espaço \u201cinqualificável\u201d.
O conceito de não-lugar não considera a identidade, nem a relação, nem a história, pois a história é aí reduzida à informação, a identidade a um conjunto de descrições numéricas, como o número do cartão de crédito, etc., e a relação com o outro é reduzida à espetacularização (monitores, câmeras, televisão). Nessa perspectiva, o não-lugar define o homem por seu destino, pela soma de suas compras ou pela situação de seu crédito, o usuário dos não-lugares anda ao lado de milhões de pessoas, mas está só.
Tema da Apresentação
AULA 10 - ARTE CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
AS TENDÊNCIAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA E O NÃO LUGAR
Performance, Happening, Body Art, Interferência e Arte Pública são \u201crituais\u201d, são ações da arte contemporânea que buscam significação através do objeto-específico, do não-objeto, do anti-objeto e das instalações.
Afinal, vivemos num mundo novo, em cidades contemporâneas, e habitamos o não-lugar e o ciberespaço. Precisamos pensar de outra forma, pois a forma com que pensávamos quando os problemas surgiram, não é capaz de resolver esses mesmos problemas. Precisamos também aprender e ensinar de outra forma, precisamos buscar a criatividade no cotidiano e na vida. A arte contemporânea lança as primeiras propostas e afirma a urgência de tais mudanças.
Tema da Apresentação
AULA 10 - ARTE CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
EXPLORANDO O TEMA
Ken Robinson é um autor, palestrante e consultor internacional em educação da arte. Foi Diretor de Artes nas Escolas Project (1985-1989), Professor de Educação Artística da Universidade de Warwick (1989-2001), e nomeado cavaleiro em 2003 por serviços à educação, na Inglaterra. Sir Ken Robinson, na conferência TED de 2006, trata de questões muito importantes em relação à educação e à criatividade, e alerta para a importância da arte na construção de um mundo e de um futuro melhor.
http://www.youtube.com/watch?v=icfOU4VF0aQ
Tema da Apresentação
AULA10 \u2013 ARTE CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
O desenvolvimento da arte contemporânea e o conceito de Pós-Modernismo;
A conceituação da arte minimalista, da arte conceitual e do neoexpressionismo;
As novas tendências artísticas da contemporaneidade; e,
Alguns dos grandes artistas da arte contemporânea.
AO FINAL DESSA AULA, RELEMBRAMOS: 
Tema da Apresentação